O que levar na mala para a maternidade
A preparação da mochila ou mala da maternidade é um momento importante da gravidez. Para ajudar nesta tarefa, a DECO PROteste preparou uma lista com algumas orientações para garantir que a mãe e o bebé têm uma estada tranquila neste momento tão importante. Veja as dicas.

A ida para a maternidade pode ser um momento de grande stress e ansiedade. A mochila ou mala a levar deve conter tudo o que é preciso para a mãe e para o bebé. Por isso, prepare-a com antecedência para não se esquecer de nada. As 35 ou 36 semanas de gestação são um bom momento para tratar da mala.
O ponto de partida deve ser elaborar uma lista com tudo o que deve levar para si e para o seu bebé. Tenha em consideração que a permanência média no hospital é de dois a três dias, dependendo do tipo de parto (normal ou cesariana).
Alguns hospitais facultam listas de maternidade específicas. Caso seja aplicável, consulte o seu serviço de ginecologia e obstetrícia para confirmar se essa informação está disponível. A mala deve ser pequena e prática.
O Que Levar na Mala de Maternidade?
A mãe deve levar os documentos de identificação, nomeadamente cartão de cidadão e cartão de beneficiário de subsistema de saúde ou seguro de saúde, se aplicável. Além disso, a mãe deve incluir na mala da maternidade:
- análises e exames realizados durante a gravidez;
- boletim de saúde da grávida;
- pijamas ou camisas de dormir abertas à frente para facilitar a amamentação;
- robe e chinelos (de quarto e de banho);
- toalhas de banho e de rosto;
- soutiens de amamentação, idealmente um a dois tamanhos acima do habitual;
- cuecas altas e largas de algodão ou cuecas descartáveis;
- muda de roupa confortável para a saída da maternidade;
- pensos higiénicos pós-parto;
- discos de amamentação absorventes, discos protetores ou arejadores de mamilos, creme para mamilos;
- produtos de higiene pessoal em formato pequeno, por exemplo, escova e pasta de dentes, champô, gel de banho, escova de cabelo, elásticos, creme hidratante, hidratante labial, maquilhagem, entre outros;
- faixa ou cinta pós-parto, mas apenas sob aconselhamento médico;
- saco para a roupa suja;
- outros objetos opcionais, como snacks, almofada de amamentação, telemóvel, carregador com cabo extralongo ou powerbank, câmara fotográfica ou de filmar, livros, revistas, entre outros
Para o bebé, comece por lavar toda a roupa com produtos adequados à pele dos recém-nascidos e remova todas as etiquetas. Coloque na mala:
- várias mudas de roupa interior e exterior de algodão, devidamente apropriadas à estação do ano. Por exemplo, bodies, babygrows, casacos, meias ou botinhas, gorros e luvas. Separe as várias mudas de roupa em saquinhos identificados com os diferentes dias da estada na maternidade (dia 1, dia 2, etc.);
- manta;
- fraldas de pano;
- fraldas descartáveis;
- toalha de banho;
- produtos de higiene corporal adequados para bebés, como produtos para o banho e para a muda da fralda, escova de cabelo macia, lima de papel para as unhas;
- um saco para roupa suja;
- chupeta (opcional);
- cadeira de transporte (cadeira auto homologada para o carro), que deve ser levada para a maternidade no dia da alta médica.
Depois desta fase, garantir o conforto e a segurança do bebé são as principais preocupações dos pais. De regresso a casa, escolha bem os produtos e os equipamentos que vai usar com o seu bebé. A escolha do pediatra é outra das decisões importantes a tomar.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |