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Recebeu um e-mail com denúncia à DECO PROteste? Pode ser phishing

Se lhe chegou uma mensagem a dar conta de uma reclamação junto da DECO PROteste, analise-a bem. Pode ser fraude.

Especialista:
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29 setembro 2025
Homem adulto sentado no sofá da sala com um portátil à frente e com ar preocupado

iStock

Há um e-mail a circular que usurpa a identidade da instituição em nome da qual pretende falar, a DECO PROteste: “Informamos que recebemos uma informação registrada [sic] por um de seus clientes através da plataforma DECO PROteste. Pedimos que verifique os detalhes da reclamação o quanto antes para tomar as providências necessárias e evitar maiores contratempos. Confira os detalhes abaixo”.

Fraude online printscreen

A mensagem fraudulenta que utiliza a imagem institucional da DECO PROteste: trata-se de uma tentativa de phishing.

Se recebeu esta mensagem que aqui reproduzimos, apague-a e não siga os links que são indicados nos “detalhes abaixo” a que se refere. É uma tentativa de phishing, ou seja, roubo de dados do destinatário da mensagem para fins fraudulentos.

Pode, eventualmente, instalar malware (como spyware ou keyloggers). Este tipo de software pode implicar o acesso indevido a informação confidencial e, em alguns casos, a pedidos de resgate.

O risco, neste caso, é maior porque a mensagem tenta reproduzir as notificações que a DECO PROteste envia efetivamente às empresas que são alvo de reclamações dos consumidores.  No entanto, nunca são enviados links, e as respostas são sempre enviadas por e-mail. Na dúvida, pode contactar a DECO PROteste diretamente. 

Verifique a segurança dos sites que visita

 

Printscreen plataforma reclamar

Esta é a mensagem correta que a DECO PROteste utiliza para comunicar uma reclamação.

Riscos a ter em atenção para evitar phishing

O que fazer se receber um e-mail suspeito?

Se o conteúdo de uma mensagem parece suspeito ou inesperado, é porque, na verdade, pode mesmo tratar-se de fraude. Desconfie de conteúdos como prémios em sorteios, transferências de somas injustificadas de dinheiro, ofertas de trabalho para as quais não se candidatou, ou encomendas não realizadas estão entre os conteúdos mais habituais.

Desconfie de mensagens com endereços estranhos ou escritos em português incorreto (é o caso da mensagem citada). Assegure-se de que o endereço eletrónico é real e correto (era claramente falso, no caso da mensagem que citámos), ou seja, se corresponde ao da empresa de onde se diz proveniente.

Comprove a autenticidade do nome do remetente. Se não o conhece, não abra a mensagem.

Não aceda ao site do banco através de links enviados em e-mails, como newsletters. Evite também fazê-lo a partir dos Favoritos, do Histórico ou de resultados apresentados em motores de busca. O ideal é digitar sempre o endereço na barra do browser.

Termine sempre a sessão quando aceder ao website do seu banco.

Consulte periodicamente a sua conta bancária.

Consulte a lista de instituições autorizadas a prestar serviços bancários no site do Banco de Portugal.

Não envie o seu nome de utilizador, código de acesso ou cartão-matriz por e-mail.

Passe o rato sobre links para ver o destino real antes de clicar.

Altere com frequência a palavra-passe.

Tenha especial cuidado ao descarregar ficheiros enviados como anexos, mesmo que sejam de contactos conhecidos.

Não abra anexos de mensagens não solicitadas, mesmo que pareçam enviadas por conhecidos. O computador ou a conta de um amigo que estejam comprometidos podem disparar e-mails malignos. Desconfie se parecer que a mensagem foi enviada para toda a lista de endereços dessa pessoa.

Nunca insira dados pessoais em páginas que não garantam uma ligação segura, isto é, que não comecem por https://.

Mantenha o seu computador, telemóvel ou tablet atualizados.

Atualize regularmente o antivírus do computador. Não há defesas 100% eficazes para software maligno. Mas correr regularmente o antivírus e o anti-spyware e ter uma firewall ativada impedem algumas ameaças.

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