Samsung Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6: conheça os novos telemóveis dobráveis
A DECO PROteste analisou em laboratório os novos modelos de telemóveis dobráveis Galaxy Z Fold 6 e Z Flip 6 da Samsung, que a empresa apresentou no início de julho. Conheça as principais novidades face aos modelos anteriores.

Após o lançamento das várias versões do Galaxy S24, a Samsung renova agora os seus dois modelos de smartphones dobráveis: o Galaxy Z Fold 6 e o Galaxy Z Flip 6.
Para apurar quais as principais diferenças entre os modelos novos e os anteriores, a DECO PROteste revela os resultados dos testes em laboratório, onde as funcionalidades e as características dos telemóveis são postas à prova.
Para ter acesso aos resultados detalhados destes aparelhos, consulte o comparador de telemóveis da DECO PROteste e selecione o equipamento mais adequado para si.
VER RESULTADOS E PREÇOS DE TELEMÓVEIS
Samsung Galaxy Z Fold 6
O Galaxy Z Fold 6 representa um passo em frente para o segmento de telemóveis dobráveis. O novo modelo apresenta um mecanismo de dobragem mais refinado, um design aperfeiçoado e um desempenho mais elevado.
A versão básica do Galaxy Z Fold 6 com 12 GB de RAM e 256 GB de memória interna tem um preço inicial de 2069 euros — mais 100 euros do que o Galaxy Z Fold 5.
Novo design apresenta melhorias face ao modelo anterior
O Galaxy Z Fold 6 apresenta um design mais retangular em comparação com os modelos anteriores, com uma dobradiça melhorada que minimiza a visibilidade da zona de dobragem do ecrã.
O dispositivo é ligeiramente mais estreito e mais leve, o que proporciona uma experiência de utilização mais confortável.
Tanto o ecrã interior como o exterior apresentam um brilho mais elevado, cores precisas e uma taxa de atualização adaptativa de 120 Hz para uma visualização suave.
Desempenho e memória garantem utilização sem espinhas
Quanto ao desempenho, o Galaxy Z Fold 6 está equipado com o novo e potente processador Snapdragon 8 Gen 3, o que garante uma experiência de utilização ainda mais responsiva.
O dispositivo também suporta redes 5G e oferece carregamento sem fio. Mas o Wi-Fi 7, um recurso presente no modelo principal do Galaxy S24, não está disponível no Galaxy Z Fold 6. Contudo, o desempenho do wi-fi continua a ser excelente.
A bateria, com a mesma capacidade do modelo anterior (4400 mAh), proporciona cerca de 33 horas de autonomia com o ecrã definido para o brilho médio — mais uma hora que o antecessor.
O dispositivo possui ainda certificação IP48, o que significa que é resistente à agua, podendo ser imerso até 1,50 metros de profundidade durante 30 minutos. É também bastante robusto, tendo mostrado apenas pequenas mossas na estrutura após o exigente teste de resistência a quedas da DECO PROteste. Já a dobradiça continua a funcionar sem problemas mesmo após o teste de 50 000 aberturas e fechos do aparelho.
Câmara permite boas fotografias com pouca iluminação
O compartimento da câmara do Galaxy Z Fold 6 mantém-se praticamente inalterado em relação ao modelo anterior, com uma ligeira melhoria na reprodução de cores e um desempenho ligeiramente melhor, especialmente em fotografias tiradas em ambientes com pouca luz.
Galaxy Z Fold 6 ou Galaxy Z Fold 5: qual escolher?
Se pretende obter o máximo desempenho, o Z Fold 6 é a melhor escolha. Por um preço mais baixo e com um desempenho ligeiramente inferior, o Z Fold 5 continua a ser uma boa opção.
Samsung Galaxy Z Flip 6
O Galaxy Z Flip 6 dá um pulo face ao seu antecessor (Galaxy Z Flip 5) ao garantir uma melhoria significativa, especialmente ao nível da fotografia e do desempenho.
O design compacto e as novas funcionalidades do ecrã externo tornam-no um dispositivo atrativo para os utilizadores que procuram um dispositivo elegante e de elevado desempenho.
A versão básica do Z Flip 6 com 12 GB de RAM e 256 GB de memória interna custa a partir de 1249 euros, pelo que mantém o patamar de preço do Z Flip 5.
Ecrãs interno e externo exibem desempenho positivo
O dispositivo abre-se para revelar um ecrã interno de 6,7 polegadas com luminosidade ainda mais elevada, cores equilibradas e uma taxa de atualização de 120 Hz. O ecrã externo de 3,4 polegadas apresenta melhorias, o que permite o acesso a widgets e a algumas funções da câmara.
O software está otimizado para tirar o máximo partido da natureza dupla do dispositivo. Isto permite que as tarefas iniciadas no ecrã externo continuem quando o telefone estiver aberto.
Processador, bateria e resistência levam boa nota
Sob o invólucro, está presente o novo e poderoso processador Snapdragon 8 Gen 3, associado a uma maior quantidade de memória RAM (12 GB em vez dos 8 GB do modelo antecessor), o que garante um desempenho superior.
A bateria recebe um aumento para 4000 mAh e permite agora mais de 35 horas de utilização com uma carga completa, com o brilho do ecrã médio.
O dispositivo tem também certificação IP48, o que significa que é resistente à agua, podendo ser imerso até 1,50 metros de profundidade durante 30 minutos. É um modelo bastante robusto, tendo passado incólume em todos os testes de resistência da DECO PROteste, como chuva ou imersão em água, quedas, e aberturas e fechos repetidos do ecrã.
Nova câmara fotográfica alcança níveis muito bons
O Galaxy Z Flip 6 possui uma câmara principal de 50 megapixéis, uma melhoria significativa em relação aos 12 megapixéis do modelo anterior. A qualidade dos vídeos e das fotografias atinge agora níveis excelentes.
Galaxy Z Flip 6 ou Galaxy Z Flip 5: qual escolher?
Caso queira uma melhor câmara, mais desempenho e memória, o Z Flip 6 é a melhor escolha. Já se prefere um preço mais baixo em detrimento de uma câmara mais recente ou um desempenho superior, o Z Flip 5 continua a ser uma boa opção.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |