Dicas

O que significam os símbolos no comando do ar condicionado

O comando do ar condicionado permite aceder a muitas funções. Os modelos mais modernos permitem até fazê-lo a partir do telemóvel. Veja como tirar o máximo partido do aparelho e saiba para que servem os diferentes botões.

O que significam os símbolos no comando do ar condicionado

iStock

Os vários nomes e símbolos dos botões, presentes no comando e que diferem consoante o equipamento, podem gerar dúvidas na utilização do ar condicionado. Muitas vezes, os nomes surgem em inglês e os símbolos podem parecer indecifráveis.

Em regra, os aparelhos de ar condicionado possuem quatro modos de operação principais, que são selecionados ao pressionar o botão Mode. Os modos são Heat, Cool, Dry e Fan. A sua escolha deve depender da temperatura e do ambiente que pretenda para a divisão onde se encontra o equipamento.

Para que servem os quatro modos principais do ar condicionado?

Heat

O botão significa “calor” e está disponível apenas em aparelhos com bomba de calor. O modo ativa a função de aquecimento da divisão.

Cool

Este botão (que significa “frio”) permite que o aparelho expele ar frio. Esta função aparece em qualquer comando de ar condicionado, pois é o modo utilizado para refrescar a divisão.

Dry

A opção Dry (ou “seco”) é a função de desumidificação, ou seja, é o modo adequado para quando a divisão tem um alto nível de humidade.

O ar condicionado ativa o ventilador em baixa velocidade, ao ajustar automaticamente a temperatura ambiente e o volume de fluxo de ar para as melhores condições de desumidificação.

Fan

Este modo (que significa “ventoinha”) faz com que o aparelho circule o ar, mas sem que a divisão seja refrescada ou aquecida.

Recursos e funcionalidades adicionais do ar condicionado

Para além de permitirem escolher diferentes modos de operação, os aparelhos de ar condicionado disponibilizam outras funções que podem ser controladas pelo comando.

Temp

É capaz de ajustar a temperatura da divisão para o valor desejado com recurso ao comando. Em regra, pode aumentar e diminuir esse valor ao pressionar os botões com setas ou com + e disponibilizados.

Fan speed

Significa “velocidade da ventoinha” e é utilizado para ajustar a velocidade com que o ar é expelido. Em regra, pode regular com recurso aos botões com setas. O ecrã tende a exibir pequenas linhas que indicam se a ventoinha está a funcionar mais depressa ou mais devagar. Por vezes, pode ser controlado pelo símbolo de uma ventoinha.

Swing

Esta função, que significa “oscilação”, permite que as pás do ventilador mudem de direção e distribuam o ar frio pela divisão de forma mais imediata. Em algumas marcas, esta função é dividida em duas:

  • oscilação de ar vertical: o botão do comando mostra que o ar está a ser expelido na vertical;

  • oscilação de ar horizontal: estes símbolos mostram que o ventilador move o ar na horizontal e, para expelir o ar nesta direção, deve premir o botão no comando indicado para o efeito.

Sleep

Optar por esta função, que se traduz para “dormir”, faz com que o aparelho de ar condicionado suavize a temperatura e a intensidade da saída de ar enquanto dorme. Em alguns casos, o dispositivo vai-se desligando gradualmente.

Timer

O “temporizador” é utilizado para programar a ativação ou desativação do ar após o tempo definido.

Eco

Este botão permite poupar energia ao aumentar a temperatura de referência no verão (modo de refrigeração) e ao diminuí-la no inverno (modo de aquecimento).

Alguns modelos possuem funções adicionais: modo de refrigeração rápida, modo automático ou controlo manual da percentagem de uso do ar condicionado.

7 aplicações móveis para controlar o ar condicionado

1. Daikin Onecta

A aplicação da Daikin está disponível para equipamentos vendidos a partir de 2020. Para a utilizar, ligue o dispositivo ao wi-fi doméstico e descarregue a aplicação. Esta disponibiliza funções como a programação da temperatura e a verificação do consumo de energia.

Oferece também o controlo por voz do sistema, através da Amazon Alexa ou do Google Assistant, para explorar as principais funcionalidades, como a temperatura desejada, o modo de operação ou a velocidade da ventoinha.

2. Daitsu EWPE Smart

A aplicação EWPE Smart da Daitsu controla as diferentes unidades interiores, com acesso remoto a partir de qualquer dispositivo móvel. Por exemplo, permite regular a direção do ar para uma determinada área, controlar a temperatura e o ruído ou programar o equipamento.

3. LG ThinQ

Esta aplicação (anteriormente chamada SmartThinQ) permite monitorizar e controlar o seu ar condicionado com o seu telemóvel a partir de qualquer lugar. Pode ainda acompanhar o consumo de energia do equipamento. Segundo a LG, o sistema memoriza os seus hábitos de utilização para se adaptar às suas necessidades.

4. Midea Air

A aplicação Midea Air permite programar o aparelho a uma determinada temperatura para desfrutar do ambiente perfeito ao chegar a casa, desligar o ar condicionado se o deixou ligado ao sair de casa, ou definir a potência da sua unidade para as horas de descanso. Tal como a aplicação da Daikin, esta permite o controlo por voz, embora apenas através da Amazon Alexa.

5. Mitsubishi Electric MelCloud

A aplicação MelCloud, disponível para dispositivos iOS e Android OS, permite a gestão dos equipamentos de climatização da Mitsubishi Electric. Permite o controlo remoto das funções básicas da unidade interna (ligar e desligar, temperatura, ventoinha, modo de operação), bem como a programação horária. Uma opção interessante desta aplicação é que disponibiliza a criação de contas de utilizador “convidado” para amigos, familiares ou inquilinos.

6. Panasonic Comfort Cloud App

A solução da Panasonic oferece acesso a todas as funções de controlo remoto a qualquer hora, em qualquer lugar. A monitorização de energia é possível, bem como a possibilidade de reduzir os custos de operação.

7. Samsung SmartThings

O Samsung SmartThings possui as opções comuns de controlo remoto, ou seja, pode gerir o modo de configuração do aparelho, a temperatura ambiente e o consumo de energia. Permite ainda selecionar os modos de operação (automático, frio, seco, purificador e calor).

A aplicação oferece a opção de programar a ativação e desativação do sistema, que é mantida mesmo se desconectar e conectar novamente o aparelho. O número máximo de agendamentos que podem ser definidos é dez.

Perguntas frequentes sobre o ar condicionado

Quanto tempo dura o comando de um ar condicionado?

Se estimar bem o comando, este deve durar tanto quanto o próprio aparelho de ar condicionado. De qualquer forma, se encontrar algum problema no comando, os fabricantes tendem a vender comandos de substituição ou pode obter um comando universal, indicado para qualquer dispositivo, que pode encontrar em lojas de eletrodomésticos ou lojas online.

Qual deve ser a temperatura ideal do ar condicionado?

Para não gastar muito, pode optar por ajustar a temperatura para cerca de 26ºC no verão e 20ºC no inverno.

Como utilizar a função de desumidificação?

Ao eliminar a humidade, o ar condicionado liberta ar seco, que pode proporcionar um efeito refrescante. Esta função pode ser utilizada em dias chuvosos, quando o nível de humidade é maior, mas as temperaturas não são muito altas (por exemplo, na primavera ou no outono).

Para dias quentes de verão, deve optar pelo modo frio. O modo seco também pode ser utilizado no inverno. Se for um dia chuvoso, mas a temperatura não estiver muito fria, os níveis de humidade tendem a subir. Esse recurso ajuda a regular as condições internas para níveis confortáveis.

Como utilizar o ar condicionado no inverno?

O ar condicionado é tão importante para os meses mais frios quanto para o calor do verão, especialmente se adquirir uma unidade reversível. Quando decide utilizar o aparelho no inverno, este inverte a sua função e preenche o seu espaço com ar quente em vez de ar frio, economizando o custo de obter um sistema de aquecimento separado.

Se mora numa área onde fica muito frio no inverno, é útil comprar um dispositivo com modo de proteção contra congelamento. O ar condicionado funciona com uma configuração de baixa potência onde o ar quente é continuamente aspirado. Isso evita que a temperatura ambiente caia abaixo do ponto de congelamento, o que ajuda a manter a segurança de componentes eletrónicos sensíveis, tubulações de água ou pintura a um custo operacional muito baixo.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.