Ana Santos Gomes
Team Leader da área de Digital Media
Lidera a equipa Digital Media na DECO PROteste. Acompanha temas económicos, sobretudo nas áreas de banca, seguros e impostos. Começou na rádio ainda antes de concluir a licenciatura em Ciências da Comunicação, na Universidade Nova de Lisboa. Integrou as redações da Valor, Euronotícias, OJE e Vida Económica. Foi distinguida com três Prémios de Jornalismo.
Deste autor
107 Resultados
E-lar: apoio à compra de fornos, fogões e termoacumulares elétricos tem novas regras
IMI 2026: qual a taxa de IMI no seu município?
Veja no mapa quanto é que o seu município lhe vai devolver no IRS
Novas tabelas do IRS: calcule o salário líquido que vai receber em 2026
Rendas aumentam 2,24% em 2026
E-Lar não compensa para todos. Saiba se vale a pena trocar os seus eletrodomésticos
O que é a Euribor e qual o seu impacto na prestação do crédito à habitação?
Calcule o impacto das variações da Euribor na sua prestação do crédito à habitação.
Crédito habitação: isenção da comissão de amortização termina no final de 2025
O regime que isenta de comissões o reembolso do crédito à habitação com taxa variável termina no final do ano. A DECO PROteste lamenta o fim da medida que vigorou nos últimos 3 anos, continuando a defender que a isenção se torne permanente e que a comissão cobrada nos contratos com taxa fixa passe de 2% para 0,5 por cento.
Temu e Shein: 70% dos produtos testados são inseguros
Brinquedos inseguros, colares com substâncias tóxicas e carregadores que aquecem perigosamente estão a ser comercializados ilegalmente na União Europeia e representam um risco para os consumidores. A DECO PROteste, em parceria com outras organizações de consumidores, testou 162 artigos comprados na Temu e na Shein. Quase 70% não cumprem as normas de segurança exigidas na UE.
IMI: porque algumas casas estão a pagar mais este ano?
Muitos proprietários estranharam o aumento do IMI a pagar em 2025, ainda que o município não tenha alterado as taxas, não tenha havido revisão do preço do metro quadrado, nem as casas tenham sido reavaliadas por sua iniciativa. Saiba porque alguns contribuintes podem ter tido de pagar mais IMI este ano. Para 2026 espera-se nova subida.
