Notícias

Aditivos tira-nódoas pouco eficazes

Início

Mais de metade dos aditivos que testámos não é eficiente a eliminar nódoas na roupa, nem acrescenta nada à lavagem. Conheça os que tiveram melhores e piores resultados.

26 abril 2022
Colocar tira-nódoas na máquina da roupa

iStock

Na última década, surgiram variados produtos no mercado para auxiliar a remover as manchas mais difíceis, em todos os tipos de tecidos, e com múltiplas finalidades. Todavia, aditivos com bons resultados em todos os tipos de nódoas é uma ilusão. Nos anúncios, tudo parece sempre muito fácil. Na vida real, não é bem assim. Não basta colocar a roupa na "solução mágica". 

Tira-nódoas com resultados fracos

Convidámos um painel de 34 consumidores para testar várias marcas de aditivos e os resultados são desencorajadores. Dos 14 produtos testados, mais de metade (8) chumbou por não apresentar resultados dignos de nota na eliminação das manchas mais difíceis. Na tabela com os resultados, reunimos os produtos que não chumbaram. 

Please fill the source and the alt text 
Oito produtos revelaram-se muito pouco eficazes a eliminar nódoas: ESSELT Tira‑Nódoas com Oxigénio Ativo Roupa Branca; FORMIL Tira‑Nódoas com Oxigénio Ativo Roupa Branca; SKIP Tira‑Nódoas Oxigénio Bioativo Roupa Branca; VANISH Oxi Action Roupa Branca; NEOBLANC GENTIL Oxy White; UNIVERT Pó Tira‑Nódoas Oxigénio Ativo; A+ Active5 Stain Remover Roupa Branca; SANYTOL Tira‑Nódoas Desinfetante Branqueador.

Como testámos os produtos tira-nódoas?

Lavámos, previamente, três guardanapos brancos e aplicámos um tipo de nódoa em cada um: batom (gordura e pigmento de cor), chocolate (nódoa enzimática) e mancha de vinho tinto (sujidade oxidável). Lavados de novo com detergente e cada um dos aditivos, respeitando as indicações dos fabricantes, os guardanapos foram, finalmente, submetidos a uma apreciação.

Os participantes no estudo avaliaram a eficácia a remover as três manchas segundo uma escala de um a oito pontos, sendo a classificação máxima atribuída ao produto que eliminou totalmente a sujidade. A aparência do tecido também foi avaliada.

Para cada tipo de mancha, uma solução

Nem todas as nódoas são iguais. Variam em função da sua composição química. Enquanto algumas manchas podem ser removidas com água e sabão, outras precisam de uma abordagem mais especializada.

Os seus constituintes podem ser classificados como enzimáticos, oxidáveis, gordurosos e particulados, embora a maioria contenha uma mistura destes. Ou seja, as nódoas enzimáticas (por exemplo, ovo, relva e sangue) são removidas com a ajuda de enzimas, enquanto as manchas oxidáveis, correntemente conhecidas como branqueáveis (chá, café, vinho tinto, etc.), são eliminadas com um agente oxidante. Por fim, as de gordura (manteiga, óleo...) são removidas com o uso de tensioativos, principais ingredientes dos detergentes.

Os detergentes são, portanto, uma mistura muito complexa de ingredientes, cada um com uma função específica. Para reforçar a sua ação, há os aditivos de lavagem, compostos essencialmente por percarbonato de sódio, o agente oxidante que está na origem do termo "Oxy", usual na designação comercial destes produtos.

O TAED, ingrediente muito frequente, permite que o aditivo seja eficaz a baixas temperaturas. E, claro, as enzimas específicas para cada tipo de nódoas têm presença quase obrigatória. Em pó ou em líquido, são, por norma, colocados na máquina de lavar, mas também podem ser usados como pré‑tratamento de uma mancha, sendo, nestes casos, mais eficazes.

Como eliminar nódoas

Agir imediatamente é a melhor forma de ser bem-sucedido no combate a uma nódoa. O segredo é não deixar que seque. Os resultados dos aditivos serão sempre melhores se forem aplicados como pré‑tratamento.

Leia as instruções e confirme se o aditivo pode ser aplicado no tecido. Nem todos são adequados, por exemplo, para roupa de cor, sedas, lãs ou veludo. Se o aditivo for líquido, verta‑o diretamente sobre a nódoa. Caso contrário, dissolva‑o num pouco de água.

Use luvas para manipular estes produtos, sobretudo no pré‑tratamento ou na lavagem à mão, pois são, na sua maioria, corrosivos e danificam a pele. Para remover a nódoa mais facilmente, deixe atuar e esfregue antes de introduzir a peça na máquina. Nunca misture com lixívia, já que pode provocar uma reação agressiva.

Aconselhamos a não comprar embalagens de grande capacidade, pois, com o passar do tempo, as enzimas presentes na fórmula vão perdendo a eficácia. Guarde as embalagens bem fechadas em local seco e fora do alcance das crianças.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.