Notícias

Casa protegida com o seguro multirriscos-habitação mais barato

O seguro da casa paga tudo em caso de incêndio ou se houver uma inundação? E se a casa for assaltada? Todos os seguros preveem a cobertura de fenómenos sísmicos? E que situações estão excluídas? Cada casa é um caso. Escolha a melhor apólice multirriscos-habitação para a sua casa e compare propostas com o simulador da DECO PROteste.

Especialista:
Editor:
05 maio 2025
Simule e poupe no seguro multirriscos-habitação para a sua casa

iStock

Por lei, quem seja proprietário de um imóvel em propriedade horizontal é obrigado a subscrever um seguro para cobrir o risco de incêndio na habitação. Mas quantas outras situações, também graves e imprevistas, podem acontecer, provocando danos sérios e onerosos? Tempestades, inundações, furtos, rebentamento de canos, sismos são apenas alguns exemplos.

Para proteger a habitação deste tipo de eventos inesperados, é fundamental subscrever um seguro multirriscos-habitação, que, além das coberturas de base, oferece uma proteção adicional através da contratação de um conjunto de outras coberturas que ajudam o proprietário a dormir bem melhor à noite.

Que coberturas contratar?

As coberturas que a DECO PROteste considera que devem constar do seguro multirriscos-habitação são aquelas cuja probabilidade de serem acionadas é maior e que, em caso de sinistro, poderão causar maiores danos e, consequentemente, maiores prejuízos. A apólice deverá abranger as seguintes coberturas (a maioria, aliás, consta dos pacotes-base destes seguros):

  • incêndio, queda de raio ou explosão;
  • danos por água;
  • furto ou roubo;
  • responsabilidade civil;
  • tempestades;
  • inundações;
  • privação temporária do uso da habitação;
  • demolição e remoção de escombros;
  • aluimentos de terras;
  • riscos elétricos;
  • fenómenos sísmicos.

O seguro cobre tudo, edifício e recheio? Depende, cobre o que o segurado quer que seja protegido. Pode ser apenas o edifício (“paredes”, na terminologia seguradora). Os objetos no seu interior só estarão protegidos se houver uma cobertura, adicional, de recheio. Podem ser paredes mais o recheio, e pode ser só recheio. No que diz respeito à cobertura de recheio, aavaliação dos bens e a determinação do capital seguro são da responsabilidade do segurado. O prémio a pagar dependerá dessa mesma avaliação.

Um seguro multirriscos-habitação que proteja paredes e recheio é a solução ideal para os proprietários de habitações próprias e permanentes. Já a cobertura de recheio interessa, sobretudo, a quem viva numa casa arrendada. E a proteção apenas das paredes é adequada, por exemplo, a proprietários que sejam senhorios de habitações arrendadas.

Excluído das coberturas 

Está confortável e sente-se seguro com a cobertura de incêndio, queda de raio ou explosão apenas? Saiba então que, se tiver um curto-circuito num aparelho elétrico, que cause a sua avaria, a seguradora não paga. Para ser indemnizado, teria de ter contratado a cobertura de riscos elétricos.

Tem cobertura de danos por água? É um descanso, se tiver pesadelos com infiltrações. Mas se deixar um dano por água (uma mancha na parede, por exemplo) marinar durante meses, de nada adianta acionar o seguro, visto que este não paga estragos causados por infiltrações lentas.

Atenção, portanto, porventura mais, ao que o seguro não cobre do que ao que o seguro cobre.

Mudar o seguro da casa

Normalmente, o seguro multirriscos-habitação é subscrito no momento da compra da casa, mas nada impede o segurado que já é proprietário de mudar de seguro. Há apenas que verificar se, no caso de ter sido contratado um crédito à habitação, a troca do seguro multirriscos-habitação não implica perda de benefícios no empréstimo (um spread mais baixo, por exemplo). Se não for essa a situação, o segurado pode mudar para um seguro mais barato ou que melhor se adequa à proteção que deseja para a sua casa.

Como simular o seguro multirriscos-habitação com a DECO PROteste

Escolha o tipo de cobertura que pretende, se quer proteção contra fenómenos sísmicos, a localização, o ano de construção e a área do imóvel. Ao clicar em “simular”, surge a lista com as propostas disponíveis em várias seguradoras. Cada uma inclui um prémio anual indicativo, a poupança face à média do mercado e a qualidade global obtida nos estudos da DECO PROteste.

Please fill the source and the alt text 
Para usar o simulador, é necessário introduzir os dados do imóvel.  

Simule o melhor seguro multirriscos-habitação para a sua casa

Ao abrir o detalhe de cada proposta, encontra as características do seguro, como:

  • zona sísmica;
  • valor de reconstrução por metro quadrado (m2);
  • capital seguro para o imóvel e o recheio;
  • limites de indemnização para cada cobertura e franquias.

Pode ainda comparar várias propostas. É apresentada a lista de seguradoras com propostas de seguro para o perfil que indicou no início da simulação. Clicando nas que lhe interessar, obtém uma comparação entre elas, com os respetivos detalhes.

Se decidir avançar com a subscrição de uma apólice, clique em “Aderir” e indique os dados para adesão, tais como:

  • local da habitação e características;
  • dados do seguro (início do seguro, fracionamento do pagamento, etc.);
  • dados do tomador do seguro (nome, data de nascimento, NIF, etc.).

No fim, clique em “Enviar dados”. Receberá uma proposta com o valor do seguro atualizado tendo em conta a informação que enviou. Depois, se essa for a sua escolha, carregue em “Confirmar adesão”.

Temas que lhe podem interessar