Condicionadores: nem todos desembaraçam bem o cabelo
Dos 20 condicionadores testados, um nada faz e outro deixa o cabelo mais difícil de pentear do que lavado só com água. Mas também existem muito bons amaciadores.
Se quer ter um cabelo brilhante, sedoso e fácil de pentear, pode não ser suficiente aplicar apenas champô. Encontra à venda todo um conjunto de produtos que ajudam a cuidar do cabelo. Um dos mais usados, a seguir ao champô, é o amaciador (ou condicionador). Dado que o primeiro pode remover de forma excessiva a oleosidade natural do cabelo, o segundo torna-se necessário, para que o pentear não seja penoso.
Para ajudar a encontrar produtos que facilitem o pentear, a DECO PROTeste testou 20 condicionadores. Optou por produtos adequados a cabelos normais ou todos os tipos de cabelo. Na ausência desta opção, a escolha recaiu em amaciadores para cabelos secos. O teste revelou bons produtos, mas também dois que não cumprem a sua função ou que deixam as madeixas mais difíceis de pentear do que quando são lavadas só com água.
Poupe 27 euros por 200 ml
Existem diferentes tipos de condicionadores. Mas o teste incidiu sobre os produtos que se eliminam após atuarem no cabelo uns minutos: os mais usados. Como, recentemente, surgiram amaciadores sólidos – em barra –, juntaram-se dois exemplares ao teste, para avaliar a eficácia. No total, foram avaliados 20 condicionadores, dos quais 18 líquidos e dois sólidos.
Das várias provas efetuadas, a que mede a eficácia, traduzida na força necessária para pentear o cabelo molhado, é a que mais peso tem na Qualidade Global. Afinal, um dos principais motivos pelo qual se usa amaciador é para ser mais fácil pentear as madeixas. Quanto aos resultados, há produtos muito bons, mas também um que faz tanto como água, e outro que deixa o cabelo pior para pentear. Ao optar pela Escolha Acertada poupa 27 euros, por 200 ml, face ao produto mais caro do teste.
Um teste prático de utilização, com 128 participantes, permitiu obter opiniões práticas sobre vários aspetos. Para não serem reconhecidos, os amaciadores líquidos foram colocados em embalagens iguais. Facilidade em pentear, aspeto, brilho, consistência, aroma e facilidade em espalhar e em enxaguar foram alguns dos critérios analisados. Cada produto foi testado por 30 utilizadoras. Em geral, os produtos foram bem apreciados, mas registaram-se algumas diferenças.
Impacto ambiental a melhorar
O impacto da embalagem de cada produto e dos ingredientes que vão parar à água no enxaguamento são os aspetos avaliados no impacto ambiental. Nenhum produto atingiu as cinco estrelas, revelando que há aspetos a melhorar, sobretudo ao nível dos ingredientes usados.
Na análise aos rótulos, foi verificada a presença de menções obrigatórias e voluntárias, mas também de alegações. Uma das menções obrigatórias é o prazo de validade ou a data até à qual o produto cosmético, armazenado em condições adequadas, continua a desempenhar a função e se mantém conforme. Contudo, no último caso, implica que o utilizador aponte a data em que começa a usar o produto, o que dificilmente acontece. Por isso, é importante a embalagem também referir o prazo de validade.
Dos 20 amaciadores analisados, todos indicavam o tempo durante o qual podem ser usados, mas só a Escolha Acertada mostrava também o prazo de validade. Dois produtos não apresentavam instruções de utilização. E 11 nada mencionavam sobre o fim a dar à embalagem no final, não promovendo a reciclagem.
Quem tem tendência para alergias deve evitar produtos com fragrâncias alergénicas. Quanto aos silicones, embora tenham alguns inconvenientes, os usados nos amaciadores não são tóxicos nem perigosos para a saúde.
Cinco passos para um cabelo desembaraçado
Bem aplicado, este produto deixa o cabelo fácil de pentear e sem ficar pesado. Saiba como proceder.
- Lave o cabelo com champô e, ao passar por água, retire bem todo o produto. Retire o excesso de água com as mãos.
- Use a quantidade de amaciador recomendada na embalagem (em regra, o equivalente ao tamanho de uma moeda).
- Coloque o produto nas pontas, evitando as raízes. Em cabelo comprido, aplique do queixo para baixo. Massaje as madeixas, para que todas fiquem com amaciador.
- Deixe o condicionador atuar alguns minutos: siga as indicações da embalagem.
- Passe o cabelo abundantemente por água até se certificar de que o produto saiu.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
