Bolachas para crianças demasiado doces
Em 26 bolachas para crianças analisadas, apenas uma se salva do açúcar e da gordura saturada em excesso. Também é difícil encontrar bolachas sem aditivos.

O ar infantil das bolachas para crianças em forma de animais esconde ingredientes que de inocente pouco têm. As 26 bolachas de criança analisadas pela DECO PROteste não são um petisco saudável, tal como a generalidade das bolachas, pela abundância de açúcar e de gordura saturada. Interpretar o rótulo, sobretudo a lista de ingredientes e a declaração nutricional, não é para todos. Além do açúcar, das farinhas e do sal, as bolachas para crianças têm aditivos e são demasiado processadas. A maioria não passa na avaliação nutricional.
Quais as melhores bolachas para crianças?
Não é fácil encontrar bolachas que equilibrem valor nutricional, aditivos e grau de processamento. Ofereça-as esporadicamente às crianças e com consulta prévia da lista de ingredientes. Opte pelas que tenham menos açúcar, gorduras saturadas, aditivos e aromas.
Que ingredientes têm as bolachas para crianças?
Das listas de ingredientes fazem parte aditivos e outras substâncias indicadoras de um maior grau de processamento. Ou seja, as bolachas para crianças estão longe de serem bolachas inofensivas. Na maioria, os aditivos são aceitáveis e toleráveis.
No entanto, em quatro marcas há aditivos pouco recomendáveis (fosfato de diamido acetilado (E1414), difosfatos (E450) e o polirricinoleato de poliglicerol (E476), usados como gelificante, levedante e emulsionante) e em duas detetou-se um aditivo a evitar. Trata-se de dois corantes de caramelo: E 150 d e E 150 c. Ambos são identificados em estudos científicos como suspeitos de conterem substâncias não desejadas: THI (imunotóxico) e o 4-MEI, potencialmente cancerígeno. Ainda assim, segundo a EFSA - Agência Europeia para a Segurança dos Alimentos, a estimativa de exposição a estes constituintes não é motivo de preocupação. Para quem não tolera bem sulfitos, o E 150 d é igualmente de evitar.
Cerca de metade das bolachas para crianças contêm muitos ingredientes ultraprocessados. E quais são? Alguns aditivos, a fibra, a proteína e o glúten adicionados, o xarope de glicose, a frutose e os aromas, por exemplo. Tendo em conta a composição nutricional, a qualidade destas bolachas é sofrível. Positivo é o facto de os edulcorantes não constarem em nenhuma bolacha.
O que pode ser considerado um ponto positivo é o facto de algumas marcas venderem as bolachas em saquetas, o que poderá atenuar a tentação de comer o pacote inteiro. Em média, 100 gramas contêm 470 quilocalorias. Como as saquetas pesam entre 15 e 50 gramas, as calorias descem consideravelmente.
Bolachas pouco ou nada nutritivas
E o que dizer da parte nutricional? A maioria reprova na avaliação nutricional global, realizada com base no algoritmo do Nutri-Score. Apenas uma marca pode proclamar-se nutricionalmente boa, uma vez que não tem açúcares adicionados.
A gordura saturada oscilou entre um máximo de 12 gramas por 100 gramas e um mínimo de 1 por cento. Os teores de açúcar, principais responsáveis pelas classificações negativas, chegam aos 29 por cento. Ao açúcar juntam-se, por vezes, as gorduras saturadas, o sal e a pouca fibra.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |