Como prolongar a vida da bateria do telemóvel e reduzir o consumo
Sabia que não precisa de esperar que a bateria do telemóvel esgote para voltar a carregá-la? Revelamos alguns truques que contribuem para dar uma vida mais longa à bateria do seu telemóvel.
- Especialista
- João Miguens
- Editor
- Ana Rita Costa e Filipa Nunes

Ao contrário do que possa pensar, não tem de esgotar a bateria para voltar a carregá-la. Esqueça este e outros mitos e leia as nossas dicas para prolongar a vida da bateria do seu telemóvel e, ainda, alguns truques para reduzir o consumo de bateria.
Não sujeite o telemóvel a temperaturas elevadas
Se quer que a bateria do seu telemóvel se mantenha em boas condições durante muito tempo, evite sujeitá-la a temperaturas elevadas. Não deixe o dispositivo dentro do carro num dia quente e, durante a condução, evite colocá-lo no tabliê. Uma utilização intensiva do telemóvel num ambiente com elevada temperatura também não é boa ideia (por exemplo, usar os dispositivos na praia durante várias horas seguidas). Alguns jogos que requerem muito poder de processamento também podem causar sobreaquecimento.
Se notar que os seus dispositivos móveis atingem uma temperatura elevada, suspenda a sua utilização. Temperaturas de cerca de 40ºC podem afetar tanto o desempenho como a durabilidade das baterias.
Desligar o telemóvel durante o carregamento? Não vale a pena
Não há um benefício específico por desligar o telemóvel durante o carregamento: apenas carrega mais rápido, por não estar a gastar energia.
Evite a descarga completa
Carregamentos parciais (por exemplo, 30% a 80%) são preferíveis aos completos (0% a 100%), para preservar a bateria. Ao contrário das baterias de níquel, as de lítio não sofrem do efeito de memória, pelo que é preferível iniciar a carga quando atingir 20 ou 15% de capacidade. Também não tem de realizar a carga até ao fim. Basta que a bateria atinja um nível de carga elevado.
Carregue durante a noite
Se deixa o telemóvel ou tablet a carregar durante a noite, saiba que quase todos os dispositivos móveis recentes são suficientemente inteligentes para parar de carregar, o que evita problemas de sobrecarga e sobreaquecimento. O circuito desliga-se assim que a carga máxima é alcançada, embora envolva consumo em standby.
Prefira os carregamentos "lentos"
Use um modelo de carregamento lento, com potência até 5 W. Estes contribuem para prolongar a vida da bateria. Os carregamentos rápidos (a 20 W ou mais), por outro lado, poupam tempo, mas podem levar a uma diminuição da capacidade da bateria se forem feitos com muita frequência.
Guardar o telemóvel por um período longo
Se o equipamento vai estar parado durante algum tempo, escolha um lugar fresco e seco para o arrumar e deixe a bateria do aparelho com cerca de metade da carga.
Truques para gastar menos bateria
- Ative o brilho automático ou adaptativo do ecrã do telemóvel. Nos dispositivos Android, essa opção está em Definições > Visor e luz. Nos dispositivos iOS tem de entrar em Definições > Ecrã e Brilho.
- Desative o Bluetooth caso não o esteja a utilizar.
- Desative a geolocalização ou os serviços de localização caso não precise.
- Ative a “Economia de energia” dos dispositivos Android em Definições > Manutenção do dispositivo > Bateria > Modo de energia. Nos dispositivos da Apple vá a Definições > Bateria > Modo de Baixo Consumo.
- Existem vários modos de economia e o mais poupado será “Máxima economia de energia”, em que o ecrã fica em modo escuro (dark mode). A luminosidade é reduzida, todas as apps são desativadas, assim como a geolocalização. As notificações poderão entrar com algum atraso.
- Algumas apps consomem muita bateria, mesmo que não as esteja a utilizar. Veja se estão abertas e, se não precisar de as utilizar, feche-as. Nos telemóveis Android, para verificar que aplicações consomem mais bateria deve ir a Definições > Manutenção do dispositivo > Bateria > Utilização da bateria. Já nos telemóveis com sistema operativo iOS essa verificação faz-se em Definições > Bateria. Aí conseguirá ver qual a utilização de bateria por aplicação e quanto tempo estiveram em segundo plano.
É nosso subscritor e precisa de esclarecimentos personalizados? Contacte o nosso serviço de assinaturas. Relembramos ainda que pode aceder a todos os conteúdos reservados do site: basta entrar na sua conta.
Se ainda não é subscritor, conheça as vantagens da assinatura.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |