Notícias

Eficiência energética: fundos para tornar a sua casa mais ecológica

27 julho 2016 Arquivado
casa mais ecologica

27 julho 2016 Arquivado
Aquecer água com recurso a energia solar, instalar janelas eficientes ou tornar a iluminação mais eficaz: se tem planos para renovar a sua casa, até dia 8 de novembro pode concorrer aos apoios do Fundo de Eficiência Energética.
Inserido no Plano Nacional de Ação para Eficiência Energética (PNAEE), o “Aviso 20 – Edifícios Eficientes 2016" tem como objetivo otimizar as condições de uso e consumo de energia num setor que representa cerca de 30% do consumo total de energia em Portugal.

O financiamento dos projetos assume a forma de subsídio distribuída de igual forma entre dois tipos de beneficiário.

  • Proprietários de andares ou moradias podem concorrer para melhorar o desempenho energético através da requalificação de sistemas de aquecimento de águas quentes sanitárias, instalação de janelas eficientes ou requalificação do isolamento térmico envolvente interior e exterior.
  • Empresas ou associações concorrem para os mesmos investimentos dos proprietários de andares ou moradias, acrescendo o item iluminação eficiente, que pretende requalificar os sistemas de iluminação interior através da substituição de luminárias ou da instalação de sistemas de gestão e controlo de iluminação.

A comparticipação do FEE pode chegar aos 60 por cento. O número de candidaturas a aprovar por beneficiário está limitado a um incentivo máximo de 7 500 euros. Ao todo, foram disponibilizados € 1.000.000 para esta medida.

Para concorrer, deverá preencher o formulário de candidatura, anexando os documentos obrigatórios. As candidaturas devem ser apresentadas através do portal eletrónico do PNAEE. Os administradores de condomínios e arrendatários também podem submeter candidaturas desde que as mesmas sejam documentadas com os mandatos dos beneficiários do incentivo FEE. É também permitido o agrupamento de beneficiários numa só candidatura para os casos de medidas que possam ser implementadas em conjunto no mesmo edifício.

Caso esteja interessado em saber mais sobre soluções energéticas ecológicas para a sua habitação, consulte o nosso portal Energias Renováveis em Casa.


Imprimir Enviar por e-mail