Notícias

Cremes hidratantes para o rosto: boa qualidade por três euros

A utilização quotidiana de creme hidratante ajuda a manter a pele saudável e retardar as rugas, desde que cumpra bem as suas funções. Qual é o melhor? A DECO PROteste testou 13 e concluiu que não é preciso gastar fortunas para cuidar do rosto.

Especialista:
Editor:
28 setembro 2026
Pessoa com toalha na cabeça aplica creme no rosto enquanto segura um boião, em ambiente de casa de banho.

iStock

Hidratar é a ação chave nos cuidados diários do rosto, para ajudar a manter a suavidade e a elasticidade da pele. Ao longo do dia, esta perde água naturalmente, um processo que pode ser acentuado por condições ambientais, como frio, vento e sol, e até pelo uso de certos produtos cosméticos. As zonas mais expostas do corpo, como o rosto, são obviamente as mais fustigadas e as mais suscetíveis, por exemplo, de criar rugas. Por isso, exigem uma atenção especial. 

Os produtos hidratantes existem precisamente para contrariar essa perda, contribuindo para reter ou aumentar o teor de água e preservar a função de barreira da pele. A DECO PROteste testou 13 cremes hidratantes de dia para o rosto. E a conclusão é clara: há produtos melhores do que outros, mas não é preciso gastar fortunas para manter a pele bem cuidada. Saiba qual o creme hidratante que lhe permite poupar 15 euros por 50 mililitros.

Compare 13 cremes hidratantes

Oito cremes hidratam bem

O que se espera de um creme hidratante? Que hidrate, obviamente. Dos 13 produtos analisados, oito fazem-no bem: segundo o teste, aumentaram significativamente o teor de água na pele que os recebeu face à zona onde não foi aplicado qualquer creme. Os resultados destes oito foram semelhantes aos de um bom produto produzido em laboratório e usado como referência. Os restantes cinco revelaram uma eficácia apenas satisfatória: não melhoraram significativamente a hidratação face à pele não tratada ou a sua eficácia é inferior à do produto de referência. 

Na utilização quotidiana, os cremes mereceram poucos reparos. Cada produto foi testado por 30 consumidoras, que o aplicaram diariamente, em casa, durante uma semana. No geral, as classificações foram boas, sendo que a maioria das amostras obteve quatro estrelas e meia. O menos apreciado foi o Garnier Hyaluron, ainda assim, com três estrelas e meia. Ou seja, nenhum creme desagradou claramente às participantes.

Rotulagem respeita a lei, mas pode melhorar

Todos os produtos incluem a informação obrigatória por lei, mas o Cerave Loção Facial Hidratante é o único que apresenta a lista de ingredientes na embalagem primária (o tubo). Nos restantes casos, consta apenas da caixa exterior. Se esta for destruída ou posta no ecoponto, a informação perde-se.

Por outro lado, são proibidas alegações que induzam em erro ou que pretendam transmitir uma sensação de segurança (ou falta dela) injustificada. O Olay Hyaluronic Day Gel Cream desrespeita a lei, declarando-se "sem corantes sintéticos". Este género de alegações passam uma ideia negativa sobre os ingredientes em causa, podendo levar o consumidor a pensar que são inseguros, quando, na verdade não estão classificados como tal. 

Imprescindível é a informação sobre a validade. As marcas devem incluir a data de durabilidade mínima ou, em alternativa, o prazo de validade após a abertura. O ideal seria terem ambos, como acontece em cerca de metade dos casos.

Os cremes que apresentam embalagens seladas, a única forma de garantir que não foram abertas, também não ultrapassam 50 por cento.

Ambiente pouco valorizado 

Se na eficácia e na prova prática não houve notas negativas, no impacto ambiental da embalagem, nenhum creme chegou às três estrelas, sobretudo por incluir uma caixa exterior dispensável e um recipiente muito maior e mais pesado do que o necessário.

No que respeita ao desperdício, as bisnagas do Cien e do Avène (ambos cerca de 11%), e o frasco com dispensador do Cerave (cerca de 6%) são as embalagens que mais retêm. Os restantes produtos são acondicionados em boiões, pelo que as perdas são pouco significativas.

Poupe 15 euros por 50 mililitros 

Feito o diagnóstico da qualidade, passamos aos preços. Os cremes testados custam entre 2,99 euros e 38,69 euros por 50 mililitros. É verdade que o mais caro (Clarins Hidra Essencial Crème Désaltérante) é melhor, mas, no grupo com muito boa qualidade, há mais barato: o Cerave (Melhor do Teste) e o Garnier custam, respetivamente, 11,81 e 9,06 euros por 50 mililitros.

Caso os critérios de escolha se centrem na eficácia, no teste de uso e no preço, o Cien (Escolha Acertada) é o mais indicado. Além de apresentar boa qualidade, permite poupar 15 euros por 50 mililitros face à média de preços dos produtos testados. Alerta: este creme contém perfume e substâncias alergénicas, pelo que pode não ser a opção mais indicada para quem tem pele sensível ou tendência para alergias. Nesses casos, é preferível comprar o Melhor do Teste.

Questões frequentes

O que diferencia um creme de dia de um creme de noite?

A composição e a textura. Os cremes de dia são, por regra, emulsões de óleo em água (pequenas gotas de óleo dispersas em água), o que tende a conferir-lhes uma textura mais leve e menos gordurosa. Já nos cremes de noite predominam as emulsões de água em óleo (água dispersa numa base oleosa), geralmente mais gordurosas e espessas, que ajudam a reduzir a perda de água da pele.

Posso usar um creme de noite durante o dia?

Sim, embora possa não ser a solução mais apropriada. Por ser mais gorduroso e espesso, o creme "de noite" pode deixar a pele mais brilhante e proporcionar menor conforto do que o "de dia". Além disso, se contiver ingredientes como retinol, passível de aumentar a sensibilidade ao sol, é preferível reservá-lo para a noite.

É necessário usar um creme “de dia” e outro “de noite”?

Não necessariamente. Mais importante do que fixar-se na indicação "dia" ou "noite", é escolher um hidratante adequado ao tipo de pele (oleosa, normal, mista ou seca), com base nas indicações do rótulo.

Um creme hidratante com FPS dispensa o protetor?

Se tiver o fator de proteção solar (FPS) adequado, o hidratante protege a pele do sol (para o rosto, a DECO PROteste recomenda FPS 50 ou mais). Mas, tal como o protetor, deve ser aplicado na quantidade certa e reaplicado a cada duas horas, quando anda ao ar livre, o que não será muito prático. É certamente mais simples usar um hidratante sem FPS e um protetor solar.

Voltar ao topo

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROteste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar