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Como ativar a autenticação de dois fatores no Portal das Finanças e proteger os seus dados

A Autoridade Tributária reforçou o acesso ao portal das Finanças através da dupla verificação do login. Embora opcional, é recomendável que adira a esta funcionalidade para proteger os seus dados pessoais. Saiba como ativar ou desativar a autenticação de dois fatores no Portal das Finanças.

Especialista:
11 novembro 2025
pessoa ao computador a aceder a site seguro

iStock

O acesso ao portal das Finanças é agora feito através da autenticação de dois fatores (2FA), uma medida de segurança que adiciona uma segunda camada de verificação ao login. Esta funcionalidade é opcional, mas recomendado pela Autoridade Tributária, pois protege os dados dos contribuintes de acessos indevidos e reduz o risco de phishing

Quem ativar a dupla verificação passa a receber um código por SMS sempre que faça login no portal das Finanças. Por enquanto, a nova regra só está disponível para os contribuintes sem atividade empresarial aberta, mas deverá alargar-se a todos.

Veja como ativar a autenticação de dois fatores (2FA) no Portal das Finanças. Saiba, ainda, como desativar o serviço

Como ativar o segundo fator de autenticação no Portal das Finanças?

Para aderir a esta funcionalidade, siga estes passos.

1. Entre no Portal das Finanças e faça login com NIF e senha. Surgirá o aviso “Adira ao Segundo Fator de Autenticação”. Clique em "Aderir".

Novas regras de autentificação portal das finanças

 

2. Insira o seu número de telefone e clique em "Iniciar Adesão". Receberá um SMS com o código de verificação. 

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3. Introduza o código recebido e clique em "Concluir Adesão", no prazo de cinco minutos. 

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4. Clique em "Terminar". O sistema passará a exigir código de verificação enviado por SMS em cada login.

A autenticação com duplo fator de verificação obriga a que os contribuintes tenham o contacto telefónico registado no portal das Finanças. Se o telefone já estiver registado e quiser alterá-lo, aceda a "Dados de Contacto", no menu lateral da área reservada.

O que fazer se o código SMS de verificação não chegar?

Caso não receba o código de verificação, no prazo de cinco minutos, clique em "Reenviar Código".

Prós e contras da autenticação de dois fatores

É recomendável que adira, mas também há desvantagens a ter em conta
  • Diminui o risco de phishing e roubo de dados fiscais
  • Protege o acesso ao portal das Finanças mesmo que alguém descubra a sua senha
  • Reforça a segurança das credenciais enviadas por carta
  • Requer acesso ao telemóvel para conseguir entrar no portal das Finanças
  • Pode ser inconveniente em situações de perda ou troca de número de telefone

Como desativar a autenticação de dois fatores

Embora a autenticação de duplo fator torne mais seguro fazer o login do portal das Finanças, pode desativar a funcionalidade a qualquer momento. Para isso terá de cancelar a conta do portal das Finanças e efetuar um novo registo.

  1. Envie um e-mail para portal-senhas@at.gov.pt, através do endereço eletrónico associado ao seu número de contribuinte.
  2. No assunto do e-mail escreva: “Cancelamento de senha NIFXXXXXXXXX”, e, no corpo do e-mail, indique o seu NIF, nome completo e domicílio fiscal.
  3. Quando receber a confirmação do cancelamento da conta, faça o novo registo no portal das Finanças, em "Registar-se".
  4. Receberá a nova senha por carta, no seu domicílio fiscal, no prazo médio de 5 dias úteis.

Regras de segurança para senha de acesso ao portal das Finanças

Em 2025, a Autoridade Tributária reforçou os critérios de segurança para a emissão de novas senhas de acesso.

  • É obrigatório alterar a senha na primeira utilização. Estas continuam a ser enviadas por carta para o domicílio fiscal.
  • A nova senha deve conter letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
  • Deve ter um mínimo de oito caracteres.

Não se esqueça de que cada elemento do agregado familiar deve ter a sua própria senha de acesso

Autenticação de dois fatores protege os seus dados fiscais

A autenticação de dois fatores no portal das Finanças é simples de ativar e oferece uma camada extra de segurança, importante para proteger-se do cibercrime.

Mesmo sendo opcional, deve ativá-la para garantir que é o único a aceder à sua informação fiscal.

Questões frequentes

Ainda tem dúvidas sobre a autenticação de dois fatores (2FA)? Esclarece-as aqui.

Posso usar a 2FA se tiver atividade empresarial aberta?

Ainda não. Em 2025, a autenticação de dois fatores (2FA) aplica-se apenas a contribuintes que não tenham tido nem tenham atividade empresarial aberta. No entanto, prevê-se o alargamento gradual a todos os contribuintes.

E se mudar de número de telefone?

Atualize-o, acedendo a "Serviços" > "Dados Cadastrais" > "Dados de Contacto". Altere o número e confirme, introduzindo o código enviado por SMS.

É seguro usar a autenticação de dois fatores no Portal das Finanças?

Sim. A Autoridade Tributária utiliza métodos de autenticação multifator alinhados com as boas práticas da Diretiva Europeia PSD2 e da Agência Europeia para a Cibersegurança (ENISA). Os códigos SMS são temporários e únicos, reduzindo o risco de intrusão.

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