Dicas

Como escolher o melhor tarifário de telemóvel

Mesmo que só queira escolher ou alterar um tarifário de telemóvel deve ter em conta os restantes serviços incluídos nos pacotes de telecomunicações. Saiba como eleger a melhor opção.

  • Dossiê técnico
  • Sofia Costa
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
15 maio 2019
  • Dossiê técnico
  • Sofia Costa
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
melhor tarifario

iStock

Desde que foram lançados os pacotes de telecomunicações com 4 e 5 serviços, para escolher um tarifário de telemóvel não deve fazer uma análise isolada. A menos que não tenha mais nada em casa. Se tem ou quer ter também internet fixa ou TV (pelo menos) deve pensar em todos os serviços ao mesmo tempo.

Descubra o melhor tarifário para si

Decidir em 4 passos

1) Compare preços de pacotes vs tarifários separados

Antes de optar, vai precisar de comparar preços dos pacotes com todos os serviços que quer (incluindo o telemóvel) e as muitas combinações de tarifários com telemóvel à parte. A melhor forma é usar o nosso simulador, o único que compara pacotes de serviços de um só operador com combinações de tarifários de vários operadores. Também é o único que lhe mostra o índice de qualidade do serviço.

2) Liberdade para mudar? Mantenha os serviços fixos e móveis separados

Mudar os serviços fixos é bem mais fácil se não tiver números de telemóvel associados. Se quer maior liberdade para mudar, é melhor manter o telemóvel fora do pacote global e, assim, não terá de se preocupar com a portabilidade de números e as janelas de indisponibilidade do serviço (normalmente, o processo é rápido, mas a interrupção pode ir até 3 horas).

Tenha também em conta o período de fidelização do serviço e quanto tem de pagar se quiser sair antes do fim do contrato (em cada momento, porque varia com o número de meses que falta cumprir até ao fim). Faça estas perguntas antes de contratar o serviço, não depois. Pergunte, por exemplo, a forma como se apura o custo e quanto terá de pagar se quiser sair a meio do contrato.

3) De quantos cartões precisa?

Não pense no serviço de forma individual. Tenha em conta todos os outros serviços e elementos do agregado familiar para os quais ainda paga os consumos. Estar tudo no mesmo pacote nem sempre é garantia de melhor preço porque, algumas vezes, associar mais cartões de telemóvel ao pacote pode torná-los mais caros. Compare as várias opções existentes.

Nos principais operadores, cada cartão adicional de telemóvel custa, normalmente, quase € 13 por mês (sem contabilizar custos extra, como o consumo de dados adicionais). Há tarifários em que a mensalidade do segundo cartão (e seguintes) é metade da mensalidade do primeiro cartão. Mas veja se, na realidade, ficam mais baratos. Por exemplo, um tarifário onde o primeiro cartão custa € 27,90 e o segundo € 12,90, partindo do princípio que não há consumos adicionais, custa em média € 20,40 por cartão. Há tarifários com custos inferiores a € 20 por mês e com características semelhantes.

Qualquer tarifário de telemóvel adequado ao uso que faz e que resulte em valores mensais inferiores a € 13 é preferível. Esta situação é frequente quando estão em causa perfis de crianças ou adolescentes, dado que o tarifário de base do WTF, por exemplo, custa menos de € 10 por mês (WTF W 9,80 euros). Uma combinação de um pacote de 4 serviços apenas com 1 ou 2 cartões para os adultos e a contratação de tarifários sub-25 à parte para os restantes pode ficar mais barato.

A solução mais barata de todas pode ser mesmo um tarifário sem serviço de telemóvel, apenas de 1, 2 ou 3 serviços fixos (por exemplo, NET, TV+NET ou TV+NET+VOZ) e os telemóveis distribuídos por operadores diferentes, conforme o perfil de cada pessoa. A NOWO, por exemplo, já fornece tarifários de telemóvel sem ser necessário contratar os serviços fixos e as opções estão abaixo dos € 10 por mês para um tarifário de 1000 minutos ou SMS com 1 GB de dados.

Caso use muito as apps mais populares como o Facebook, WhatsApp ou Instagram, para utilizadores maiores de 25 anos é mais indicado um tarifário mais competitivo com 3 GB de plafond geral (desde € 12,99 por mês). Os tarifários com apps incluídas mais baratos não podem ser subscritos por esta faixa etária (estão reservados aos menores de 25 anos).

4) Verifique a cobertura de rede

Antes de contratar o serviço fixo vai ter de saber se há cobertura de rede na morada onde quer instalá-lo. Para tal, comece por consultar o motor de busca de cobertura do serviço de cada operador (quando disponível). A informação não é pública e está na posse de cada operador, sendo necessária a sua morada completa, incluindo número de porta. Com frequência, o operador pede para o contactar com o intuito de averiguar a sua situação concreta. Tente que a chamada se foque apenas no que pretende saber e não se deixe influenciar por oportunidades “incríveis” se contratar já o serviço (ou mais serviços e funcionalidades).

Preste também atenção às restrições no uso do serviço no estrangeiro, bem como às condições aplicáveis quando excede os plafonds incluídos. Embora existam avisos quando se aproxima do limite, há tarifários onde é ativado automaticamente o pacote extra de dados assim que o limite é ultrapassado. Estas condições estão normalmente em letra pequenina e são difíceis de encontrar na maior parte dos casos.

Como escolher o serviço de TV
Antes de subscrever um pacote num operador, veja o que é suficiente para si. Comece sempre pelo mais barato, pela opção mais simples, e vá acrescentando as características que valoriza.

Se quiser canais premium ou acesso a determinados conteúdos, como acesso ao HBO ou Netflix diretamente através da TV Box, tenha isso em consideração. Pode ficar mais barato subscrever estes serviços à parte e contratar um serviço de internet ou um serviço de TV NET VOZ mais barato. Não é tarefa fácil desde que os operadores MEO, NOS e Vodafone reduziram a velocidade de 100 Mbps para 30 Mbps nos pacotes mais baratos (uma redução na velocidade de internet pode afetar a experiência de utilização destes serviços). Quanto aos canais premium, por exemplo, na NOWO neste momento não tem acesso aos canais Sport TV.

Usa ou quer usar funcionalidades de voltar atrás 7 dias na programação ou ter acesso às gravações automáticas ou videoclube? Confirme as funcionalidades a que tem acesso em cada tarifário. Nos tarifários que não incluem TV Box vai ter acesso a menos canais e perde as funcionalidades da box. O software a que tem acesso via TV Box é diferente consoante o operador e pode variar dentro do mesmo operador.

Nas apps também há diferenças entre operadores. Pode ter acesso a menos canais em HD e alguns canais não estão disponíveis em todos os equipamentos. As funcionalidades disponíveis de gravação e acesso remoto ao que tem gravado na box em casa também vão variando com o tempo e com o operador.
Como escolher o serviço de internet fixa

Até ao momento, a fibra é a melhor tecnologia a escolher para a internet fixa, se estiver disponível. Caso contrário, uma solução de satélite com acesso 4G pode ser preferível a uma solução ADSL (depende da localização). Quando não conhece o serviço que é prestado e não existem dados de medições da qualidade do serviço, pode informar-se com pessoas que já o tenham instalado na zona onde pretende, mas não se esqueça que há muitos fatores que influenciam a qualidade do serviço e que variam porta-a-porta.

No caso dos serviços de fibra comece por ponderar velocidades mais baixas, como 30 Mbps ou 100 Mbps. É verdade que há variações grandes entre locais de instalação, mas contratar o pacote com maior velocidade disponível também não é solução.

Se vai contratar um tarifário com 100 Mbps de velocidade não pode aceitar situações de internet “lenta” de forma regular. Os operadores têm disponíveis tabelas de referência de velocidades de internet. Consulte-as e reclame caso verifique valores recorrentemente abaixo do indicado (procure por "velocidade normalmente disponível" ou "débito normalmente disponível"). Não opte por um tarifário com uma velocidade de topo quando o problema é de natureza técnica. No serviço ADSL, as opções são geralmente entre 12 Mbps e 24 Mbps. No acesso via satélite, podem ir até 40 Mbps por via do 4G.

Como escolher o serviço do telefone e da internet móvel

No serviço de telefone fixo, há vários pontos críticos a ter em conta: 

  • a possibilidade de adequar o uso às chamadas nacionais gratuitas durante 24h e aos destinos internacionais incluídos entre as 21h e as 9h, feriados e fins de semana;
  • o preço das chamadas internacionais para países que não estão contemplados na lista dos destinos gratuitos;
  • o preço das chamadas a partir do telefone fixo para números móveis (há tarifários com alguns minutos incluídos para números móveis, mas apenas num operador. Nos restantes, é pago e custa, normalmente, entre € 0,36 e € 0,395 por minuto);
  • qual o preço das chamadas para números que não começam por 2 (isto é, números de valor acrescentado, entre outros)

No serviço de internet móvel para PC, Tablet ou Router Móvel, tenha em atenção: 

  • se o uso que faz o justifica, porque pode usar o telemóvel como hotspot ou recorrer a redes Wi-Fi gratuitas para clientes de determinados serviços como, o NOS Wi-Fi ou o MEO Wi-Fi, entre outras. E em casa tem sempre a sua própria rede Wi-Fi (se já tem internet fixa instalada);
  • se passa muito tempo em viagem e em zonas onde não tem mesmo possibilidade de se ligar a uma rede Wi-Fi gratuita (ou quer garantir alguma estabilidade e certeza no acesso) tem duas hipóteses: a oferta incluída nos chamados tarifários “5” (NOS 5 M5O, Vodafone Tv Net Voz + Móvel + Internet Móvel) é mais barata tendo em conta todos os serviços que usa ou a alternativa são tarifários pós-pagos entre 5 GB e 30 GB de tráfego. Neste momento, o único operador com um tarifário de tráfego ilimitado, mas sujeito a política de utilização responsável, é a NOS (NOS XL);
  • se o acesso é pontual, mais quando vai de férias, existem apenas os tarifários pré-pagos, com carregamentos. Alguns têm validade de 15 dias por € 15, com um limite de 30 GB (ou com tráfego sem limite, mas com política de utilização responsável no caso da NOS). Outros têm um limite de horas de navegação (€15 = € 15 horas com validade de 90 dias);
  • as políticas de uso responsável e restrições no uso além-fronteiras.

 

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