Dieta da fruta (ou legumes) ou monotemáticas (ou monodietas)
Exclusivo Subscritores
Para ler, basta ter a conta no site (disponível para subscritores)
Subscrever EntrarComo funciona?
Consome-se quase exclusivamente frutas, como uvas ou ananás (que supostamente faz emagrecer devido a uma enzima digestiva, a bromelaína. Tal como existe a dieta da fruta (por exemplo, a do morango), também se podem fazer dietas com sumos de frutas ou legumes (dita da sopa ou da salada, por exemplo).
Nestas dietas monotemáticas (ou monodietas) só é permitido um tipo de alimento durante um ou mais dias. Por exemplo, durante uma semana come apenas iogurte, batidos ou sopa.
Geralmente não há horários fixos nem limites para as quantidades que pode ingerir.
Alimentos a consumir
-
Fruta
-
Legumes
Alimentos a limitar
-
Todos os restantes
Quais são os efeitos na saúde?
Este tipo de “detox” perturba o equilíbrio alimentar. Ao substituir completamente as refeições por frutas ou legumes, especialmente em forma de sumos, muitos nutrientes essenciais deixam de ser ingeridos (proteínas, fibras, ácidos gordos essenciais, certas vitaminas e minerais), o que pode representar um risco significativo para a saúde, dependendo da duração.
É fácil de seguir?
Não. Os primeiros dias são difíceis devido à intensa sensação de fome. Depois, surgem outros sintomas: fadiga, dores de cabeça, letargia e sensação de frio, entre outros. Além disso, a monotonia da ementa leva as pessoas, a curto prazo, a desistir.
É eficaz a longo prazo?
A perda de peso é rápida e bastante impressionante devido a uma restrição calórica elevada. Os defensores apregoam as dietas “detox” pelo seu efeito “purificante” do organismo, diurético e “queima-gorduras”. No entanto, este tipo de dieta não é sustentável a longo prazo e pode mesmo ser perigosa. O corpo passa a utilizar os ácidos gordos como principal fonte de energia.
Verifica-se perda de massa muscular. Ao fim de três a quatro dias, o corpo entra (tal como na dieta cetogénica) em “cetose”, um estado em que o fígado produz corpos cetónicos a partir de ácidos gordos, na falta de glucose para fornecer energia ao organismo. Estes corpos cetónicos dão uma sensação de bem-estar e têm um efeito supressor do apetite.
Após a dieta, os quilos voltam rapidamente, muitas vezes com alguns adicionais.
É adequada para todos?
Não é adequada para ninguém.
Há um custo adicional?
Não há qualquer custo adicional.
Em resumo
Vantagens
- Permite perder peso rapidamente.
Desvantagens
- Estas dietas são muito restritivas, monótonas e excessivamente hipocalóricas não devem ser prolongadas, pois são irritantes para o intestino, podem levar a carências nutricionais e são muito desequilibradas.
- Os quilos perdidos são rapidamente recuperados (e com alguns quilos extra) assim que se volta a comer normalmente.
- Não há reeducação dos hábitos alimentares.