Dicas

Paredes e tetos: como facilitar uma limpeza difícil

Na limpeza geral da casa, não se esqueça das paredes e dos tetos. Dependendo do revestimento, há cuidados especiais a ter em conta. Saiba como limpar as paredes e os tetos da sua casa.

13 janeiro 2022
pessoa a limpar parede com um pano

iStock

Humidade, fungos, pó e até marcas do tempo são os problemas mais comuns nas paredes e nos tetos de uma habitação. Antes de os limpar, avalie as superfícies e faça alguns preparativos. O ideal é que escolha uma altura em que possa deixar as divisões a arejar, como a primavera.

Se não puder retirar os móveis e objetos da divisão, cubra-os com lençóis velhos. Para um trabalho mais rápido, afaste os móveis das paredes. E, como diferentes revestimentos exigem diferentes metodologias, siga estas dicas.

Papel de parede

Se tem paredes forradas a papel, tenha cuidado ao limpá-las porque este pode danificar-se com facilidade.

Use uma escova macia para limpar o pó, mas não faça muita pressão sobre a superfície dos papéis texturados, para não achatar os relevos. Para limpar as manchas, passe uma borracha de lápis macia.

Muitos papéis de parede são laváveis. Se precisar de os lavar, siga as instruções do fabricante.

Paredes pintadas

Depois de limpar o pó das paredes com um pano ou com o aspirador, lave-as com uma solução de água tépida e detergente para a loiça. No caso de as paredes estarem muito sujas, limpe-as com água e uma pequena quantidade de pó de pedra ou de detergente abrasivo. Como alternativa, pode usar um pouco de detergente multiúsos diluído em água e aplicado com uma esponja ou com um pano absorvente.

Lave as paredes por áreas de cerca de um metro quadrado de cada vez e, de seguida, enxague. Não interrompa a lavagem de uma parede a meio: ao secar, forma-se uma mancha entre a parte já lavada e a parte suja, que pode ser difícil remover.

Se a parede tiver interruptores e tomadas, certifique-se de que a corrente está desligada e evite que o excesso de água escorra para o interior de fendas e orifícios.

Paredes revestidas de tecido de fibras vegetais

O revestimento a tecido de fibras vegetais não é fácil de limpar, uma vez que as fibras se soltam muito facilmente. Aspire a parede num nível de sucção baixo com o acessório da escova macia.

Elimine as nódoas com um solvente de gorduras em aerossol, seguindo as instruções do fabricante do produto. Tente não encostar os móveis à parede, para não danificar o revestimento.

Radiadores de parede

Caso tenha radiadores de parede, deve limpá-los com um pouco de detergente multiúsos ou da loiça diluído em água morna.

Revestimentos de parede de vinil

Os revestimentos de vinil devem ser lavados com água e um pouco de detergente multiúsos bem diluído. Enxague, mas não molhe demais o vinil. Evite que a água com detergente entre nas juntas.

Rodapés de madeira pintada

Lave os rodapés de madeira pintada com água e detergente para a loiça. Enxague e seque.

Se estiverem muito sujos, esfregue primeiro com pó de pedra, usando um pano. Não use detergentes para o chão, para não alterar a cor da tinta.

Rodapés de madeira não pintada

Para limpar rodapés de madeira não pintada, comece por limpar o pó. Em seguida, aplique uma fina camada de um produto de limpeza e polimento para madeiras.

Limpar tetos

Por norma, os tetos não se sujam muito, a não ser que existam fumadores, esquentadores, lareiras ou fogões a lenha ou a carvão.

Para limpar tetos altos, utilize um escadote com degraus largos e com uma plataforma para pousar os instrumentos de limpeza. Aconselhamos, ainda, a utilização de uma máscara que tape a boca e o nariz e de óculos de proteção.

Se os tetos forem baixos, basta usar uma vassoura de cabo comprido e de cerdas macias ou um acessório de aspirador para limpar o pó. Se os tetos estiverem muito sujos, lave com um pano e um pouco de água e detergente multiúsos bem diluído.

Nas casas de banho, a humidade e os fungos podem levar ao aparecimento de manchas nos tetos. O ideal é que as remova logo que surjam, com um pano embebido em detergente. Caso seja um problema recorrente, aplique um produto antifúngico, seguindo as instruções do fabricante.

Há empresas que realizam este tipo de trabalhos. Se prefere confiar a sua casa a um especialista, procure um profissional com boas referências. Visite o DECO PROTESTE SELECT e encontre uma empresa validada por nós.

CONHEÇA O DECO PROTESTE SELECT

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.