Dicas

Como limpar a máquina fotográfica

O equipamento fotográfico pode ser muito dispendioso,como é o caso de muitas câmaras híbridas ou reflex. Com uma manutenção regular, os aparelhos podem ter uma maior durabilidade. Saiba os cuidados de limpeza a ter em conta.

máquina fotográfica desmontada com acessórios de limpeza

iStock

Durante a utilização dos equipamentos fotográficos, os aparelhos podem ficar sujeitos a condições adversas como chuva, neve ou poeira. Mesmo que tome as devidas precauções (por exemplo, cobrir a câmara se estiver a chover) há momentos em que os seus equipamentos ganham sujidade, o que pode criar alguma degradação. Veja os nossos conselhos para limpar e conservar os seus aparelhos de fotografia em bom estado.

Porque é importante limpar a máquina fotográfica?

Manter o seu material fotográfico limpo pode fazer com que este tenha uma maior durabilidade e lhe ofereça melhores prestações. Por exemplo, limpar a lente da máquina fotográfica ajuda a garantir fotografias nítidas e uma limpeza do ecrã LCD permite visualizar as fotos com a melhor qualidade possível.

Quando é necessário limpar a máquina fotográfica?

O ideal é ter cuidados de manutenção pelo menos uma vez por mês, caso use a máquina regularmente, ou após sessões fotográficas em condições adversas, como numa praia ou num dia chuvoso.

Que acessórios utilizar na limpeza do equipamento fotográfico?

Para cuidar do seu equipamento fotográfico existem alguns acessórios que deve ter em casa. O ideal é criar um kit de manutenção para ser guardado num saco de plástico ou noutro recipiente limpo, para que as ferramentas estejam sempre em boas condições e prontas a ser usadas. Pode encontrar kits de limpeza completos, com todos os acessórios presentes na seguinte lista, por um preço a partir dos 25 euros.

Lista de acessórios de que precisa

Pano de microfibra antiestático

Panos de limpeza de lentes (ou um pano de algodão limpo e macio)

Líquido de limpeza de lentes

Mini soprador de ar

Caneta de limpeza de lentes

Pincel de limpeza

Como limpar a máquina fotográfica?

Verifique se no site do fabricante da sua máquina fotográfica ou no manual de instruções existem dicas de limpeza específicas. As técnicas de manutenção diferem. As máquinas com lentes amovíveis, ou seja, as híbridas e as reflex, exigem mais alguns cuidados.

Limpar uma câmara sem lentes amovíveis (compacta, superzoom ou avançada)

Estes são os passos a seguir para limpar uma câmara que não tenha lentes amovíveis.

Lente

Ligue a câmara para abrir a tampa da lente e gire-a para que a lente fique voltada para o chão. De seguida, sopre a lente com o soprador de ar para libertar as partículas perdidas. Se ainda notar partículas nas bordas das lentes, remova-as com muito cuidado utilizando o pincel de limpeza ou a caneta de limpeza de lentes. Limpe suavemente a lente com o pano de microfibra em movimentos circulares: comece no meio da lente e vá alargando até às bordas. Se o pano de microfibra não eliminar toda a sujidade, use algumas gotas do líquido de limpeza de lentes ou água limpa. Coloque as gotas no pano, não na lente, e limpe em movimentos circulares, utilizando primeiro a parte húmida do pano e finalizando com a parte seca.

Ecrã LCD

Após desligar a câmara, recorra ao pincel para remover a poeira do ecrã e ao pano de microfibra para limpar cuidadosamente o LCD, movendo-a para a frente e para trás horizontalmente ao longo da superfície. Se o pano seco não remover todas as manchas, molhe-o com uma ou duas gotas de água limpa antes de limpar novamente o ecrã. Evite usar panos ásperos ou produtos de papel, incluindo toalhas de papel, lenços de papel e guardanapos, para limpar o LCD.

Corpo da câmara

Desligue a máquina fotográfica. Se esteve a fotografar ao ar livre, onde o vento pode ter soprado areia ou poeira para o seu aparelho, use um pincel pequeno para esfregar as pequenas partículas. Preste muito atenção às zonas de junção por entre áreas do corpo da máquina, aos conectores da câmara, às portas da bateria e do cartão de memória, e às áreas que circundam os botões da máquina fotográfica. As partículas indesejadas nessas áreas podem causar problemas ao entrarem no corpo da câmara e danificarem os seus componentes.

Limpe o visor e a frente do flash embutido, se aplicável. Use o mesmo método que usou para o vidro na frente da lente: primeiro, use o pano de microfibra seco e molhe o pano apenas conforme necessário para as manchas mais difíceis. Limpe o corpo com um pano seco. Pode usar um pano de microfibra mas tente não utilizar o mesmo que utilizou para a lente, o visor e o ecrã LCD. Tenha cuidado ao manobrar o pano ao redor dos botões, mostradores e conectores da máquina fotográfica. Se a lente do zoom da aparelho se estender do corpo da câmara, ligue-a e limpe cuidadosamente a caixa de zoom externa.

Se o pano seco não funcionar numa área particularmente suja do corpo, humedeça-o levemente. Pode atribuir um pouco mais de força na limpeza do corpo da máquina fotográfica do que na limpeza da lente ou no ecrã LCD.

Limpar uma câmara com lentes amovíveis (reflex ou híbrida)

Passos a seguir para limpar uma câmara máquina com lentes amovíveis.

Corpo da câmara

Comece por limpar o corpo da máquina fotográfica. O processo é o mesmo da câmara sem lentes amovíveis. Use um pano macio e seco, como o pano de microfibra, para limpar suavemente a sujidade, poeira ou impressões digitais. Para sujidade persistente, molhe levemente o pano com água límpida. Tenha cuidado na limpeza ao redor do suporte da lente para evitar que poeira caia lá dentro. É aconselhável que faça isso com a lente voltada para baixo.

Ecrã LCD

Embora o ecrã de uma câmara reflex ou híbrida possa ser maior do que os encontrados noutros tipos de câmaras, o processo de limpeza do LCD é o mesmo, independentemente do tamanho. Pegue no pano de microfibra e molhe-o levemente, se necessário, mas não use produtos de limpeza ou solventes porque podem danificar o ecrã. Aplique a menor pressão possível.

Lente

Para limpar a lente, use o pequeno soprador de ar e um pincel suave para remover poeira ou areia. É essencial não saltar esta etapa: se não remover os grãos primeiro, pode arranhar a lente ao usar o pano depois. Para eliminar algumas pequenas manchas deixadas, use o pincel da caneta de limpeza de lentes. Fazer pinceladas rápidas mas cuidadosas ao redor da lente pode ser eficaz. De seguida, limpe suavemente a lente com um pano macio e seco em movimentos circulares de centro para as bordas.

Por vezes, pode haver sujidade persistente na lente. Nestes casos, é essencial usar o líquido para limpar as lentes, ou a caneta de limpar lentes, fazendo o mesmo movimento circular com o pano, até que a sujidade desapareça completamente. Porém, o uso de soluções de limpeza deve ser o último recurso e não algo que deva fazer sempre que limpa a sua máquina fotográfica.

As lentes amovíveis das SLR e híbridas têm duas superfícies de vidro expostas aos elementos. Certifique-se que limpa a parte da frente e a de trás. Para manter o vidro em ambos os lados da lente intacto, coloque a tampa da lente nas extremidades assim que remover a tampa da máquina fotográfica. Antes de a voltar a colocar na lente, utilize o soprador de ar e o pincel para remover as restantes partículas indesejadas.

Por fim, pode limpar a parte exterior da lente com um pano limpo e seco. Se fez uma sessão fotográfica na praia ou noutras condições adversas, humedeça o pano em água limpa para remover quaisquer sais ou líquidos que persistam.

Zona de encaixe da objetiva (lente)

Para manter esta componente e os seus contactos elétricos em boas condições, tente manter esta área seca e livre de sujidade com um pano de microfibra.

Espelho da câmara

É um componente muito delicado. O melhor é deixar a limpeza do mesmo a cargo de um profissional. Um soprador de ar é o suficiente para remover as partículas ocasionais de poeira no espelho.

Sensor

 A poeira no sensor de imagem da máquina fotográfica aparece sob a forma de uma série de pontos, que ficam visíveis nas suas fotos, por isso é importante mantê-lo limpo. Algumas máquinas fotográficas possuem um sistema integrado de limpeza do sensor de imagem, que geralmente envolve uma vibração rápida do sensor. Nunca tente limpar esta componente com um pano ou uma solução líquida. Para remover as partículas de poeira, o soprador de ar deve ser suficiente. Para sujidade mais persistente, aconselhamos a que leve a sua máquina fotográfica a um profissional.

O que não fazer ao limpar uma máquina fotográfica digital

O que não deve utilizar para limpar a sua máquina fotográfica.

  • Ar comprimido: a pressão é demasiado forte e pode trazer poeira ou areia para o interior do corpo da câmara, danificando os componentes internos.
  • Excesso de líquidos: se precisar de usar líquidos para limpar a sua máquina fotográfica, não os coloque diretamente no aparelho. Molhe levemente um pano e só depois limpe a sua câmara.
  • Fluidos de limpeza: nunca use álcool, diluente ou outros solventes em qualquer parte da máquina fotográfica. Estes fluidos são demasiado corrosivos e podem causar danos.
  • Papel: não use toalhas de papel, lenços de papel ou produtos à base de papel, pois estes perdem fibras e detritos, e podem arranhar as superfícies mais delicadas.
  • Panos ou pincéis ásperos: estes itens podem arranhar ou danificar superfícies delicadas.
  • Respirar na lente: não respire na lente, pois a sua respiração pode ser ácida e isso pode fazer danos. Em vez disso, molhe um pano com algumas gotas de água limpa e esfregue suavemente. Ter uma caneta de limpeza de lente também é uma excelente opção para limpar a lente e o ecrã LCD.

Dicas para preservar a sua máquina fotográfica digital

Os nossos conselhos para manter a sua máquina fotográfica em boas condições.

  • Mantenha, quando se aplicar, a tampa da lente no seu elemento frontal sempre a lente estiver acoplada na máquina fotográfica, a não ser que esteja a fotografar.
  • Mantenha as tampas limpas. Quando não estiver em uso, guarde-as na bolsa da máquina fotográfica.
  • Mantenha a bolsa da máquina fotográfica limpa, pois a sujidade pode acumular passado algum tempo. Certifique-se de que retirou todos os acessórios e limpe a bolsa com um aspirador de pó.
  • Desligue a máquina fotográfica antes de substituir a lente, pois reduzirá a eletricidade estática no sensor, reduzindo o risco de atrair pó.
  • Garanta que a extremidade traseira da lente está sempre limpa e livre de poeira antes de a montar. Utilize o soprador de ar e finalize com o pano de microfibra, se necessário.
  • Não deixe a zona de encaixe da objetiva aberta por muito tempo, sem qualquer proteção. Se remover a lente, cubra a zona de encaixe com a tampa ou acople outra lente de forma imediata. 
  • Ao trocar as lentes, aponte o suporte da máquina fotográfica para baixo para evitar entrada de poeira. Evite fazê-lo em zonas húmidas ou ambientes com muita poeira e areia.
  • Use capas de chuva para máquina fotográfica e os seus acessórios se for fotografar à chuva.
  • Não toque na lente com a sua pele, pois os seus dedos podem deixar óleos difíceis de remover na lente.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.