Notícias

Google Gemini aumenta concorrência ao ChatGPT

A DECO PROteste analisou a ferramenta de inteligência artificial da Google e concluiu que houve uma evolução, apesar de haver pontos a melhorar.

Especialista:
Editor:
10 abril 2024
Apresentação Google Gemini

Google

Os chats com inteligência artificial despertam bastante curiosidade, e já há muitos portugueses que os usam pelas mais variadas razões. Das várias soluções, a mais conhecida é o ChatGPT (da OpenAI), seguida do Bing Chat (da Microsoft) e do antigo Bard (da Google). Recentemente, esta última empresa evoluiu o chat para o Gemini, com a promessa de uma tecnologia mais avançada, e com maior capacidade de interação e de resolução de problemas. Apesar da mudança, todo o histórico do Bard pode ser encontrado no Gemini.

A DECO PROteste analisou as principais funcionalidades do Gemini e concluiu que é um forte concorrente ao ChatGPT. Contudo, ainda há aspetos a melhorar, como algumas inconsistências ou erros em respostas dadas.

Pesquisas com texto, voz ou imagens

Para aceder ao chat, basta ter uma conta Google e usá-la para entrar em https://gemini.google.com. Com uma aparência mais moderna e similar à do ChatGPT, o Gemini tem um chat com destaques em negrito e uma melhor disposição das opções que permitem mudar o estilo do texto. Também existem opções de partilha e de pesquisa adicional no Google.

Mas não há apenas alterações estéticas. O Gemini inclui mais opções de interação do utilizador com o chat, tanto para fazer perguntas ou introduzir comandos, como para personalizar o resultado obtido. Além da pesquisa escrita, existe a possibilidade de o fazer com a voz ou com imagens, através do upload das mesmas.

É possível navegar entre diferentes estilos de respostas: curta, longa, simples, formal ou profissional. Esta opção está escondida, bastando carregar em “Exibir rascunhos” para aceder à mesma. Se estiver com várias tarefas em mãos, pode pedir ao Gemini que leia a resposta ao carregar no botão com o símbolo de um altifalante. Quando tiver o conteúdo de que precisa, basta, através do Gemini, transferir o texto para um rascunho do Gmail, caso vá enviar por e-mail, ou para um documento do Google Docs, que poderá continuar a editar.

Gemini ajuda a rever a informação dada

A principal novidade do Gemini é o que acontece quando se carrega no G por baixo da resposta: em poucos segundos, são indicadas referências para aprofundar o tema e verificar a informação. E o próprio Gemini indica quando não encontra referências. A navegação por cores destaca o que foi ou não encontrado. Contudo, o facto de existir uma fonte de informação não é garantia de que a mesma é segura. Convém sempre consultar outras fontes, caso se trate de temas mais sensíveis ou para os quais precisa de uma resposta 100% confiável.

Nos testes realizados pela DECO PROteste notou-se uma melhoria na estrutura dos textos e na resolução de problemas matemáticos, mas também se detetaram inconsistências nalgumas informações, factos incorretos e respostas fora dos padrões pedidos. Tal demonstra que, apesar da evolução, as respostas dos chats de inteligência artificial ainda estão longe de ser usadas sem uma supervisão atenta. Daí ser importante a nova funcionalidade do Gemini que ajuda a rever a informação.

Boa alternativa ao ChatGPT

As novas funcionalidades no Gemini trouxeram uma evolução do que pode ser a principal diferença desta ferramenta face ao ChatGPT, que é a integração num ecossistema a que muitos utilizadores já estão habituados: o Google. A realização de uma pesquisa pode agora ser feita com a ajuda de um assistente virtual. Comandos em texto, para reduzir ou deixar o estilo de um texto mais formal, também podem ser feitos com poucos cliques. Já as informações podem ser usadas ou partilhadas com maior facilidade.

Mas cabe aos utilizadores testarem e transmitirem a sua perceção desta solução, bem como aos cientistas fazerem evoluir a tecnologia, para que as informações sejam cada vez mais credíveis e úteis para os cidadãos.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar