Como identificar e-mails fraudulentos
Para não ter surpresas desagradáveis ao abrir a sua caixa de entrada, com mensagens que envolvam fraude ou phishing, saiba como detetar e-mails fraudulentos.
- Especialista
- Pedro Mendes
- Editor
- Cláudio Nogueira e Filipa Nunes

O correio eletrónico é uma das formas de comunicação mais rápidas e práticas que a tecnologia nos trouxe. Mas são esses mesmos atributos que tornam este método apetecível para criminosos disseminarem mensagens fraudulentas, ataques informáticos ou informações enganadoras. Deve adotar certos cuidados para saber como identificar este tipo de situações.
Verifique a legitimidade do remetente
Tenha muita atenção ao remetente da mensagem. As fontes oficiais governamentais ou as grandes empresas não utilizam provedores de e-mail genéricos, como Gmail, Hotmail, Outlook ou Yahoo.
Se receber um e-mail da autoridade tributária com um destes domínios, o mais provável é que se trate de uma tentativa de fraude. O mesmo se aplica a empresas de fornecimento de água, eletricidade ou gás, pois estas empresas utilizam domínios próprios.

A parte local do endereço — ou seja, o que vem antes da arroba (@) — pode ser um bom indicador de autenticidade. Se for composta por carateres aleatórios, desconfie.
O próprio domínio pode sugerir que se trata de uma mensagem fraudulenta. Aplica-se a mesma lógica da parte local do endereço, ou seja, a existência de carateres demasiado aleatórios deve ser motivo de suspeita.
Suspeite do sentido de urgência ou de oportunidade
Seja no corpo ou no assunto do e-mail, existem padrões que permitem identificar quando a mensagem se trata de um esquema. Por exemplo, se houver indicação de que ganhou um prémio para um concurso ao qual não concorreu ou, por outro lado, se for requisitado que execute uma ação de forma urgente, deve ficar alerta.


Desconfie de hiperligações duvidosas
Tenha cuidado com as hiperligações (links) em que carrega, seja no corpo do e-mail ou num ficheiro anexado. Por exemplo, existem muitos casos de envio de ficheiros em PDF com hiperligações para endereços maliciosos.
Uma forma de verificar o endereço para o qual a hiperligação está a remeter é colocar o cursor do rato em cima do endereço (sem clicar) e verificar o canto inferior esquerdo do browser. Se o endereço que aparecer nessa zona lhe parecer suspeito, não clique.
Verifique a existência de erros ortográficos
A falta de rigor e de correção gramatical é um bom indicador de que se trata de um e-mail fraudulento. Os erros ortográficos, a falta de coerência na sintaxe das frases ou as expressões que indicam que o texto da mensagem foi traduzido por um tradutor automático ajudam a identificar estas situações.
As grandes empresas e os organismos oficiais têm especial cuidado na redação dos conteúdos das mensagens, logo, não é muito comum detetar erros ortográficos em mensagens de fontes fidedignas.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |