Dicas

5 dicas para se proteger em jogos e aplicações online

Os jogos e as apps são bons companheiros para espairecer e divertir-se, mas podem implicar muitos riscos para os quais deve estar vigilante. Siga as dicas para se precaver.

27 dezembro 2022
Homem com boné na cabeça e óculos, sentado numa cadeira a olhar para um ecrã onde joga um jogo de computador. Punho para cima mostrando vitória

iStock

O preconceito de que os videojogos fazem mal à saúde tem cada vez menos adeptos nos dias que correm. A verdade é que, se incluir o exercício físico no seu quotidiano e se monitorizar o tempo que passa em frente ao ecrã, estes passatempos podem até ser benéficos.

As aplicações e os jogos online permitem explorar a criatividade, estabelecer ligações com amigos e desenvolver o pensamento estratégico. Mas, se não adotar alguns cuidados, pode correr o risco de criar dependência, adotar comportamentos indesejados ou divulgar dados que não gostaria de partilhar

Não se identifique com o seu rosto e nome verdadeiro

Quando estiver a criar o seu perfil numa plataforma de jogos, evite recorrer a fotografias que incluam o seu rosto ou inserir o seu nome verdadeiro. Divulgar estes dados pode ser suficiente para o colocar em risco. 

Opte por escolher uma alcunha ou um pseudónimo que não revele informações pessoais. Se tiver dificuldade em pensar num nome, existem certas plataformas de jogos que oferecem sugestões. 

No caso da imagem de perfil, caso a plataforma não disponibilize uma seleção de avatares por onde escolher, pode utilizar a internet para procurar uma imagem de que goste, desde que a mesma não tenha direitos de autor que impeçam que seja usada.

Não forneça dados sobre a sua idade e a sua localização 

O ideal é que não revele informações pessoais que possam comprometer a sua segurança, como idade, características físicas ou localização. No caso dos jogos, não deve partilhar essas informações com outros jogadores, pois nunca se sabe quem está do outro lado do ecrã. Já nas aplicações, pode limitar o acesso à sua localização nas definições do seu dispositivo.

Defina palavras-passe fortes

Deve escolher uma palavra-passe forte para as plataformas de jogos e de aplicações, que contenha maiúsculasminúsculas, números e carateres especiais como !, ?, % ou &. A regra de ouro é que seja o mais elaborada possível para dificultar o acesso de terceiros. Utilize uma palavra-passe única para cada conta e não a partilhe com ninguém.

Caso tenha dificuldades em memorizar palavras-passe diferentes, pode utilizar um gestor de passwords para ajudar. Pode ainda proteger as contas mais importantes com autentificação por dois fatores, se o seu sistema operativo o permitir.

Evite descarregar jogos de plataformas duvidosas 

É importante que adquira os jogos apenas em lojas ou plataformas oficiais. Garantida a segurança da plataforma, opte pelas versões pagas dos conteúdos. A tentação de fugir aos preços elevados de certos jogos, ao encontrar opções mais baratas ou mesmo gratuitas, pode ser sedutora. Mas não caia nas armadilhas. Existe o grande risco de uma plataforma pouco fiável querer ficar com o seu dinheiro ou fazer com que descarregue vírus no seu computador.

Se tiver dúvidas sobre a legitimidade de um site, a DECO PROTESTE disponibiliza uma ferramenta online que ajuda a determinar se uma hiperligação é segura.

DESCUBRA SE O SITE É SEGURO

Garanta que as apps não requerem assinatura

Quando instala e abre uma aplicação no smartphone ou no tablet, o seu dispositivo pode pedir acesso a certos recursos (por exemplo, câmara ou microfone) ou a dados pessoais (por exemplo, contactos ou fotografias), pelo que deve ser muito cuidadoso. 

Deve garantir que a aplicação é de confiança. Verifique as reviews de outros utilizadores e instale um antivírus para detetar eventual malware. Se não pretende qualquer fidelização, certifique-se de que a aplicação não requer nenhuma assinatura para a sua utilização. Mantenha-se atento aos avisos e pedidos de autorização, para não ter surpresas desagradáveis quando lhe faltar dinheiro na conta bancária.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.