Notícias

Como mudar a password do Portal das Finanças depois de ciberataque

Os serviços da rede da Agência para a Modernização Administrativa, de que faz parte o Portal das Finanças, foram alvo de ciberataque. Aconselha-se alguma precaução. Veja como alterar a password de acesso ao Portal das Finanças e garanta a segurança das suas credenciais.

Especialista:
Editor:
16 outubro 2024
alterar password

iStock

Ainda está por apurar o real impacto do recente ataque cibernético, a 10 de outubro, aos serviços da rede da Agência para a Modernização Administrativa, que gere, entre outros, os serviços da chave móvel digital e o Portal das Finanças. E desde agosto que circula na internet uma lista com milhares de credenciais, compostas por combinações de NIF e passwords, que permitirão o acesso indevido a contas do Portal das Finanças.

A DECO PROteste alerta que a autenticação nos serviços das Finanças permite fazer operações que podem comprometer a vida financeira do utilizador, como é o caso, por exemplo, de licitações em leilões que são vinculativos. Também implica o acesso a informação sensível, como a relativa a rendimentos (por exemplo, a declaração de IRS). Como tal, a organização de defesa dos consumidores defende a introdução de meios de autenticação mais robustos no Portal das Finanças e sugere que, por precaução, nesta fase, todas as pessoas alterem a sua password o mais rapidamente possível

DECO PROteste defende Portal das Finanças com autenticação mais segura

Há um crescente número de ataques informáticos, com usurpação de dados de acesso, que obrigam a que o utilizador tenha um cuidado redobrado na sua autenticação na internet. Mas também os portais online, como os da Agência para a Modernização Administrativa, que foram alvo de ciberataque recente, deveriam implementar medidas que garantissem um acesso seguro aos seus serviços. A DECO PROteste defende uma melhoria no processo de autenticação, que passe pela implementação de um sistema de autenticação multifator e que obrigue ao uso de passwords mais robustas, tal como acontece, por exemplo nos serviços de homebanking. Atualmente, o Portal das Finanças apenas exige que a password a definir tenha no mínimo oito caracteres, sem mais nenhuma exigência adicional. De acordo com a organização de defesa dos consumidores, o portal aceita o uso de palavras-passe inseguras e extremamente simples, como 12345678 ou 11111111.

 
Atualmente o Portal das Finanças permite o uso de passwords inseguras, como 11111111 ou 12345678.

Apesar disso, o sistema de autenticação no Portal das Finanças conta com um mecanismo para prevenir os chamados “brute force attacks”, os ciberataques através dos quais são testadas inúmeras tentativas de password até ser encontrada a correta. Como tal, apenas permite cinco tentativas erradas de introdução de password. Após isso, é necessário fazer uma recuperação da senha, que pode ser realizada através de uma pergunta e resposta de segurança, selecionadas no momento de registo no Portal das Finanças, ou do cartão de cidadão, com códigos de autenticação. Quando isto acontece, a senha anterior é cancelada, e uma carta com uma nova password é remetida para o domicílio fiscal, no prazo médio de cinco dias úteis.

 
O utilizador só dispõe de cinco tentativas antes de o acesso ao Portal das Finanças ser bloqueado. 

Como alterar a password do Portal das Finanças

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar