Como retardar o envelhecimento da pele do rosto
Quer manter a pele do rosto jovem por mais tempo? A resposta não está apenas em cremes, muito menos caros, mas num conjunto de hábitos simples e eficazes que podem retardar o envelhecimento cutâneo. Descubra o que funciona de verdade, sem promessas milagrosas.
Para retardar o envelhecimento da pele do rosto, combine proteção solar diária, hidratação constante e um estilo de vida equilibrado. Cremes antirrugas ajudam, mas não espere milagres.
Há cremes que prometem uma redução rápida das rugas e um desacelerar do envelhecimento, muitos deles com preços elevados. Promessas que são exageradas.
Na realidade, nenhum creme consegue evitar que se envelheça. Contudo, há cremes antirrugas que reduzem um pouco a profundidade das rugas, mantêm a pele hidratada e conservam o aspeto suave.
CONHEÇA OS MELHORES CREMES PARA MANTER A PELE MAIS LISA
7 hábitos para evitar as rugas
O aparecimento de rugas depende de fatores genéticos, impossíveis de controlar, mas também do estilo de vida, que se pode mudar com algumas boas práticas.
1. Use protetor solar
Quando andar ao ar livre, use protetor solar. Para o rosto, o mais indicado é um com fator de proteção solar (FPS) 50+, devido à delicadeza da pele desta zona do corpo.
Mesmo em dias nublados, alguns raios ultravioleta atingem a pele e causam envelhecimento precoce e manchas. Reaplique a cada duas horas.
2. Evite a exposição direta ao sol entre as 11:00 e as 17 horas
A radiação ultravioleta é mais intensa nesse período, no qual deve abrigar-se do sol com chapéu e óculos de sol.
Os efeitos negativos da exposição solar são cumulativos e favorecem o surgimento de rugas, além do risco de desenvolver cancro de pele. Pelas mesmas razões, não frequente solários.
3. Não fume
A chamada “face do fumador” caracteriza-se por rugas proeminentes na região perioral e periocular, bem como por um tom de pele irregular, com tonalidade acinzentada.
As rugas faciais aumentam com o número de cigarros consumidos e os anos durante os quais fumou.
4. Limite o álcool
Por diversas razões, entre as quais a saúde da sua pele, o álcool deve ser consumido com muita moderação.
5. Mantenha a hidratação
Beba água ao longo do dia, em quantidade suficiente para manter o corpo hidratado.
6. Cuide da alimentação
Faça uma alimentação saudável e equilibrada, rica em legumes, leguminosas, verduras e frutas e pobre em gorduras (totais e saturadas).
Devem reinar os cereais integrais, os vegetais e as leguminosas, como lentilhas, feijões, favas, ervilhas, grão ou soja. Os laticínios devem ser magros.
No peixe, a ordem é variar, independentemente da quantidade de gordura. Já no que toca à carne, convém dar primazia às aves.
7. Evite banhos muito quentes
A água demasiado quente e sabonetes agressivos removem os óleos naturais da pele, secando-a. Prefira duches mornos e aplique um creme hidratante logo após o banho.
O que causa o envelhecimento da pele?
O envelhecimento da pele é determinado geneticamente e resulta de alterações fisiológicas e hormonais associadas à idade. Com o tempo, as contrações repetidas dos músculos faciais, inicialmente responsáveis por rugas transitórias, tornam-se permanentes, formando as rugas de expressão típicas da idade.
A diminuição da produção de sebo e dos fatores naturais de hidratação torna a pele mais seca, áspera e suscetível a comichão. Tal é agravado por fatores externos como baixa humidade ou lavagens excessivas.
A pele torna-se mais fina, pálida e menos elástica devido à redução da vascularização, da espessura epidérmica e dérmica, da quantidade e qualidade de colagénio, elastina e melanócitos.
O processo de regeneração celular abranda, a cicatrização é mais lenta e a perda de gordura subcutânea contribui para o aspeto flácido e enrugado, especialmente nas zonas de expressão facial (em torno dos olhos e da boca).
Rotina diária para retardar o envelhecimento da pele
A pele atua como barreira de defesa contra micro-organismos e substâncias tóxicas. O uso de cremes hidratantes ajuda a manter a pele hidratada e com bom aspeto. Mesmo que não seja possível apagar as rugas, os cuidados diários com cremes faciais ajudam na manutenção.
Seja um creme antirrugas ou um creme hidratante, a atuação na pele como hidratante é a mesma. Por um lado, hidratam através da criação de películas capazes de reduzir a evaporação da água da pele. Por outro lado, pela ação de substâncias humectantes, que, devido à sua composição, conseguem ligar-se à água, retendo-a na pele.
| Momento do dia | Cuidado |
|---|---|
| Manhã | Limpar a pele, aplicar creme hidratante ou antirrugas e protetor solar FPS 50+, se for para o exterior |
| Tarde | Reaplicar o protetor solar a cada duas horas se andar ao ar livre |
| Noite | Limpar a pele e aplicar um creme (hidratante ou antirrugas) |
Prevenir é o verdadeiro segredo
Retardar o envelhecimento da pele não exige produtos milagrosos, mas consistência e prevenção. Cuidar da pele é cuidar da saúde.
Em resumo: proteja, hidrate e evite excessos. É assim que se mantém uma pele saudável.
Questões frequentes
Esclareça algumas dúvidas frequentes sobre os cudados da pele.
É possível contrariar o envelhecimento da pele?
Não é possível mudar a genética que está associada ao envelhecimento. Mas pode controlar, até certo ponto, os fatores externos que envelhecem a pele.
Aposte na prevenção, pois estará também a contribuir para a sua saúde em geral.
Os cremes antirrugas funcionam mesmo?
Sim, mas com expectativas realistas. Nenhum creme consegue parar o envelhecimento, mas pode melhorar a textura e suavizar linhas finas.
Um preço elevado nem sempre significa que o creme tenha maior eficácia. A DECO PROteste ajuda a encontrar o melhor creme antirrugas para si.
A partir de que idade devo usar creme antirrugas?
Entre os 25 e 30 anos, quando surgem as primeiras linhas de expressão.
É seguro usar protetor solar todos os dias?
Sim, e é um passo importante para manter uma pele mais jovem e saudável a longo prazo.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
