Notícias

Os melhores micro-ondas para descongelar

Chegou a casa cansado, a paciência está abaixo de zero e uma refeição rápida vinha mesmo a calhar? Descubra os melhores micro-ondas a descongelar essas calorias em falta.

27 junho 2023
Micro-ondas para descongelar

iStock

Preparar refeições envolve duas grandes estratégias: cozinhar, por assim dizer, às postas, a cada dia da semana, ou por atacado, grandes porções, que se congelam e descongelam segundo a cadência das necessidades. Porém, não há regras absolutas – também é possível misturar estratégias numa boa salada temperada pelas circunstâncias pessoais. Seja como for, naquelas alturas em que, entre o caro leitor e a fome, está uma refeição sob a forma de pedra, o micro-ondas pode ajudar a quebrar o gelo em poucos minutos.

As funções de descongelação e de programação automática, assim como um temporizador digital, podem ser úteis nessa máquina ideal. Mas, escusado será dizer, o bom desempenho é incontornável, e esse só o estudo da DECO PROTESTE permite aferir. Descubra as opções mais interessantes para descongelar e, no comparador da DECO PROTESTE, aceda aos resultados completos, aos preços e aos sete selos atribuídos aos mais de 80 aparelhos testados.

Truques para descongelar no micro-ondas

Pode não passar de um parêntesis técnico, mas os micro-ondas têm métodos diferentes para derreter o seu bloco de alimentos. A maioria funciona na potência máxima durante um pequeno lapso de tempo, após o qual o magnetrão, que é o dispositivo que emite as micro-ondas, interrompe a atividade por um período mais longo. Pode ser esta a razão de o ruído que se solta durante o funcionamento do micro-ondas sofrer variações. Nos aparelhos do tipo “inverter”, o magnetrão mantém-se ativo pelo tempo selecionado, mas a uma potência mais reduzida. Quase todos os micro-ondas digitais oferecem programas específicos para descongelar consoante o peso dos alimentos ou do tempo selecionado.

Em nenhum dos casos, porém, basta selecionar a função de descongelação e esperar que o serviço se faça: alguns truques são obrigatórios. E o primeiro é verificar se o recipiente que acomoda os alimentos é próprio para micro-ondas. Alguns plásticos, por exemplo, podem migrar para os preparados na forma de minúsculas partículas. Na dúvida, procure no recipiente o símbolo que atesta poder ser usado no micro-ondas.

Outro truque, que não o chega a ser, de tão óbvio: antes de descongelar, retire qualquer invólucro que esteja a proteger os alimentos.

Menos evidente é o conselho de controlar bem o tempo de descongelamento dos alimentos crus. Não tem a certeza dos minutos? Inspecione o processo, por exemplo, interrompendo e garantindo que os alimentos não ficam cozinhados por dentro. De qualquer das formas, é aconselhável cozinhar a comida imediatamente depois de descongelar. Tratando-se de um pré-cozinhado congelado, respeite as indicações do fabricante.

Usar o micro-ondas em tarefas pouco habituais

Aquecer, descongelar e preparar refeições simples é a clássica tríade de tarefas dos micro-ondas. Mas estes fornos fazem mais do que isso. Refrescar pão, desidratar ervas e fruta, descascar alho e cebola, espremer o sumo dos citrinos até à última gota e, mesmo, cozinhar um bolo simples são missões talvez inesperadas, mas ao seu alcance. Não acredita? Experimente as dicas que vêm a seguir, não sem verificar o manual de instruções. Alguns recusam o período de garantia, se o aparelho for usado para aquecer certos produtos.

Refrescar pão

Humedeça papel de cozinha, enrole o pão e leve ao micro-ondas por dez segundos.

Desidratar ervas

Retire as folhas, deite sobre um pano num prato e cubra com outro pano. Aqueça por um minuto. Faça aquecimentos sucessivos de 20 segundos até a humidade sair na totalidade.

Aproveitar os citrinos ao máximo

Leve ao micro-ondas por 10 a 30 segundos e deixe arrefecer durante um minuto. Esprema, então, até à última gota.

Descascar alho e cebola

Aqueça o alho por 15 segundos e a cebola por 20 a 30, esta depois de lhe ter cortado as pontas. A casca sai facilmente.

Desidratar fruta

Corte em rodelas finas, lave e seque. Deite em papel vegetal, sem sobrepor, e leve ao micro-ondas, a 600 W, durante cinco a oito minutos. A meio do tempo, vire.

Bolo de banana na caneca

Atreva-se ainda a misturar, numa caneca, um ovo com quatro colheres de sopa de leite, três de óleo e quatro de farinha, uma banana esmagada e canela à medida das preferências. Não se esqueça do ingrediente mágico: uma colher de café de fermento. Leve ao micro-ondas por três escassos minutos e veja o que acontece. Se lhe nascer um bolo de banana, é porque fez tudo certo.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.