Dicas

Apostila de Haia: como apostilar um documento?

Se precisa de apresentar um documento emitido no estrangeiro, pode ter de o apostilar para que seja válido em Portugal. Saiba onde e como fazê-lo, e quais os custos da apostila de Haia.

Especialista:
Editor:
22 agosto 2024
Mulher a carimbar documento

iStock

A apostila de Haia é uma certificação emitida ao abrigo da Convenção da Haia de 1961 que autentica atos públicos emitidos num país signatário da convenção para utilização noutro país também signatário.

O seu objetivo é simplificar a autenticação de atos públicos (por exemplo, documentos) para uso no estrangeiro, eliminando a necessidade de passar por várias etapas de autenticação. Portugal e Brasil são ambos signatários da convenção, o que facilita a utilização de documentos entre os dois países.

Por exemplo, se é cidadão brasileiro e pretende obter a nacionalidade portuguesa, pode ter de apresentar alguns documentos apostilados, como é o caso da certidão de nascimento brasileira. Neste processo de verificação, os documentos devem ser apostilados no Brasil, permitindo assim que sejam aceites e utilizados legalmente em Portugal.

Que atos podem ser apostilados?

A apostila aplica-se apenas quando quer o país onde o ato foi praticado quer o país onde vai ser usado fazem parte da Convenção da Haia de 1961.

A convenção só se aplica a atos públicos, como certidões de nascimento, de casamento e de óbito, diplomas académicos, procurações, entre outros.

São considerados atos públicos aqueles que são emitidos por serviços públicos como:

  • câmaras municipais;
  • cartórios notariais;
  • conservatórias dos registos;
  • estabelecimentos públicos de ensino;
  • juntas de freguesia;
  • ministérios;
  • tribunais.

A apostila pode também ser feita em documentos emitidos por estabelecimentos privados de ensino, desde que:

Também pode ser usada em atos de reconhecimento, certificação ou autenticação efetuados por advogados e solicitadores (devendo, nestes casos, juntar-se uma fotocópia simples da respetiva cédula profissional), pelas juntas de freguesia, pelas câmaras de comércio e indústria e pelos CTT – Correios de Portugal.

A que atos a apostila não se aplica?

A apostila não pode ser aplicada a:

  • documentos elaborados pelos agentes diplomáticos ou consulares;
  • documentos administrativos relacionados diretamente com uma operação comercial ou aduaneira.

Quais são os efeitos de uma apostila?

Uma apostila certifica a autenticidade do ato público a que se aplica. Ou seja, certifica a autenticidade da assinatura ou carimbo/selo da pessoa ou autoridade que assinou ou carimbou o selo no documento público, e em que qualidade agia quando o fez. Isto significa que a apostila não certifica o conteúdo do documento a que se aplica.

Além disso, a apostila não pode ser utilizada para o reconhecimento de um documento no próprio país onde o documento foi emitido, devendo ser apenas usada para o reconhecimento de documentos no estrangeiro.

Quem pode fazer o pedido?

A emissão ou verificação de apostila pode ser feita pelo interessado (requerente), mas também por qualquer outro portador do ato público (apresentante).

Onde pedir?

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar