Notícias

Batedores de leite que fazem aquela espuma no café

Início

Até quanto está disposto a pagar pelo cappuccino perfeito? Se a sua máquina de café não faz espuma de leite, compare os resultados dos batedores elétricos que testámos. Apesar de caros, podem ser tudo o que deseja pela manhã. 

  • Dossiê técnico
  • Rui Marques e Mónica Pinto
  • Texto
  • Deonilde Lourenço
28 novembro 2018
  • Dossiê técnico
  • Rui Marques e Mónica Pinto
  • Texto
  • Deonilde Lourenço
batedores leite

iStock

A espuma de leite acrescenta textura, volume, sabor e um aspeto irresistível a uma chávena onde se junta café e leite. Testámos seis batedores de leite elétricos. O panorama é animador. Cinco estão na zona da muito boa qualidade (e fazem um cappuccino perfeito) e ao sexto pouco falta para lá chegar.

Comparámos os seis batedores com modelos manuais e elétricos a pilhas, bem como com máquinas de café de cápsulas, de cachimbo ou automáticas (de grão) com essa função incorporada. Todas as soluções permitem fazer espuma de boa qualidade, mas, globalmente, a produzida pelos batedores é mais volumosa e mais consistente.

Giros e caros

O lado menos glorioso de um batedor de leite é o preço. No mínimo, custam € 50, e há modelos que chegam mesmo a custar 80 euros. A alternativa são os batedores a pilhas, bastante mais baratos, que consegue comprar desde 2,50 euros. Os batedores manuais estão a meio caminho: custam entre 15 a 30 euros.

Avaliámos o desempenho, a facilidade de utilização e a degustação. Testámos os aparelhos nas mesmas circunstâncias, para que os resultados fossem comparáveis. O café utilizado no cappuccino foi 100% arábica, sempre da mesma marca e do mesmo lote. Princípio igual se aplicou ao leite colocado nos aparelhos, invariavelmente meio-gordo, a uma temperatura entre 3ºC e 4ºC. Para o teste de funcionamento, selecionámos os programas automáticos predefinidos pelo fabricantes.

Instagram dixit

O leite e o café andam de mãos dadas, mas qual coloca primeiro na chávena? Foi esta pergunta que fizemos aos nossos seguidores no Instagram. Uma clara maioria dá prioridade ao café (62 por cento). E os vencedores são os que preferem a mistura mais escura (60 por cento). E, entre café e cappuccino?, perguntámos ainda. O café, com larga vantagem: 69 por cento. E, por cima da espuma de leite, o que aprecia mais: canela ou chocolate? O chocolate reuniu 59% das respostas.

Se é nosso associado, faça login e veja no menu os resultados completos do teste. Se ainda não é subscritor, descubra esta e outras vantagens.  

Tornar-me associado

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.