Notícias

Planos de saúde da Wells: preço interessante, mas coberturas limitadas

Os planos e seguros de saúde KeepWells, marca associada às lojas Wells e Continente, permitem, sobretudo, aceder a descontos em consultas e exames médicos na rede AdvanceCare. Os preços são apelativos, mas as coberturas deixam a desejar. Saiba se vale a pena aderir.

17 outubro 2022
Plano e seguro de saúde

iStock

As dificuldades de acesso ao Serviço Nacional de Saúde e as notícias constantes sobre a falta de profissionais de saúde, tanto nos hospitais, como nos centros de saúde, levam muitos portugueses a ponderar alternativas no setor privado e a procurar formas de suavizar os respetivos custos. O número e a diversidade da oferta de planos e seguros de saúde são sinal do interesse dos consumidores nesta área. Nas últimas semanas, tem-nos entrado casa adentro publicidade a quatro produtos resultantes de uma parceria entre a Sonae, a Generali e a AdvanceCare, sob a marca KeepWells, que visam “revolucionar o mercado” e dizem ter “os melhores preços”. A DECO PROTESTE analisou as ofertas e concluiu que não apresentam novidades face ao que já existia na concorrência. O nível de coberturas dos seguros é idêntico ao de outros na mesma gama de preços, ou seja, baixo.

Saiba qual o melhor seguro de saúde para si

Keep Zero é gratuito, mas oferece pouco

O produto, porventura, mais chamativo da KeepWells é um plano de saúde gratuito, que não necessita de adesão – basta apresentar o cartão Continente – e permite obter alguns descontos em consultas e exames médicos, incluindo medicina dentária, numa rede de profissionais. Como seria de esperar, o consumidor não pode contar com grandes benefícios. De acordo com a informação divulgada no site da marca, por exemplo, uma consulta custará 44 euros e, se chamar o médico a casa, pagará 55 euros. Porém, as letras mais pequeninas avisam que se trata de preços indicativos, não dispensado a consulta dos valores praticados pelo prestador. Assim, e dado que não há custos associados, se tiver o cartão do supermercado, não perde em verificar se a clínica ou o profissional que pretende faz parte da rede e qual o valor cobrado.

Três seguros que apenas funcionam dentro rede

Além do plano de saúde gratuito, o pacote KeepWells inclui três seguros com diferentes níveis de coberturas e, claro, diferentes prémios.

Apesar de, em teoria, os conceitos de plano e seguro de saúde serem diferentes, na prática, há cada vez mais produtos híbridos, que confundem o consumidor. No pacote em análise, o Keep Simples apenas oferece descontos dentro da rede, característica dos planos de saúde. O único pormenor que o diferencia é o facto de ser automaticamente anulado, ao não pagar – nos planos, se deixar de pagar sem avisar, no mínimo, 30 dias antes da data de renovação, o consumidor fica com o valor em dívida.

Os dois seguros Keep Mais e Keep Top também só funcionam dentro da rede, mas apresentam coberturas de ambulatório (consultas, exames, etc.), hospitalização e parto. Na primeira, não há limite de capital, sendo que o segurado paga 25 euros por cada consulta e 50 euros na urgência; no caso dos exames médicos e da medicina dentária, aplicam-se os descontos contratados com os prestadores. Na hospitalização, que inclui parto, os limites são de 20 mil euros e 50 mil euros, respetivamente, com uma franquia de 500 euros. Este valor corresponde ao limite máximo da franquia noutros seguros.

Verificar a rede de profissionais antes de aderir

Os pontos fortes destes seguros são as consultas online, incluindo psicologia e psiquiatria, e o médico ao domicílio, por serem gratuitos. Se estas são as vertentes que mais lhe interessam, basta contratar o produto mais barato, que custa 90 euros por ano e não impõe restrições de idade. O Keep Mais e Top, se contratados a partir dos 55 anos, vigoram, no máximo, até aos 75 anos. A desvantagem é que todos funcionam apenas dentro da rede, que pode não incluir os médicos que costuma consultar, e não permite liberdade de escolha. Por isso, se está interessado num destes produtos, é importante verificar se a sua zona está bem servida de profissionais com acordo, antes de tomar uma decisão.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.