Lisboa 65+: como funciona o plano de saúde gratuito para idosos?
O plano de saúde gratuito que visa acudir os cidadãos idosos que residam em Lisboa já se encontra disponível. Saiba como aderir e quais os serviços disponíveis.
- Especialista
- Magda Canas e Sandra Justino
- Editor
- Cláudio Nogueira e Alda Mota

A Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza um plano de saúde gratuito para os munícipes com idade igual ou superior a 65 anos. Os utentes com acesso ao Plano Lisboa 65+ podem beneficiar de teleconsultas de medicina geral e familiar, assistência médica ao domicílio e transporte em ambulância, caso seja necessário.
Quem pode aderir ao plano de saúde?
O Plano Lisboa 65+ é destinado aos cidadãos idosos com 65 anos ou mais, que estejam recenseados em Lisboa.
Como aderir ao plano de saúde?
Os utentes podem fazer a inscrição numa farmácia aderente ou online. A adesão é gratuita. Sem inscrição, a adesão ao plano não é possível.
Inscrição na farmácia aderente
Se optar pela inscrição nas farmácias aderentes que sejam associadas da Associação Nacional das Farmácias e da Associação de Farmácias de Portugal, o utente deve apresentar cartão de cidadão ou bilhete de identidade e, caso beneficie de complemento solidário para idosos (CSI), prova documental que o comprove.
Após validar a idade e o recenseamento em Lisboa do utente, os dados requisitados pela farmácia são:
- o nome;
- a data de nascimento:
- a morada;
- o número de cartão de cidadão ou bilhete de identidade;
- o número de identificação fiscal;
- o número de utente do serviço nacional de saúde;
- o número da segurança social;
- o número de telefone ou de telemóvel;
- o e-mail (opcional).
Caso seja necessário, o representante do idoso deve fornecer dados como o nome, o número de telefone, o e-mail (opcional), o tipo de documento e o documento de identificação. Por fim, o utente deve confirmar os dados fornecidos e assinar o comprovativo de inscrição.
Inscrição online
Se optar pela inscrição online, o utente deve fazer a autenticação por cartão de cidadão (com PIN de morada e PIN de autenticação) através da plataforma.
Tenho complemento solidário para idosos. Quais as vantagens?
A iniciativa municipal decidiu reforçar o programa dos utentes que beneficiem do complemento solidário para idosos (CSI) ao disponibilizar serviços complementares como:
- médico assistente;
- consultas de oftalmologia e optometria (bem como o fornecimento de óculos graduados);
- materiais para incontinência urinária;
- consultas de higiene oral e medicina dentária (bem como o fornecimento de próteses);
- outras ajudas técnicas.
Os serviços são todos gratuitos?
Sim. Além de a adesão ao plano de saúde ser gratuita, as consultas e as chamadas telefónicas também não apresentam custos. O utente pode utilizar os serviços sempre que precisar.
O Plano Lisboa 65+ destaca-se perante os demais, pois os planos de saúde que são gratuitos cobram pelas consultas (mesmo que a um preço reduzido) e os que são pagos com consultas ao domicílio gratuitas são caros.
O plano de saúde funciona como serviço de emergência?
Não. Se precisar de atendimento urgente, o utente deve contactar o 112. Mas, ao prestar o serviço, o médico do plano de saúde pode considerar necessário que o utente seja transportado por ambulância.
Posso escolher entre teleconsulta ou consulta ao domicílio?
Não. Apenas o médico pode avaliar qual a opção mais indicada. Se o médico determinar que a consulta deve ser feita presencialmente, a mesma será feita ao domicílio.
O local da consulta será a residência registada ou, eventualmente, a residência em que o munícipe se encontre dentro do concelho de Lisboa.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |