baterias para painéis solares

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Tenho painéis solares - vale a pena investir em baterias para armazenamento de energia?

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir Eletricidade e Energia da comunidade Energias Renováveis

5 Comentários

Filtrar por :
26/08/2025

Eu inicialmente com o surgimento das energias renováveis e concretamente os paineis solares e as baterias, fiquei apaixonada pelo sistema. Agora depois de confrontar preços e analizar a nivel ecologico as batererias já não sei se será assim tão vantajoso. Estou confusa e indecisa. No entanto na minha casa somos só duas pessoas e tenho colocados seis paineis. produzem eletricidade para dar e vender como se costuma dizer. Anterormente tinha só doi e era insuficiante. Agora surge duvida, comprar ou não bateria. Tenho que pensar melhor . Se alguem tiver uma sugestão eu aceito.

Olá, Em primeiro lugar deve analisar a produção e o consumo da sua instalação. Esta análise deve ser feita recorrendo à aplicação da marca do inversor que estiver instalado. No caso de por exemplo ser um inversor da marca SMA deve analisar esta informação na aplicação “Sunny Portal” e poderá fazê-lo no seu telemóvel ou acedendo pelo computador. Estas aplicações são gratuitas. Para a análise dos consumos deve estar instalado um medidor de consumos no quadro elétrico principal e essa informação é transmitida ao inversor através de um cabo de comunicação. Para o upgrade das baterias é imprescindível que este equipamento esteja instalado. Pode começar por uma bateria de 5kwh e posteriormente ampliar a sua capacidade até 15kwh, dependendo da marca da bateria. Contacte duas ou três empresas para verificarem se a instalação está em condições para fazer o upgrade para as baterias e compare os valores. Se desejar envie-nos essa informação para a podermos auxiliar na sua decisão. Se por outro lado não desejar fazer esse investimento nesta fase, tente utilizar ao máximo a energia produzida no decorrer do dia, por exemplo para fazer aquecimento das águas (termoacumulador) ou para climatização da habitação. Pode fazer esta atuação de forma automática por exemplo recorrendo a equipamentos da marca shelly. Obrigado, A Equipa das Energias Renováveis

12/08/2025

A minha casa é totalmente elétrica, isto é, fogão, forno, frigoríficos, arca congeladora, portões e estores elétricos. Com o apagão o meu maior receio foram os congelados e penso que a existência de bateria seria muito conveniente para evitar a perda desses alimentos. Sabendo que o investimento é grande, não será que valerá a pena para salvaguardar estas perdas?

Bom dia, Para poder fazer essa avaliação deve em primeiro lugar perceber qual a produção do seu sistema solar fotovoltaico versus o consumo da sua instalação elétrica. Pode obter esses valores no sistema de monitorização da marca do inversor que tiver instalado em sua casa. Ou seja cada marca tem a sua própria aplicação. O inversor dá-lhe a informação da produção e o medidor de consumos dá-lhe o valor do consumo. Esta informação só é possível ser visualizada se tiver sido criada uma instalação no portal da marca e o inversor tem de estar ligado à rede de internet da casa seja por wireless ou cabo. Após obtenção destes dados pode fazer a simulação da aplicação de uma ou mais baterias no programa de simulação da marca e nesse sentido verificar qual a capacidade da bateria a instalar. Este estudo também pode ser feito por uma empresa que trabalhe nesta área e assim também pode logo receber um orçamento. Com base no valor do investimento e a poupança que irá gerar consegue ter uma ideia do retorno do investimento. Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional, Com os melhores cumprimentos, A Equipa das Energias Renováveis

12/07/2025

Olá F G A compra de baterias para armazenamento de energia compensam mas a longo prazo. O inconveniente é o investimento inicial que é elevado, o que implica que só começa a dar lucro ao fim de alguns anos e como as baterias também têm uma durabilidade limitada, pelo menos na minha modesta opinião, ainda não me parece um negócio muito interessante.

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.