Como fazer pesquisas no ChatGPT
Quer experimentar o ChatGPT mas não sabe como utilizá-lo? Siga o guia rápido para iniciantes sobre como tirar o melhor partido da ferramenta.

Embora seja o modelo de inteligência artificial mais popular, o ChatGPT ainda pode despertar algumas dúvidas para quem nunca testou este tipo de tecnologia. Muitos utilizadores já recorrem frequentemente a este ou a outros sistemas para fazer pesquisas ou auxiliar nalgumas tarefas do quotidiano. Veja o que deve saber para usar o ChatGPT.
Passo-a-passo para utilizar o ChatGPT
Aceda ao navegador de internet e pesquise por “chatgpt.com”. A utilização da ferramenta não exige obrigatoriamente a criação de uma conta. Contudo, para que tenha uma experiência mais personalizada à medida que utilizar o ChatGPT, pode ser vantajoso registar-se na plataforma. Se já tem uma conta, deve clicar em “Iniciar sessão”. Caso não tenha uma conta, selecione “Aderir” e introduza os seus dados conforme pedido.
Ao iniciar a sessão, surge uma caixa de diálogo onde pode dar as instruções (ou “prompts”) ao ChatGPT para o ajudar no que pretender, seja através de texto ou de voz (caso o seu dispositivo disponha de um microfone). Neste campo, pode conversar com o modelo de inteligência artificial como se fosse um assistente. O seu pedido deve conter o maior número de detalhes possível para que obtenha um resultado mais aprimorado.
O ChatGPT consegue formular uma resposta em vários formatos mediante o que lhe for pedido, como uma tradução para qualquer idioma, um texto para um e-mail, um poema para um familiar, um resumo sobre a história de Portugal, uma resolução de um problema matemático, entre outros. A DECO PROteste já testou algumas destas funcionalidades.
A caixa de diálogo permite, ainda, carregar ficheiros, ao clicar no símbolo de mais (+), para que o ChatGPT interprete a respetiva informação com base nas suas indicações. É possível pedir também que o chat crie, por exemplo, um ficheiro Excel com determinada informação e descarregá-lo posteriormente.
Ao clicar no botão “Procurar”, consegue fazer pesquisas na web em tempo real com informações atualizadas. Já com o botão “Raciocina”, o chat consegue resolver problemas mais complexos ou gerar respostas mais detalhadas.
Na barra lateral, o utilizador tem a possibilidade de aceder ao seu histórico de conversas com o ChatGPT, criar conversas de raiz, ou explorar outros modelos de inteligência artificial generativa. Se não pretende que uma conversa fique guardada no seu histórico, pode clicar no botão do canto superior direito para criar um chat “Temporário”.
Ao seguir este passo-a-passo, já tem as bases necessárias para explorar as vastas potencialidades do ChatGPT. A partir daqui, basta dar asas à sua imaginação.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |