A Samsung é a gigante tecnológica sul-coreana, que ocupa uma posição de grande destaque no mercado de televisões, tendo conquistado uma fatia muito significativa do mercado global deste tipo de produtos. Em Portugal, a Samsung também detém uma quota de mercado muito significativa. Se é subscritor e procura uma TV desta marca, faça login para ver os melhores televisores do nosso teste. Ver mais
Filtrar por

Produtos guardados

0

Ver menos
    Remover todos

    Tecnologia TVs Samsung

    A principal aposta deste fabricante têm sido os painéis LCD com elementos Quantum-Dot (de designação comercial "QLED"). Foi em 2022 que a marca apresentou os seus primeiros modelos baseados na tecnologia OLED. Nestes, o fabricante coreano, introduziu pela primeira vez, uma camada de elementos quantum-dot a trabalhar em conjunto com um painel OLED, surgindo assim, uma nova tecnologia híbrida de painéis, designada de "QD-OLED". O objetivo desta passa por manter os níveis de contraste dos ecrãs OLED, mas complementados com níveis de brilho mais altos e uma reprodução de cores ainda mais fidedigna. 

    Os modelos mais baratos, recorrem a painéis LCD convencionais. No portfólio do fabricante, constam ainda alguns ecrãs de resolução 8K, mas com fraca adesão por parte dos consumidores; sobretudo pela falta de conteúdos nessa resolução. Outra aposta da Samsung passa pela tecnologia MicroLED, com um elevado potencial de qualidade de imagem, mas que até ao momento, apresentam preços muito altos. 

    Nas televisões de gama mais elevada do fabricante coreano, podemos contra com nível muito de bom na componente estética, na qualidade de construção, e na compatibilidade:

    • com os principais formatos de HDR (HDR 10, HDR 10+ Gaming, HDR10+ Adaptive e HLG);
    • com os sistemas multicanal de áudio com algum efeito envolvente, através da tecnologia Object Tracking Sound;
    • com o Dolby Atmos.  É ainda usual a presença dos protocolos AirPlay e Cast, para facilitar o streaming a partir de equipamentos Apple e Android.

    Gaming

    Em particular nos TVs de gama alta da Samsung, vai encontrar um conjunto de funcionalidades pensadas para quem aprecia jogos:

    • entradas HDMI 2. 1 (resoluções até 4K a 120Hz);
    • compatibilidade com o Freesync;
    • modo de imagem específico para jogo (reduz a latência), para o qual o televisor comuta de forma automática ao iniciar, por exemplo, uma consola de jogos. Tudo isto, com um acesso simples, através da “Game Bar”, que integra funcionalidades, tais como a possibilidade de ampliar uma zona da imagem especifica (ex: mapa do jogo).

    Com a Samsung Gaming Hub, tem acesso a alguns serviços de streaming de jogos, tais como a Xbox game pass ou a NVidia Geforce now. Caso tenha alguma destas subscrições, basta usar um comando compatível, como os das Xbox ou PlayStation mais recentes, e pode jogar a títulos de elevada capacidade gráfica, sem necessidade de usar uma consola de jogos ou PC.

    Usabilidade

    A usabilidade destes televisores é bastante boa. O sistema operativo Tizen, está muito bem concebido e conta com ampla compatibilidade com apps de streaming (ex: Netflix, YouTube, Spotify, etc). Já os comandos remotos dos televisores da Samsung, podem obrigar a um período de adaptação inicial. Isto devido ao seu desenho minimalista, com a presença de poucas teclas de acesso direto (faltam desde logo, as numéricas). No entanto, passado o período de adaptação, a experiência de utilização é boa. De salientar ainda que alguns destes comandos contam com a possibilidade de carregamento solar.

    Contam ainda com um dashboard de dispositivos IoT que tenha ligados na sua rede doméstica disponível no ecrã do seu televisor. Ou seja, aparelhos como câmaras de segurança, iluminação conectada, ou mesmo máquinas de lavar roupa IoT podem ser monitorizadas a partir do televisor.

    Assistente de voz

    Conta com a Amazon Alexa e o Bixby, que é proprietário da Samsung. É particularmente útil, por exemplo, para fazer buscas de conteúdos de vídeo por voz (ex: procurar por um determinado vídeo no YouTube, sem necessidade de teclar o título).

    Alguns dos televisores da Samsung, contam ainda com uma solução muito interessante para esconder cabos: a one connect box. Esta consiste numa caixa, onde estão integradas todas as ligações, e que liga por um único cabo ao televisor.