Notícias

Apps de inteligência artificial: qual a melhor?

Após o sucesso dos chats de inteligência artificial, as apps com este tipo de tecnologia também começam a ser muito procuradas. Mas será que são seguras? Veja a avaliação da DECO PROteste à usabilidade e à segurança de cinco aplicações. 

Especialista:
Editor:
24 janeiro 2024
Grande plano de alguém a mexer num smartphone com ícones de fala por cima - alusão à tecnologia Chat GPT

iStock

O tema da inteligência artificial tem marcado o mundo da tecnologia e, consequentemente, a vida dos consumidores. Com o aparecimento dos chats de inteligência artificial generativa, que simulam conversas com humanos e produzem textos com base no pedido do utilizador e na base de dados do sistema, a popularidade deste tipo de tecnologia tem vindo a aumentar, sem sinais de abrandamento.

Estes sistemas tendem a estar alojados nos sites dos respetivos criadores, como o ChatGPT (da Open AI), o Bing Chat (da Microsoft) ou o Bard (da Google). Mas o sucesso destas plataformas proporcionou também o surgimento de aplicações (ou apps) para telemóveis, tablets ou smartwatches que integram esta tecnologia.

Alguns temas populares no mundo da tecnologia podem dar azo ao aparecimento de aplicações fraudulentas. Muitas aproveitam a onda para infetar os dispositivos dos utilizadores ou para oferecer as mesmas funções de sistemas gratuitos por subscrições com preços elevados. 

Instale apenas aplicações disponíveis nas lojas de aplicações oficiais dos sistemas operativos — Google Play (Android) e App Store (Apple). Desconfie também das permissões requeridas aquando da instalação e utilização.

5 apps de inteligência artificial à prova

Com o objetivo de analisar a usabilidade e a segurança deste tipo de aplicações, a DECO PROteste selecionou as cinco apps de inteligência artificial generativa mais populares:

  • Ask AI — Chatbot com GPT;
  • AI Chatbot – Nova;
  • AI Chat Usar GPT AI Friend;
  • Bing: Conversa IA & GPT-4;
  • ChatGPT: Open AI.

Ask AI — Chatbot com GPT

Após a instalação da aplicação Ask AI — Chatbot com GPT, o utilizador é deparado com a recomendação de um plano pago, que destaca as suas vantagens. Isto ocorre também nas interações seguintes, o que pode ser desagradável para quem pretenda apenas a versão gratuita. Existe um plano semanal por 5,49 euros e um plano vitalício por 43,99 euros.

 
Logótipo da Ask AI — Chatbot com GPT.

A aplicação utiliza um fundo preto e apresenta um texto simples. Contudo, o ecrã inicial é um pouco confuso. Os botões são grandes e o texto utiliza fontes grandes, o que facilita a leitura.

Histórico de conversas pode ser exportado em texto ou vídeo

O menu principal consiste em três secções fixas. A primeira destaca os benefícios da versão paga. A segunda mostra o histórico de conversas. A terceira apresenta uma lista de sugestões para experimentar, como educação, diversão, estilo de vida, saúde, arte, viagens, negócios, entre outras.

No plano gratuito, o chat é limitado a 500 carateres por consulta e a três utilizações por dia. Estas desvantagens podem ser mitigadas com a assinatura paga. Durante o teste, não foram detetados tempos de espera excessivos ao interagir com a inteligência artificial. Existem, no entanto, relatos de utilizadores (na Google Play) sobre a impossibilidade de aceder temporariamente.

O histórico de conversas pode ser exportado, e a exportação pode ser feita em texto ou vídeo. Neste último, a aplicação exporta um excerto curto, com música de fundo, a mostrar a pergunta e a resposta.

Troca de informação com entidades é segura

Quanto à segurança e privacidade, a avaliação revelou a troca de informação com entidades de terceiros, como Vulcan Labs, Firebase, Adjust, Freshchat, AppLovin, Digital Turbine, Facebook, GoogleAds, Supersonic, Vungle, Rayjump, UnityAds, TikTok, AppMeasurements e Pangle.

Apesar disso, a análise não deteta problemas significativos de segurança dentro do sistema, pois a partilha de informação com estas entidades é feita com mecanismos de proteção adequados.

AI Chatbot – Nova

À semelhança da aplicação anterior, a AI Chatbot – Nova também apresenta frequentemente um ecrã promocional que destaca a versão paga, o que pode incomodar os utilizadores. Existe um plano semanal por 5,49 euros (com três dias de experiência gratuitos) e um plano anual por 43,99 euros.

 
Logótipo da AI Chatbot – Nova.

O menu principal é muito simples, com o fundo branco, o logótipo da aplicação e a barra de pesquisa. Além de escrever com o teclado, a aplicação também permite carregar texto a partir de fotografias.

App permite utilização no smartwatch

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar