Notícias

Indemnização por frigorífico avariado fora da garantia

O frigorífico de um consumidor avariou fora da garantia. A marca resolveu indemnizá-lo, mas demorou a levantar o equipamento avariado. A intervenção da DECO PROteste permitiu resolver a situação.

Especialista:
Editor:
08 janeiro 2025
Homem  a um frigorífico americano

iStock

O subscritor da DECO PROteste José Moroso viu o seu frigorífico americano da marca Samsung, no valor de 1255,20 euros, avariar com pouco mais de dois anos, mas já fora da garantia (na altura, a lei previa dois anos de garantia e não três, como agora). Recorreu aos serviços técnicos da marca, que o informaram de que não haveria qualquer hipótese de reparação.

Com este cenário, a Samsung decidiu dar uma indemnização ao consumidor, mas apenas depois de recolher o frigorífico, o que a marca iria fazer através de uma transportadora. Foi a partir deste ponto que começaram as dificuldades.

José Moroso enviou os documentos pedidos pela marca para o levantamento do aparelho e posterior indemnização. No entanto, não era contactado pela transportadora. Como não iria conseguir comprar e colocar um frigorífico em casa sem retirar o equipamento avariado, foi protestando junto do serviço de apoio ao cliente da Samsung. A resposta repetia-se a cada contacto: "já passámos todas as informações à transportadora".

Ao fim de quase duas semanas, José Moroso apresentou uma reclamação escrita através da plataforma Reclamar, da DECO PROteste. Com a intervenção da DECO PROteste, que teve de insistir algumas vezes com a marca, recolheram o equipamento. Mais tarde, José recebeu 1004,16 euros da Samsung, menos 20% do que lhe tinha custado o aparelho.

Plataforma Reclamar e Tribunal Arbitral podem ajudar

Deparou-se com um impasse na resolução de um problema de consumo? Peça ajuda à DECO PROteste através da Plataforma Reclamar. Exponha a situação, e a DECO PROteste irá juntar o nome à reclamação para dar mais peso à mensagem.

Reclame aqui

Sempre que não houver acordo à vista, os consumidores podem recorrer ao centro de arbitragem competente, normalmente sem custos e com a assistência jurídica da DECO PROteste, que reencaminha a reclamação para aquela entidade. Apesar de o recurso ao Centro de Arbitragem não garantir uma decisão favorável, é uma alternativa aos tribunais. No geral, é frequente consumidores e empresas conseguirem chegar a acordo antes de alguma decisão ser proferida.

Se está a pensar comprar um frigorífico, siga os resultados dos testes e as recomendações da DECO PROteste para escolher o frigorífico mais adequado.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar