Burla com QR Code: o que é o QRishing e como evitar?
Os códigos QR (ou QR codes) tornaram-se populares nos últimos anos para aceder a menus de restaurantes, informações em museus ou realizar pagamentos. Há uma burla que consiste em usar códigos QR falsos para roubar dados. Saiba o que é o QRishing e como se pode proteger.

Muito populares, os códigos QR (ou QR codes) são um alvo dos cibercriminosos, que os utilizam para roubar dados. A prática é conhecida por QRishing.
Um QR Code (em inglês, quick response code, ou código de resposta rápida) é um tipo de código de barras bidimensional que pode armazenar uma grande quantidade de informações, como endereços URL, números de telefone, textos, e-mails, localizações e muito mais.
Ao nível da estrutura, estes códigos são compostos por módulos pretos e brancos dispostos numa grade quadrada. Os padrões pretos e brancos representam dados binários que podem ser decodificados por um leitor de códigos QR. Tipicamente, este é uma app específica, embora já esteja integrada de origem no iOS e no Android.
Para ler um código QR, precisa de um dispositivo com câmara e de uma aplicação que leia este tipo de códigos. Ao apontar a câmara para o código QR, a app decodifica os dados e apresenta-os num formato legível.
Conheça as vantagens de usar códigos QR e veja os cuidados a ter.
Vantagens e aplicações dos códigos QR
O armazenamento de dados é uma das grandes vantagens dos códigos QR, que podem conter mais informações do que os códigos de barras unidimensionais. Mas há outros benefícios.
- Leitura rápida: são lidos rapidamente e com precisão pelos leitores de códigos QR.
- Acesso fácil: qualquer pessoa com um smartphone e uma app que leia QR codes pode aceder a estes códigos.
- Versatilidade: podem ser usados para uma variedade de propósitos, como partilhar informações, direcionar para websites ou fazer pagamentos.
Os códigos QR aplicam-se a várias situações:
- no marketing, em promoções, cupões e cartões de fidelização;
- em pagamentos móveis ou transferências bancárias;
- em bilhetes para eventos ou transportes públicos;
- para acompanhar encomendas e produtos;
- para partilhar informações, como contactos, menus e informações de produtos.
Como evitar o QRishing
A burla com o código QR começa com a vítima a ler um QR code falso com o seu telefone. Nesse momento, é direcionado para um site fraudulento, que se parece com um site seguro e legítimo. Enganado, o utilizador fornece os seus dados pessoais ou bancários, que são depois usados pelos cibercriminosos para realizar atividades fraudulentas.
Para evitar esta burla, esteja atento à origem do código QR. Evite digitalizar códigos em locais públicos ou de fontes desconhecidas. E siga estes passos:
- use um antivírus atualizado, que pode detetar e bloquear sites fraudulentos;
- não forneça dados confidenciais em sites desconhecidos, ou seja, nunca digite os seus dados bancários ou passwords em sites que não conhece ou que não lhe inspirem confiança;
- verifique o URL antes de clicar, certificando-se de que corresponde ao site a que espera aceder. Use a ferramenta da DECO PROteste para ver se o site é seguro.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |