Atum em lata: descubra as melhores marcas e as conservas com menos sal
O atum em óleo é o campeão da conserva. O teste a 20 marcas revela resultados bastante bons no geral. As amostras do supermercado conseguem vencer as marcas tradicionais. Mas a DECO PROteste alerta para o uso excessivo de sal e o mau estado de algumas latas.

O atum em óleo é o produto em conserva preferido dos portugueses. O resultado impressiona ainda mais pelo facto de o pescado ser também o produto em lata mais consumido pelas famílias. Seguem-se as leguminosas, a carne, as frutas e polpas e, por último, os vegetais em conserva.
O atum em lata é uma forma cómoda de consumir peixe. Entre as 20 marcas testadas, o preço por 100 gramas de peso líquido escorrido oscila entre 1,03 e 2,63 euros. Se optar pela Melhor do Teste e Escolha Acertada, poupa, em média, 1,38 euros por 100 gramas de peixe, no confronto com a média das marcas testadas.
Num país entre os maiores consumidores de peixe do mundo, pergunta-se: comer o atum em óleo é seguro e bom para a saúde? Sim. As análises atestam a qualidade deste produto tão apreciado. Mas há alertas importantes e recomendações.
Maioria das conservas de atum é bastante boa
No caso do atum enlatado, barato é sinónimo de bom. Há 16 marcas com boa ou muito boa qualidade e, entre as oito primeiras, estão três conservas exclusivas de cadeias de supermercado. Nenhuma marca recebeu nota negativa. Há, porém, produtos a passar à tangente, devido a microrruturas nas embalagens.
A DECO PROteste escrutinou vários parâmetros: o estado das embalagens, o peso líquido e o peso líquido escorrido, o resíduo aquoso, a quantidade de sal e de mercúrio, a estabilidade e a esterilidade das conservas, a rotulagem e a fundamental análise sensorial, que, além da prova, incluiu um exame do conteúdo.

Baixo teor de mercúrio, demasiado sal no atum em óleo
Acesso exclusivo a subscritores!
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .