A grande popularidade das consolas de videojogos, como a PlayStation 5 ou a Xbox Series X, tem justificado a elevada procura por televisores que sirvam também como o ecrã ideal para sessões de gaming. Os fabricantes de televisores têm implementado especificações direcionadas para os jogadores, como a predefinição de imagem “Modo de Jogo”, as taxas de fluidez de 120, 144 ou mesmo 165 hertz (Hz) ou o modo de jogo com HDR, por exemplo. Se é subscritor DECO PROteste e procura um televisor para gaming, faça login para ver os melhores do teste.
 
Ver mais
Filtrar por

Especificações relevantes

As especificações mais relevantes que os fabricantes de televisores destacam para os jogadores são a frequência do ecrã (Hz - hertz); o freesync e o VRR (além do G-Sync); e o HDR e "Modo de Jogo".

Frequência do ecrã

A frequência do ecrã pode oscilar entre 50 e 165 hertz. Existem diferenças notórias entre jogar com 60 ou 120 Hz, especialmente quando os ecrãs são maiores. Quando se joga a 60 Hz, nota-se algum arrasto e duplicação de imagens, o que não acontece quando se joga a 120 hertz. Jogar com uma frequência mais alta implica uma melhor fluidez e qualidade de imagem, que pode variar também consoante o jogo.

FreeSync, G-Sync e VRR

FreeSync, G-Sync e VRR são sistemas semelhantes, que fazem com que a placa gráfica da consola comunique com o televisor, para que possa ajustar a frequência do ecrã (Hz) de acordo com a fluidez das imagens devolvida pela consola a cada instante. O VRR (variable refresh rate) é muito comum em televisores de gama alta. O FreeSync (AMD) é um sistema VRR que não exige hardware específico no televisor, ao contrário do G-Sync (NVIDIA) que necessita desse hardware, o que leva a que haja menos televisores compatíveis com este último sistema. No caso das televisões inteligentes (smart TV) é mais importante a compatibilidade com VRR e FreeSync do que com G-Sync, uma vez que ambas as consolas usam placas gráficas AMD.

HDR e "Modo de Jogo"

O HDR funciona de uma forma satisfatória nos jogos e a sua utilização implica um acréscimo de contraste e de visibilidade nas zonas mais claras e mais escuras das imagens. Em televisores com um brilho mais limitado, o efeito será bastante menos notório. Se o HDR estiver ligado nas consolas, todos os televisores comutam para HDR automaticamente.

Há vários televisores a disponibilizar o “Modo de Jogo”, ou seja, uma predefinição de imagem concebida para consolas de videojogos. Em regra, estes televisores selecionam automaticamente esse modo de imagem, a partir do momento em que detetam a consola numa entrada HDMI.