Notícias

Branqueamento dentário com carvão ativado: expectativa e realidade

Acenam com sorrisos mais cativantes. Os produtos para branqueamento dentário à base de carvão de coco “ativado” alegam tornar os dentes mais brancos. Mas escondem os efeitos menos atraentes.

09 setembro 2022
branqueador dentes

iStock

Branqueiam os dentes, removem as manchas que a pasta de dentes diária não consegue, e ainda toxinas, impurezas e a placa bacteriana, dissolvem bactérias e a placa dos dentes e da boca e ajudam a aclarar “até nove tons”. Estas são as promessas de alguns produtos de branqueamento dentário à base de carvão ativado vegetal ou de casca de coco que seduzirão muitos crédulos. Contudo, a maioria não tem razão de ser.  

As suas características também ajudam aos argumentos de venda: desintoxicantes, 100% naturais, vegan, sem aditivos ou químicos, sem glúten e com ingredientes orgânicos certificados. 

Carvão ativado: quais os perigos da sua utilização?

Mas será que tudo isto corresponde à verdade? Vamos por partes. Branquear os dentes com estes produtos significa remover as manchas superficiais. Mas não a cor inata dos dentes. Estes produtos são abrasivos e o seu efeito aparente é branquear ligeiramente os dentes através da remoção das manchas causadas pelo café ou pelo tabaco. Não mudam, como pode ser levado a crer, a cor natural dos dentes, nem clareiam uma mancha mais profunda do que a superfície do dente.

Mais: não há provas científicas de que o carvão ativado melhore a saúde oral. Não é claro se a sua utilização é segura e quais os possíveis efeitos do uso destes abrasivos nas gengivas e no esmalte dentário. Existe o risco de, gradualmente, o carvão desgastar o esmalte, o que pode causar o recuo das gengivas e provocar sensibilidade dentária.

Anúncios demonstrando a eficácia das técnicas de branqueamento dentário também podem ser enganosos, já que mostram uma modelo usando batom vermelho, o que, devido ao contraste das cores, sugere dentes mais brancos. A pele e a maquilhagem também influenciam a cor aparente dos dentes, assim como a escolha da roupa. Gengivas mais escuras – devido ao carvão ou à melanina – também fazem os dentes parecerem mais claros ou mais brancos.  

Como cuidar dos dentes da forma correta?

Alguns produtos de carvão ativado aconselham que o seu uso seja feito duas vezes por dia, praticamente substituindo a escovagem com pasta de dentes, a qual deverá ser utilizada posteriormente durante 30 segundos. Uma boa higiene oral remove a placa bacteriana, constituída por saliva, restos alimentares e múltiplas bactérias. A formação daquela placa é normal, mas, se não for removida com uma escovagem frequente, pode calcificar e formar o tártaro.

A tática para manter os dentes saudáveis é o 2×2×2: escovar os dentes duas vezes por dia, durante dois minutos e, a seguir à escovagem e às refeições principais, aguardar duas horas até comer. Uma boa escova e uma técnica correta são essenciais. Use uma escova de dureza média e uma pasta dentífrica com flúor. A escovagem antes de deitar é essencial. Escove a parte interior e exterior dos dentes, inclinando a escova a 45⁰ junto da gengiva, local onde se acumula mais placa bacteriana. Escove também a parte superior dos dentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) refere que a utilização de pasta de dentes com flúor é a forma mais eficaz de reduzir as cáries dentárias. Certas bactérias e açúcares causam o aparecimento de ácidos responsáveis pela desmineralização do esmalte dos dentes. Mas quando a saliva está menos ácida, os minerais que tornam os dentes mais resistentes são repostos. A presença de flúor durante este processo contribui para fixar os minerais e para evitar que se dissolvam na próxima fase de desmineralização. 

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós