Notícias

Bolachas marinheiras clássicas e com chia são boas opções para o lanche?

Há bons produtos no mercado, mas é preciso saber escolher. A DECO PROteste analisou 13 marinheiras clássicas e 11 marinheiras com chia e descobriu que há bons produtos. Saiba se podem ser uma boa opção para o lanche de adultos e crianças.

Especialista:
Editor:
04 julho 2025
bolachas marinheiras

João Ribeiro

As bolachas marinheiras – ou dos marinheiros, como também são conhecidas – são uma ótima opção para o lanche. Não contêm açúcar adicionado e integram poucos ingredientes: farinha de trigo, azeite, levedura e, por vezes, sal e extrato de malte de cevada. A simplicidade da receita é uma boa razão para a sua procura crescente como opção de snacks saudáveis. Se quiser dá-las às crianças, é ainda mais importante optar pelas versões sem ou com pouco sal – convém que não ultrapassem cerca de um grama por 100 gramas. É claro que, de vez em quando, pode ceder à bolacha maria ou às bolachas dirigidas às crianças, desde que escolha as mais bem classificadas. Mas, claro, o melhor será sempre optar pelo pão, de preferência integral ou de mistura.

No que respeita às marinheiras, a DECO PROteste analisou 13 marinheiras clássicas e 11 marinheiras com chia. Os resultados indicam que há produtos bastante bons, mas convém estar atento, porque a qualidade nutricional destas bolachas varia bastante.

Compare 24 bolachas marinheiras

Como foram avaliadas as bolachas

Para avaliar as marinheiras, os especialistas da DECO PROteste recorrem a um algoritmo próprio, que permite determinar as melhores escolhas dentro da mesma categoria. Para tal, analisam a lista de ingredientes e a informação nutricional disponíveis nos rótulos, e aplicam o algoritmo do Nutri-Score para determinar a qualidade nutricional global. São ainda considerados os aditivos e o número de ingredientes ultraprocessados, que indica o grau de processamento do produto. A Qualidade Global, traduzida numa pontuação entre 0 e 100, resulta da ponderação destes parâmetros.

O algoritmo do Nutri-Score tem em consideração o valor energético, as gorduras saturadas, os açúcares e o sal, todos nutrientes a limitar, e que, por isso, são considerados pontos negativos. Por outro lado, o teor em fruta, legumes e leguminosas, bem como o teor em fibra e proteína, são pontos positivos.

Nutrição pode melhorar em quase metade

Do ponto de vista exclusivamente nutricional, pouco mais de metade das marinheiras clássicas obteve classificação positiva. Dois produtos alcançaram a nota máxima – muito bom, ou A, na escala Nutri-Score (varia entre A e E), e meia dúzia de bolachas, medíocre ou classificação D.

Na versão com chia, a avaliação é menos favorável. Apenas uma marca tem boa qualidade (B, na escala Nutri-Score) e três obtiveram nota negativa.

Em termos calóricos, os dois tipos de bolachas são praticamente idênticos. As marinheiras clássicas contêm 421 kcal por 100 gramas, e a versão com chia, 428 kcal. Se consideramos uma dose equivalente a três bolachas (cerca de 27 gramas), isto significa cerca de 115 kcal por dose.

Gordura saturada e sal: as melhores e as piores 

No reino das gorduras, as saturadas são as que mais prejudicam a saúde, por contribuírem, por exemplo, para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Neste parâmetro, os valores variaram entre 1,3% e 2,3 por cento. Já no sal, tanto temos bolachas sem este ingrediente, como outras com 1,5 por cento.

Bolachas pouco processadas

Além das calorias, da gordura saturada e do sal, a DECO PROteste esmiuçou o uso de aditivos e outros ingredientes ultraprocessados. Os resultados são bons.

Em geral, as marinheiras não contêm aditivos e outros ingredientes indicadores de processamento, como aromas e soro de leite em pó, por exemplo. É, porém, fundamental consultar o rótulo para confirmar esta ausência. Não sucede em todos os casos.

Quanto menos aditivos, melhor. A este respeito, seis clássicas e cinco marcas com chia não contêm quaisquer aditivos. As restantes incluem aditivos toleráveis. Trata-se do E322, ou seja, lecitina de soja ou girassol, bastante utilizada na produção alimentar como emulsionante, para homogeneizar duas ou mais substâncias que não se ligam entre si. Por vezes, também se encontra o antioxidante E330 ou ácido cítrico.

Os aditivos são os únicos ingredientes indicadores de processamento encontrados nas bolachas marinheiras, o que significa que, em geral, são pouco processadas. 

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar