Notícias

Pensos higiénicos com bolor ou apenas um mito viral do TikTok?

Um vídeo publicado no TikTok mostra a presença de bolores em pensos higiénicos novos. Milhões de visualizações nas redes sociais e outras tantas partilhas não transformam uma ilusão em realidade, mas dão que pensar. Haverá alguma possibilidade de esta contaminação ocorrer? A DECO PROteste explica.

Especialista:
Editor:
14 novembro 2025
jovem deitada na cama a olhar para o telemóvel

iStock

Nunca os pensos higiénicos foram tão populares. Um vídeo no TikTok, a mostrar uma suposta contaminação por bolores, teve milhões de visualizações, partilhas e "testemunhos" de utilizadoras a mostrar resultados da sua experiência: um penso aparentemente novo e limpo, quando observado a contraluz, apresenta manchas pretas ou castanhas. Segundo os "TikTokers", isso significa que está contaminado por bolores. Qual a probabilidade de acontecer? As mulheres devem preocupar-se?

Penso higiénico bem conservado não tem bolores

O vídeo do TiK Tok transmite um alarme injustificado. O bolor não se desenvolve em pensos higiénicos novos e bem conservados, porque necessita de humidade para crescer. Ora, estes produtos são fabricados com materiais que absorvem os líquidos e os retêm no interior de um gel. Os bolores apenas terão viabilidade em pensos usados ou guardados de forma inadequada - por exemplo, em ambientes quentes e húmidos. O problema da contaminação não está relacionado com os pensos em si, mas com a forma de os usar e conservar.

Como guardar corretamente os pensos higiénicos?

Para manter a qualidade dos produtos, bastam alguns cuidados:

  • lavar as mãos antes de tocar no penso higiénico;
  • trocar regularmente o penso;
  • guardar os produtos num local fresco e seco;
  • manter os pensos nas embalagens originais (e fechadas);
  • usar uma bolsa ou caixinha fechada para transporte;
  • deitar os pensos usados no lixo indiferenciado imediatamente.

O que são as manchas escuras?

Provavelmente, as manchas castanhas ou pretas e castanhas devem-se ao material utilizado, o chamado “superabsorvente”: um polímero sintético, usado também em fraldas para bebés, que absorve e retém os líquidos, transformando-os em gel e evitando fugas. Este material permitiu melhorar a eficácia e reduzir o tamanho dos pensos higiénicos e das fraldas, porque tem maior capacidade de absorção e contenção das perdas, em comparação com o algodão.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar