Auscultadores almofadados até 100 euros? Veja as sugestões para estudo, escritório e teletrabalho
Procura concentração no estudo ou no trabalho? Auscultadores almofadados, com função de redução ativa de ruído, elevado conforto num uso prolongado e boa autonomia, são a solução adequada. Saiba como escolher.
Mais volumosos e pesados do que os pequenos auriculares para introduzir no canal auditivo, os auscultadores almofadados são uma boa opção num cenário de estudo ou trabalho, em que a concentração seja o objetivo, ou simplesmente para ouvir música sem incomodar quem está à volta. Mas que características privilegiar?
A função de redução ativa de ruído, que ajuda a neutralizar o ruído circundante e já não encarece significativamente o equipamento, é interessante para um contexto que exija silêncio absoluto, como uma biblioteca, ou moderado, como um escritório. Porém, o desempenho é variável e, por vezes, a qualidade do som cai com a função ativada.
O conforto num uso prolongado é outro aspeto a não descurar. O segredo é uma combinação de materiais, peso, ergonomia, fixação e ajustes.
A longa autonomia é mais uma premissa a garantir, quando os auscultadores não têm fios. Os auscultadores almofadados, com espaço para acomodar baterias maiores, têm uma autonomia bastante superior à dos auriculares. Cerca de metade dos modelos avaliados permitem dois dias de reprodução contínua sem irem ao carregador.
Como assegurar tais características, sem exceder um orçamento de 100 euros nem cortar na qualidade? O comparador da DECO PROteste tem todas as respostas.
Auscultadores almofadados: o que importa ao escolher
Veja as características a assegurar na hora da escolha.
- Redução ativa de ruído. Ajuda a neutralizar o ruído circundante, e já não encarece significativamente o equipamento. É interessante para cenários em que o ruído ambiente interfira na audição, como nos transportes públicos, no escritório ou em teletrabalho. Também pode ser útil em locais muito silenciosos ou onde haja pessoas próximas, como bibliotecas ou salas de espera. E envolve benefícios para a saúde auditiva, pois reduz a necessidade de aumentar o volume da música para níveis perigosos, a fim de compensar o barulho exterior.
- Controlo vocal. Presente na maioria dos auscultadores, permite dar instruções vocais usando o microfone integrado. Para tal, deve ativar um assistente de voz no telemóvel (Google Assistant, Siri, etc.).
- Gama de frequências. No geral, é anunciado um grande leque de frequências. Mas estas excedem os limites da audição humana e, por vezes, revelam sobreposições ou atenuações. A gama de frequências acaba, assim, por ser pouco importante.
- Transporte. Alguns modelos têm conchas que rodam 90 graus e são articuláveis, para facilitar o transporte.
Os melhores auscultadores almofadados até 100 euros
A qualidade sonora é determinada em laboratório, com base em medições técnicas (por exemplo, a resposta em frequência e a emissão sonora) e testes de audição, efetuados por um painel de utilizadores com experiência na avaliação de equipamentos de áudio.
O painel analisa o som com e sem o sistema de redução de ruído ativado. Para o efeito, recorre a:
- uma seleção de trechos de estilos que cobrem a totalidade do palco sonoro, entre música clássica, jazz e pop/rock;
- um excerto de uma conversação.
JBL TUNE 770NC
JBL LIVE 770NC
JBL LIVE 660NC
JBL TUNE 720BT
JBL LIVE 460NC
Dúvidas frequentes sobre auscultadores almofadados
Ao escolher, é normal surgirem dúvidas sobre conforto, isolamento e tipos de modelos. Eis as respostas às perguntas mais frequentes, para ajudar a decidir.
Os auscultadores almofadados são mais confortáveis do que os auriculares?
As almofadas ajudam a distribuir melhor a pressão sobre as orelhas, permitindo conforto num uso prolongado. No entanto, o conforto depende muito do material das almofadas, do peso do modelo e do ajuste da banda na cabeça. No final, acaba por ser uma questão de preferência de cada utilizador.
Que materiais de almofadas são mais confortáveis?
São os que se ajustam melhor às orelhas sem provocar calor excessivo. No comparador de auscultadores da DECO PROteste, procure os modelos com melhor avaliação no conforto.
Qual é a diferença entre auscultadores almofadados supra-aurais e circum-aurais?
Os modelos supra-aurais assentam sobre as orelhas, enquanto os circum-aurais as envolvem totalmente. Quais os mais eficazes a isolar o som ou os mais confortáveis no uso? Depende sobretudo de cada modelo, e não propriamente da categoria a que pertence. A opção entre uma e outra pode ser uma questão de gosto.
Auscultadores almofadados isolam bem o ruído exterior?
Depende do tipo de auscultadores e do ajuste das almofadas. Modelos fechados e com almofadas espessas oferecem um bom isolamento passivo. Mesmo sem cancelamento ativo de ruído, conseguem reduzir algum ruído circundante, como o proveniente de trânsito ou conversas. Mas, para um uso em ambientes muito ruidosos, a função de cancelamento de ruído é uma mais-valia, e já não encarece excessivamente o equipamento.
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
