Dicas

Máquinas fotográficas antigas: como funcionam e onde comprar

Uma câmara analógica reflex de 35 milímetros é provavelmente o tipo de máquinas fotográficas antigas mais fácil de utilizar. Saiba que modelos deve procurar.

01 abril 2022
Máquina fotográfica antiga

iStock

As máquinas fotográficas evoluíram muito desde os seus primeiros dias, em meados do século XIX, quando eram grandes aparelhos operados por mais do que uma pessoa. Em 1888, George Eastman produziu a primeira câmara a utilizar filme. O aparelho era chamado de “Kodak” e foi a primeira câmara a ser carregada e manuseada de uma forma mais simples. Tinha uma única velocidade de obturador, pré-carregada com 100 exposições de filme. Estas tinham de ser enviadas de volta para a fábrica onde eram produzidas (em Nova Iorque, Rochester) para serem processadas. Estas câmaras utilizavam uma lente acromática para produzir as suas imagens. 

Esta máquina fotográfica ajudou a inaugurar a nova era da fotografia e, com o passar dos anos, mais e mais consumidores e apreciadores de fotografia começaram a procurar câmaras em todas as formas, estilos e feitios.

Compare resultados do teste a máquinas fotográficas

Funcionalidades e características das câmaras reflex de 35 milímetros 

Uma câmara analógica reflex de 35 milímetros é provavelmente o tipo de máquinas fotográficas antigas mais fácil de utilizar, principalmente pelo seu sistema de foco. É composto por um espelho atrás do sistema de lentes que reflete a imagem, através de outros espelhos ou, em geral, através de um pentaprisma, até ao visor. Após a exposição do filme, o espelho geralmente retorna automaticamente. Nas câmaras mais antigas, tal pode não acontecer até que o filme seja enrolado. Portanto, antes da exposição, o que vê através do visor é precisamente aquela vista pela lente, sem nenhum dos problemas de paralaxe encontrados em qualquer outra câmara que não a reflex.

Na maioria das máquinas fotográficas, as velocidades do obturador são definidas através de um botão rotativo (dialer) que é posicionado na parte superior do corpo da máquina. As aberturas são escolhidas através de um comando situado no corpo da lente. O foco é realizado girando um grande anel ao redor da lente. As exceções incluem as velocidades do obturador, por vezes colocadas num anel ao redor da lente e o foco, ocasionalmente, pode ser controlado por um botão no corpo da câmara. Mas esses recursos são a exceção e não a regra.

Ao escolher uma máquina fotográfica, considere os cinco tipos básicos de controlo de exposição encontrados em câmaras reflex de 35 milímetros e decida qual é o melhor para o tipo de fotografias que pretende. Lembre-se de que, em máquinas fotográficas mais antigas, alguns destes modos podem não estar disponíveis.

  • Totalmente manual: as velocidades de obturação e de abertura do diafragma são definidas manualmente, sem que a máquina faça qualquer correção, baseada em medições para ajudar.
  • Match-needle: um medidor embutido controla a posição de uma agulha no visor à medida que as velocidades do obturador são ajustadas em relação às aberturas. Quando a agulha assenta num ponto central, a exposição correta foi alcançada.
  • Prioridade do obturador: o fotógrafo seleciona uma velocidade do obturador e, de seguida, o medidor da máquina fotográfica seleciona e define automaticamente a abertura necessária para a exposição correta.
  • Prioridade de abertura: o fotógrafo seleciona a abertura e, de seguida, o medidor da máquina fotográfica seleciona e define automaticamente a velocidade do obturador necessária para a exposição correta.
  • Automação programada: o medidor da máquina fotográfica seleciona e define a melhor combinação de velocidade do obturador e abertura para a exposição correta.

Máquinas fotográficas diferentes podem oferecer apenas uma dessas opções ou uma combinação de várias.

Principais modelos de máquinas fotográficas antigas

As principais câmaras reflex japonesas feitas depois de 1960 são Canon, Minolta, Nikon, Olympus e Pentax. Mas pode considerar também Ricoh, Konica, Fujica e Topcon.

Para máquinas fotográficas que sejam anteriores à Segunda Guerra Mundial e no máximo até à década de 50, considere marcas europeias, como as alemãs Zeiss Ikon, Ihagee, Exakta e Voigtländer, ou a sueca Hasselblad.

A empresa de fotografia alemã Leica é considerada o sinónimo de máquinas fotográficas rangefinder, ou seja, que permitem escolher o ponto de focagem. São muito populares no estilo de fotografia de rua.

A Polaroid produziu algumas das máquinas fotográficas amadoras mais acarinhadas e inovadoras do século 20, o que popularizou a fotografia instantânea.

Porquê comprar uma máquina fotográfica antiga?

Apesar de a esmagadora maioria das pessoas utilizar máquinas fotográficas modernas, ainda há quem olhe para as máquinas fotográficas antigas e veja algumas vantagens. Na realidade, estas apenas se adequam a uma minoria, pois exigem muito mais paciência e conhecimento das regras básicas de composição de imagens. Ao contrário das modernas máquinas digitais (e sobretudo dos atuais smartphones), não conta com um autêntico computador que tenta compensar todos os erros que possa ter efetuado e melhorar, usando avançados algoritmos para obter o resultado final. Alguns motivos para comprar este tipo de câmara:

  • As câmaras analógicas fornecem informações sobre como as fotografias são tiradas. Observar os mecanismos de uma máquina fotográfica de filme antiga ajuda a entender melhor o processo de composição das imagens.
  • A fotografia com filme obriga o utilizador a ser mais meticuloso. As máquinas fotográficas digitais hoje em dia são tão intuitivas que é difícil um iniciante cometer erros, mas isso pode impedi-lo de aprender a ser um bom fotógrafo. A fotografia com filme força-o a tomar decisões o tempo inteiro. Além disso, tem apenas 24 ou 36 exposições num rolo de uma máquina fotográfica de filme: em vez de clicar aleatoriamente na esperança de obter uma boa fotografia, a quantidade limitada de exposições obriga a ser mais cuidadoso com cada foto antes de a tirar. Tem de conseguir prever o resultado final e preparar de uma forma mais paciente a foto, antes do disparo.
  • Revelar fotografias pode ser uma experiência muito satisfatória. Quando utiliza filme, tem a oportunidade de revelar as suas próprias fotografias.
  • Com filme, cada fotografia é uma surpresa. Com filmes e máquinas fotográficas antigas, é mais provável que produza imagens mal expostas, vinhetas, exposições duplas, vazamentos de luz e foco suave, entre muitos outros “problemas”. Embora isso pareça mau à primeira vista, há momentos em que as câmaras ou os filmes maus criam, involuntariamente, belas obras de arte.

Onde comprar máquinas fotográficas antigas?

Pode encontrar máquinas fotográficas antigas em lojas de antiguidades. Pode também encontrá-las online, por exemplo:

  • no eBay, mas verifique se o vendedor envia para Portugal;
  • em lojas especializadas, como a KEH;
  • ou em plataformas de venda de produtos usados, como OLX ou Facebook Marketplace.

Dicas para detetar defeitos em máquinas antigas

Faça alguns diagnósticos para procurar problemas. Estas são algumas áreas que deve certificar se estão a funcionar: medidor de luz, obturador, avanço de filme, visor, selos de luz (embora os imperfeitos possam tornar as fotos interessantes), controlos e lente.

Olhe através da lente e evite as que produzem uma visibilidade baça ou apresentem sinais de fungos ou arranhões pesados. Alguns arranhões leves no elemento frontal não afetarão muito a qualidade de imagem.

Cuidado com máquinas fotográficas ex-profissionais que podem ter tido mais do que o uso normal e, por isso, podem apresentar alguns sinais de desgaste acumulados.

E, claro, não se esqueça de comprar os rolos de filme.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.