Reclamações públicas
1. Envie a reclamação para a empresa
Siga o nosso passo a passo para fazer a sua queixa chegar à empresa.
2. Veja a resposta
Receberá uma notificação por e-mail quando a empresa responder à sua queixa. Para ler a resposta completa, basta ir à página "As Minhas Reclamações", disponível na sua área pessoal do site.
3. Não ficou satisfeito com a resposta? Ou a empresa não respondeu?
Entre em contacto connosco
ARTIGO ERRADO
Fiz uma compra on line no dia 17/10/2025 que continha 4 artigos. Um deles veio trocado. Reportei a situação. Informaram que teria de devolver o artigo. Escolhi ponto de entrega. Disseram me que iria receber dois email, um da etiqueta para devolução do artigo errado e outro com o reenvio. pediram inclusive para onde queria e tudo mais. Hoje nao recebi qualquer email, entrei em contato. A atendente rafaela foi mal educada e ainda disse que so reenviariam o artigo quando devolvesse ao estafeta o errado. Foi ofensiva, porqye antes de eu explicar o que queria ela questionou "ja devolveu o artigo ao estafeta". Enfim, paguei por um artigo, nao recebi, a zara nao enviou logo a etiqueta, 24h de atraso e nao procede ao reenvio.
ARTIGOS ERRADOS DEVOLVIDOS E REEMBOLSO NAO PROCESSADO
Em 06/10/2025, adquiri 3 ARTIGOS numa encomenda on line, no entanto, dois artigos: mocassim máscara croute (ref. 1/3595/610) e T-shirt entalhada de manga curta 1184 (ref. 0/4174/845), associados à encomenda nº 54364265662 vieram trocados. No dia 07/10/2025, reclamei por não ter recebido os artigos encomendados. Embora tenha sido iniciada uma reposição, esta foi posteriormente cancelada por uma vossa funcionária. Os artigos errados foram devolvidos no dia 08/10, tendo chegado a Madrid no dia 09/10 e permanecendo nas vossas instalações desde então, sendo aceites no vosso sistema no dia 17/10. Desde a semana passada, tenho contactado o vosso serviço de apoio ao cliente, tendo sido solicitado um prazo de 48 horas para resolução, que já expirou sem qualquer solução. No dia 21/10, voltei a contactar e, até à data, não obtive resposta. Considerando que a reposição dos artigos foi cancelada e já à mais de uma semana que me se encontram com os artigos na vossa posse, nunca tendo eu recebido os artigos pelo qual paguei, exijo o reembolso integral do valor dos artigos devolvidos, pago na encomenda nº 54364265662. Peço que me confirmem o procedimento para o reembolso e que este seja efetuado no prazo máximo de 48h úteis. Caso contrário, considerarei o contrato como incumprido e tomarei as medidas legais necessárias para assegurar os meus direitos enquanto consumidora, incluindo a reclamação junto das entidades competentes. Aguardo resolução urgente da situação.
Encomenda não entregue apesar de alegadas tentativas
No dia 22/09/2025 efetuei uma encomenda online na Zara nº 54326156034 com entrega prevista para 24/09 a 25/09. Até ao momento, a encomenda ainda não foi entregue. A transportadora associada indica já ter feito duas tentativas de entrega, mas tal não corresponde à realidade. O edifício é empresarial, com segurança 24 horas, e não houve qualquer tentativa real de entrega, nem foi deixado aviso ou efetuado contacto. Esta situação representa um incumprimento contratual e uma falha grave no serviço. Peço que a Zara assuma a responsabilidade e resolva de imediato a situação através de: Entrega efetiva da encomenda em data acordada. Caso não haja resposta célere e eficaz, irei recorrer às entidades competentes de defesa do consumidor e ao Livro de Reclamações Eletrónico. Nº da encomenda: 54326156034 Data prevista de entrega: 24/09/ a 25/09 Contacto: raquel.suarez90@gmail.com
Má qualidade na solidez à fricção
Exmos.as Srs.as, No passado dia 26/09/2025 adquiri um casaco, uma camisa e umas calças na Zara. No mesmo dia, utilizei o casaco com a camisa e umas calças brancas para ir jantar. Quando cheguei a casa reparei que as calças e a camisa se encontravam manchadas de castanho do casaco. Dirigi-me à zara e falei com a gerente de loja explicando o acontecido e mostrando as peças manchadas. A mesma me disse que o casaco tem uma etiqueta a avisar que poderá manchar roupas mais claras e que o mesmo só deveria ser utilizado com cor preta ou castanha. Questionei se isso seria justificação, a realidade é que hoje em dia peças muito pigmentadas contém essa etiqueta para salvaguardar as marcas, mas não é de todo objetivo do consumidor comprar casacos escuros para utilizar somente com roupa escura. Não considero admissível um casaco não ter solidez à fricção e desbotar para outras peças pela simples fricção de peças. Este problema é de qualidade e deveria ser revisto pela zara e não dar uma justificai como “ só pode utilizar com preto ou castanho”. Agradeço, desde já, toda a vossa disponibilidade e atenção. Com os melhores cumprimentos, Catarina Pereira
Recebi a encomenda com a caixa toda rasgada e em péssimo estado
Bom dia, Venho demonstrar o meu descontentamento em relação ao estado da embalagem do produto da minha encomenda da Zara. A caixa veio aberta Toda danificada Eu comprei produtos novos e pareciam que tivessem sido usados. Entrei em contacto com a empresa em vários meios, e um deles foi um chat onde eu coloquei lá fotos a mostrar o estado da caixa do produto. Ao que me disseram que não podiam fazer nada em relação a isso sem ser a devolução do artigo. Eu comprei online e eu paguei portes, eles não me iriam devolver esse valor que paguei e que o mais certo era que me mandassem novamente produtos num estado péssimo. Estou super revoltada pois acho que a Zara é uma loja péssima em vários aspectos, tanto no atendimento, tanto na qualidade dos produtos como na maneira como os entregam. Para mim isto é inadmissível e eu já mais vou voltar a comprar o que quer que seja nesta loja.
Encomenda nao recebida
Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar reclamação formal relativa à encomenda nº 1139321461 realizada na loja online da ZARA. Após consultar o tracking da transportadora GLS, verifiquei que o envio da encomenda consta como “cancelado”, não tendo recebido qualquer notificação prévia ou explicação por parte da ZARA ou da GLS relativamente ao motivo do cancelamento. Até à data, o estado mantém-se inalterado e não estão disponíveis mais informações sobre o paradeiro da encomenda. Adicionalmente, contactei a ZARA (número da encomenda interna: 54252548842) solicitando esclarecimento sobre a situação e o reembolso do valor pago, uma vez que também já não tenho interesse em receber a encomenda devido ao atraso e à proximidade da data limite de devolução. No entanto, até ao momento não obtive resposta a nenhum dos meus contactos, quer via e-mail, quer através dos canais de apoio ao cliente disponibilizados pela marca. Esta ausência de resposta e a falta de resolução do problema deixam-me totalmente desprotegida enquanto consumidora, tendo ficado sem qualquer informação clara, sem a mercadoria e sem o valor pago. Solicito, assim, o apoio da DECO Proteste para que seja efetuado o reembolso integral da compra e para que a ZARA se responsabilize pela transparência na comunicação com os clientes. Resumo da reclamação: A ZARA não entregou a encomenda, não prestou esclarecimentos nem efetuou reembolso após vários contactos. Solicito resolução urgente e reembolso total.
Devolução perdida
Fiz um pedido de devolução no dia 30/04/2025 (n.º 10R1MFN246TQ9) à Zara para levantamento no domicilio. Nos Açores esse serviço é prestado pela GLS que recorre aos serviços de um intermediário local. A encomenda apenas foi levantada quase um mês depois e com muita insistência da minha parte, visto que tive que ligar várias vezes até que a viessem levantar. Entretanto, nunca recebi o meu reembolso e verifiquei que no site da Zara, na minha conta pessoal, a devolução continua sempre no estado "pedido". Fiz reclamação para a Zara, enviando o documento que o estafeta deixou na minha casa no ato de recolha e a Zara diz que aquele documento é o pedido de recolha e que para eles não comprova a recolha, sendo que, já falei com o intermediário que me explicou que este é o documento que a GLS lhes dá para eles fazerem a recolha. Têm o documento em duplicado, ao fazerem a recolha deixam uma das vias na casa do cliente e ficam com a outra. Neste momento, estou a sentir-me roubada e enganada. Fiquei sem o meu dinheiro e sem a minha roupa. Não tenho culpa que a cadeia logística de devoluções não funcione e recuso ser eu a prejudicada com esta situação. Ademais, o serviço da Zara nos Açores é feito por duas empresas diferentes: CTT e GLS. Quando o serviço de entregas/ recolhas é feito pelos CTT corre sempre tudo bem; são rápidos e eficientes; quando o serviço é feitos pela GLS é uma desgraça.
Encomenda não recebida e não reembolsada, apoio ao cliente inexistente
Fizemos uma encomenda de roupa de criança (nº 54212261654) no dia 04/06/2025 - ficou no nome do meu companheiro, para ser entregue na sua morada profissional (onde sempre recebemos todas as nossas encomendas sem problemas). Data prevista de entrega entre 09 e 11/06. No dia seguinte, 05/06, recebi um e-mail a dizer que a mesma teria sido entregue. O que dificilmente aconteceria logo no dia seguinte, e naturalmente, não se verificou. Fizemos várias tentativas de resolver o problema com o chat do apoio ao cliente, único meio disponível (não existe nenhum outro contacto directo), foram todas terminadas sem nos ajudarem de nenhuma forma, dizendo apenas para "aguardar". Solicitámos contacto telefónico ao apoio ao cliente, o que não aconteceu. Tentámos ainda apoio via chat do instagram, sem resolução do problema. Não existe nenhum contacto de e-mail específico do apoio ao cliente, enviámos email mais do que uma vez para o único endereço nacional que descobrimos da marca, recebemos como resposta o seguinte: "tentámos contactar consigo para verificar alguns dados relacionados com a sua encomenda 54212261654, mas não foi possível". Nunca recebemos nenhuma tentativa de contacto. A nossa encomenda no valor de 129,38 euros não chegou e não foi reembolsada, até hoje. A Zara ficou com o nosso dinheiro e não se dignou a dar nenhuma resposta explicação. É inaceitável que nunca se consiga chegar à fala com nenhum interlocutor de forma a resolver o problema.
Zara cancelou minha encomenda após 13 dias sem oferecer solução para prejuízo
No dia 01 de agosto de 2025, realizei uma compra na loja online da Zara (Encomenda nº 54263205756), com prazo máximo de entrega previsto para 07 de agosto de 2025. Hoje, 13 dias após a compra, entrei em contacto com o atendimento da marca, pois preciso das peças para uma viagem já marcada. Fui informado de que a minha encomenda estava em falta no estoque e que poderiam apenas fazer entrega parcial ou reembolso. Após todo esse tempo de espera, a encomenda foi cancelada unilateralmente pela Zara. Agora estou no prejuízo, pois terei que comprar roupas novas de última hora e ainda aguardar o reembolso. A marca não apresentou qualquer medida para minimizar o prejuízo causado pelo atraso e cancelamento. Tenho prints da conversa com o atendimento que comprovam a situação. Considero o serviço prestado desrespeitoso com o consumidor, especialmente tendo em conta que a compra foi feita com antecedência e que confiei na data de entrega fornecida pela própria empresa.
Reclamação Formal – Falta de Reembolso (ZARA Online)
Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar reclamação formal relativa à falta de reembolso das seguintes encomendas efetuadas na vossa loja online, cujos artigos foram devolvidos conforme as condições estabelecidas no vosso próprio serviço: Encomenda nº 53688645633 Data da compra: 24 de abril de 2025 Valor total: 384,39 EUR Artigos devolvidos: 12 de 13 Valor a reembolsar: 354,44 EUR Encomenda nº 54151219692 Data da compra: 24 de abril de 2025 Valor total: 375,20 EUR Artigos devolvidos: 12 de 16 Valor a reembolsar: 326,35 EUR Os artigos foram devolvidos na loja física dentro do prazo legal, com o devido comprovativo de devolução emitido pelos vossos funcionários. Desde então, tenho contactado regularmente o vosso apoio ao cliente, através do chat disponível no site, sendo constantemente informada de que devo “aguardar”, sem que me seja apresentada qualquer solução concreta ou previsão credível de resolução. Estamos hoje a 29 de julho de 2025, ou seja, já passaram mais de 3 meses desde a devolução, o que constitui uma grave violação dos prazos legais de reembolso, conforme estipulado no n.º 2 do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 24/2014, o qual determina que o reembolso ao consumidor deve ser efetuado no prazo máximo de 14 dias após a receção dos bens devolvidos. Exijo, com caráter de urgência: A imediata devolução do montante total de 680,79 EUR (354,44 + 326,35). Uma justificação formal, por escrito, para o incumprimento reiterado da legislação.
Precisa de ajuda?
Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação
