Bolachas digestivas com aditivos e demasiado processadas
A maioria das bolachas digestivas estudadas é avaliada negativamente, devido à quantidade de ingredientes processados e à utilização de aditivos.

Já comprou bolachas digestivas a pensar que seriam mais saudáveis do que as outras? Pois bem, basta ler o rótulo para deduzir que a quantidade de gordura, de açúcares e de sal, e a inclusão de aditivos e ingredientes ultraprocessados elimina qualquer benefício atribuído a este produto. Conclusão corroborada pelo estudo da DECO PROteste a 49 marcas de bolachas digestivas. Nenhuma passa no crivo nutricional. Versão tradicional ou com aveia, simples ou com cobertura de chocolate, extrafinas ou clássicas... O desfecho é semelhante, independentemente das variações. Consulte os resultados completos do teste.
Quais as melhores bolachas digestivas?
Aditivos e ingredientes processados em excesso
É difícil encontrar bolachas digestivas sem aditivos ou outros ingredientes indicadores de um maior grau de processamento. O lado menos negativo é que grande parte dos aditivos são aceitáveis e toleráveis. As cinco marcas que se dizem “sem açúcares” ou “sem açúcares adicionados” juntam edulcorantes, sobretudo o maltitol, por vezes, em combinação com o isomalte. O consumo excessivo de ambos pode ter efeitos laxativos. Outras cinco marcas adicionam aditivos pouco recomendáveis: difosfatos (E450, levedante), ésteres mono e diacetiltartáricos de mono e diglicéridos de ácidos gordos (E472e, emulsionante), polirricinoleato de poliglicerol (E476, emulsionante) ou amido modificado (14xx).
A profusão de aditivos (edulcorantes e emulsionantes incluídos) e de ingredientes como xaropes, dextrose, fibra, proteína vegetal adicionada e aromas significam mais processamento. Com maior ou menor número, nenhuma amostra consegue escapar a estes ingredientes. Fazendo contas à composição nutricional e aos ingredientes, a qualidade das bolachas digestivas é, no máximo, aceitável.
O que resta fazer a quem não resiste a umas bolachinhas digestivas? Consultar a lista de ingredientes e comprar aquelas que se apresentam com menos açúcar, gorduras saturadas, sal, aditivos e aromas. O que pode servir para refrear a tentação de comer o pacote inteiro é haver marcas que distribuem as bolachas por saquetas. Um quinto das amostras contêm saquetas, cada uma com 28,5 a 48 gramas de bolachas.
Bolachas com açúcares, gordura e sal sem moderação
Três marcas apenas, segundo a escala do Nutri-Score, são aceitáveis. Nas digestivas finas com cobertura de chocolate, o teor mais alto de gordura saturada atinge os 14%, enquanto o mais baixo se fica pelos 1,5 por cento. O valor mais elevado de açúcares atinge os 33 por cento.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |