Os testes que fazemos indicam que a diferença de nitidez na visualização de conteúdos 4K começa a ser percetível nos ecrãs a partir das 46 polegadas. Nas 55 polegadas ou mais, torna-se muito notória. Atualmente, muitos modelos acima das 40 polegadas e quase todos com mais de 55 polegadas incluem painéis 4K. Se procura uma televisão deste tipo, faça login na sua conta para ver a lista ordenada pelos melhores modelos. Ver mais
Filtrar por

Produtos guardados

0

Ver menos
    Remover todos
    Os televisores full-HD têm 1080 linhas horizontais de resolução. Nos modelos 4K (ultra-HD), a resolução é duplicada na horizontal e na vertical (3840 x 2160 píxeis), mas este aumento não se traduz numa melhoria linear da nitidez em todos os ecrãs. Já existem à venda modelos com um nível de resolução ainda maior ( 8K), que duplicam novamente o número de pixéis no ecrã no plano horizontal e vertical. Os poucos equipamentos com esta resolução pertencem a uma gama alta, são dispendiosos e começam nas 55 polegadas de diagonal. Além disso, as análises que temos feito mostram que as diferenças de nitidez entre um painel 4K e um 8K são praticamente impossíveis de detetar.

    São poucos os canais, dos incluídos nos pacotes dos operadores de televisão, disponíveis em 4K. Esta resolução está presente sobretudo em serviços de streaming de vídeo, como Amazon Prime Video, Netflix Premium e YouTube, e consolas de jogos recentes, como Sony PS5/PS4 Pro ou Microsoft Xbox Series S/X ou One X. Ou seja, as televisões 4K e, mais ainda, os 8K têm de recorrer com frequência ao upscaller. Como funciona? Se estiver a ver um vídeo full-HD (1080 linhas) num televisor ultra-HD (3160 ou 6320 linhas), o sistema preenche as linhas em falta por interpolação. A qualidade do upscaller é, assim, determinante para a qualidade da visualização de conteúdos de resolução inferior.