Dicas

Como limpar e descalcificar a máquina de café

Galão ao pequeno-almoço, café a meio da manhã e almoço e descafeinado ao jantar? Saiba que cuidados deve ter para poupar e manter a máquina de café limpa.

27 junho 2022
homem em casa a tirar café da máquina

iStock

À medida que passamos mais tempo em casa, damos mais uso a alguns eletrodomésticos. A máquina de café é um deles: aumentam os custos e desgasta-se a máquina. Por isso, há alguns cuidados a ter, sobretudo com a limpeza do equipamento.

Limpar a máquina de café e fazer a descalcificação

A descalcificação regular é fundamental para o bom funcionamento da máquina de café. Excesso de gotejamento, fluxo reduzido ou inexistente de água, falhas de aquecimento e ruídos podem indicar que a máquina necessita de descalcificação.

Realize esta operação regularmente, conforme a utilização que dá à máquina e a dureza da água na sua zona. Algumas máquinas avisam quando é necessário realizar o programa de descalcificação. Alguns fabricantes advertem para a perda de garantia, caso existam vestígios de calcário.

Foto_1

Algumas máquinas avisam sobre a necessidade de fazer o programa de descalcificação.

A limpeza deve ser realizada conforme as indicações no manual de instruções do fabricante. Por exemplo, no dia-a-dia, deve limpar a gaveta para gotas e o recipiente para as cápsulas usadas, bem como esvaziar a água do reservatório regularmente. Nalguns modelos, o processo de limpeza é automático.

Foto_2

Deve limpar, diariamente, a gaveta para as gotas, o recipiente para as cápsulas e o reservatório de água da máquina.

Alguns equipamentos descalcificam de forma automática. Noutros, as descalcificações são manuais, e os procedimentos das instruções devem ser seguidos.

Para evitar problemas resultantes da acumulação de calcário na máquina, pode limpar com vinagre ou com sumo de limão, pois a acidez ajudará a remover o calcário. Pode usar um copo de vinagre ou três limões para um litro de água. Realize esta ação regularmente: poupa no descalcificador e prolonga a vida da máquina.

Foto_3

Siga sempre as instruções de manutenção e limpeza da sua máquina, usando o que for sugerido.

A descalcificação não tem qualquer impacto no consumo energético da máquina. E também não influencia muito o sabor do café. Mas aconselhamos a seguir o plano de manutenção da marca para não perder a garantia.

É nosso subscritor e precisa de esclarecimentos personalizados? Contacte o nosso serviço de assinaturas. Relembramos ainda que pode aceder a todos os conteúdos reservados do site: basta entrar na sua conta

Se ainda não é subscritor, conheça as vantagens da assinatura.

Subscrever

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.