Dicas

Máquinas de limpeza de alta pressão: dicas para trabalhos de manutenção da casa

Seja um terraço, um telhado, um muro ou calçadas, uma máquina de limpeza de alta pressão facilita os trabalhos de limpeza mais difíceis. Saiba como utilizar este equipamento para pequenos trabalhos de manutenção e limpeza em casa.

03 fevereiro 2022
homem a limpar porta de uma garagem com máquina de limpeza de alta pressão

iStock

Uma máquina de limpeza de alta pressão pode ajudar a remover a sujidade entranhada em fachadas, telhados ou até carros, tornando tarefas difíceis em trabalhos que não exigem grande esforço e com resultados rápidos.

Com um motor elétrico, estas máquinas usam uma bomba para produzir pressão de água e são fáceis de transportar e utilizar, contando muitas vezes com acessórios como escovas de pavimento que permitem limpar grandes áreas com maior eficiência. Se forem bem utilizadas, podem até gastar menos água do que a necessária numa limpeza “tradicional”.

Se não sabe como usar uma máquina de limpeza de alta pressão, temos algumas dicas para pequenos trabalhos de manutenção e limpeza da casa.

Se prefere não arriscar, confie estas tarefas de manutenção a um profissional. Procure uma empresa com boas referências. Visite o DECO PROTESTE SELECT e encontre uma empresa validada por nós.

CONHEÇA O DECO PROTESTE SELECT

Limpar um terraço ou um pátio de cimento ou lajes

Um pátio de betão ou de lajes pode ser fácil de limpar com uma máquina de limpeza de alta pressão. Além de água, se necessário, use um detergente. Adapte a pressão à dureza do piso: uma pressão demasiado baixa não remove a sujidade, mas se for excessiva há o risco de danificar um piso mais mole ou revestido. Trabalhe com uma pressão tão baixa quanto possível ou com um jato largo.

Evite usar o jato rotativo, muitas vezes chamado “turbo”, “rotabuse”, “powerspeed”, etc. Este poderá danificar as juntas das lajes. Utilize este jato especial apenas para manchas muito persistentes. Se existirem, proteja as plantas e os arbustos dos jatos de água. Poderá utilizar, por exemplo, um painel de madeira.

Limpe com especial cuidado as juntas entre o terraço ou o pátio e a fachada. Verifique, também, eventuais juntas de dilatação nos pátios grandes de cimento. Se houver musgo nestas juntas, aplique um produto antifungos usando, por exemplo, um pulverizador para plantas. Deixe o produto atuar durante o tempo indicado pelo fabricante. Em seguida, remova o musgo e a sujidade com uma escova dura e encha as juntas com um vedante de poliuretano resistente à água. Aplique o vedante com um movimento regular, puxando a pistola na sua direção. Alise o vedante com uma colher ou uma espátula previamente mergulhada em água.

 
Limpe as juntas entre o terraço e a fachada com especial cuidado. Depois de remover toda a humidade, aplique o vedante com um movimento regular, puxando a pistola na sua direção. Alise o vedante com uma colher ou uma espátula (Ilustrações: Geneviève Dejean & Co.).

Caso não disponha de uma máquina de limpeza de alta pressão, uma escova de nylon e água com lixívia (uma parte de lixívia para cinco partes de água) é uma boa alternativa para realizar este trabalho. Neste caso, tome atenção aos salpicos no corpo e no vestuário.

Limpar o musgo de um telhado

Um telhado com musgo é pouco agradável à vista. Além disso, o musgo deteriora as telhas cerâmicas e de ardósia, facilitando a penetração de água, o que pode causar danos maiores.

Para limpar o telhado, comece por retirar o musgo com uma máquina de limpeza de alta pressão, de preferência equipada com uma escova. Inicie a limpeza de cima para baixo, seguindo a inclinação do telhado. Se trabalhar no outro sentido, corre o risco de levantar as telhas. Pode também esfregar as telhas com uma escova, mas este método é mais demorado e trabalhoso. Se, ainda assim, ficarem vestígios de musgo, retire-os com um raspador. Quando estiver a limpar o telhado, tape a evacuação do algeroz na direção do tubo de queda de água para evitar entupi-lo com musgo.

Logo que o telhado esteja seco, aplique um produto antimusgo com uma pistola elétrica de pressão ou um pulverizador. Aplique o produto abundantemente, para que penetre em todos os poros das telhas. A limpeza das telhas cerâmicas ou de ardósia torna-as muito porosas. Para impedir a formação de uma nova camada de musgo, aplique sobre as telhas uma proteção especial impermeável. Este tipo de produto está disponível em várias cores, nomeadamente em vermelho e preto. Aplique-o com uma escova de caiar para que penetre bem nas telhas.

 
Retire o musgo com uma máquina de limpeza de alta pressão. Nas telhas de ardósia, aplique um primário com trincha ou rolo (Ilustrações: Geneviève Dejean & Co.).

Nas telhas de ardósia, aplique um primário com trincha ou rolo. Em seguida, dê duas demãos de acabamento de cor antracite, respeitando os tempos de secagem aconselhados pelo fabricante. Em superfícies grandes, poderá usar um rolo fazendo movimentos cruzados. Nas cumeeiras, chaminés e bordas, é mais prático usar uma escova de caiar. 

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.