Nuno Rico
Especialista em Produtos Bancários
Sou economista na DECO PROteste, desde 2014, e especializei-me em produtos bancários, como créditos, contas à ordem e meios de pagamento. Comecei na banca comercial e passei pelo Banco de Portugal. Fiz diplomacia económica na REPER em Bruxelas e fui técnico no Gabinete do secretário de Estado dos Assuntos Europeus. Sou licenciado em Economia, pela Universidade de Évora.
Deste autor
39 Resultados
O que é a Euribor e qual o seu impacto na prestação do crédito à habitação?
Amortização do crédito à habitação: esclareça as dúvidas
Crédito habitação: isenção da comissão de amortização termina no final de 2025
Revolut Portugal: como obter IBAN português e aceder a mais funcionalidades
Euro digital: o que é e como poder vir a mudar os pagamentos na Europa
Habitação: 5 propostas para o Orçamento do Estado 2026
O Governo deverá apresentar a proposta de Orçamento do Estado para 2026 até ao dia 10 de outubro. Para dar resposta a um dos problemas que mais preocupa os consumidores, a DECO PROteste apresenta cinco propostas para a habitação que quer ver inscritas no orçamento do próximo ano.
Qual o banco mais barato para as famílias?
Muitos portugueses optam por contratar a maioria dos seus produtos bancários num só banco. Mas uma má escolha pode traduzir-se numa despesa anual de centenas de euros a mais. Saiba qual o melhor banco para as famílias e poupe 424 euros por ano com o mais barato.
Comprar casa depois dos 55 anos: só dois bancos com produtos à medida
Nos contratos a partir dos 55 anos, os prazos de pagamento do crédito à habitação encurtam, os seguros de vida aumentam e os apoios são nulos. Com o preço das casas em Portugal a escalar a média europeia, comprar casa nesta faixa etária pode ser quase impossível.
Fecho de agências bancárias: centenas de quilómetros para levantar dinheiro?
Quase metade dos balcões dos cinco principais bancos fecharam portas em dez anos. A escassez é mais notória no interior do País. Além de que os custos de um simples levantamento de dinheiro ou transferência ao balcão são cada vez mais pesados. A DECO PROteste exige que estes portugueses não fiquem para trás.
