Reclamações públicas

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Formal Complaint – Unjustified Deposit Deduction by Funchal Drive Car Rental (Contract #40767)

Exmos. Senhores, (Dear Sir/Madam, I would like to formally lodge a complaint against the car rental company Funchal Drive (Digifenomenal Unipessoal Lda), located in the Azores, Portugal. Issue: After renting a vehicle (Suzuki Swift, license plate BS-98-PH, Rental Agreement #40767) between 14th and 19th June 2025, I was charged a deduction from my security deposit of 410 EUR for an alleged damage (a small scratch). I requested documentation supporting the deduction, including: • An official repair invoice (fatura) showing actual repair costs, • Photos of the vehicle after the repair, • A clear description of the repair work done. The company has explicitly stated in writing that: • The vehicle has not yet been repaired, • No official invoice exists, • The charged amount was calculated internally by their system, without third-party validation, • They refuse to provide any external proof of repair or cost estimation. This practice seems highly questionable and could be perceived as a systematic method of charging customers for damages that have not been repaired, with no transparency or documentation. I respectfully request the intervention of your office to investigate this case and to help secure a refund of the unjustified charge. Attached: • Copy of the rental agreement, • Return vehicle condition report, • Full e-mail correspondence with the company showing their admission regarding the lack of repair and documentation. Thank you for your time and assistance. ) Cumprimentos.

Encerrada

Não Recomendável

No dia 24 de maio de 2025, apresentei-me no balcão da Funchaldrive/AutoUnion com o voucher da reserva efetuada na plataforma DISCOVERCARS, que incluía seguro de franquia no valor de €2.000. A pedido do funcionário, apresentei um cartão de crédito que foi recusado por, alegadamente, não estar exclusivamente em meu nome. Mostrei surpresa, pois utilizo esse cartão regularmente para alugueres sem qualquer problema. Após também recusarem os meus cartões de débito, foi-me proposto contratar um seguro adicional por €150. Tendo em conta que o aluguer completo (com seguro) custara apenas €120,26, considerei o valor desproporcionado e pedi o livro de reclamações. Nesse momento, um indivíduo que se identificou como gerente abordou-me de forma agressiva e afirmou que, por ter solicitado o livro de reclamações, não me alugaria a viatura — mesmo pagando os €150 — por não me considerar idóneo para utilizar veículos da empresa. Apesar de ter apresentado uma reclamação formal e tentado resolver a situação de forma cordial, incluindo a aceitação do pagamento exigido, a recusa manteve-se. Sem alternativa, tive de recorrer a outra empresa e pagar novo aluguer. Pelo que tenho vindo a apurar este é um método recorrente que esta "empresa" usa para extorquir dinheiro aos turistas incautos. NÃO RECOMENDÁVEL

Encerrada

Reclamação do valor cobrado da franquia

Exmos. Senhores, No passado dia 18 de abril de 2025 viajei para a ilha da Madeira, tendo permanecido na mesma uma semana, ou seja, até ao dia 25 de abril. Durante este período, fiz a reserva de uma viatura à rent-a-car Funchal Drive. Os dados da reserva seguem anexos a esta mensagem. No último dia, dia 25, a menos de uma hora da devolução do carro, encontrava-me no Caniçal, uma vila relativamente próxima da vila onde levantei a viatura (Santa Cruz). Nesta altura, no momento em que estava a colocar na cadeira de bebé o meu filho de dois anos, para seguir viagem para a proceder à devolução da viatura, o mesmo tinha a chave do carro na mão. Não me tendo dado conta, bati a porta, e o meu filho carregou no botão da chave de fechar o carro, ficando fechado dentro do carro e eu na parte exterior. Obviamente, que tentei, a partir do exterior do carro, da melhor forma possível dar instruções ao meu filho para carregar no outro botão, mas tal não sucedeu. O passo seguinte foi contactar a agência via WhatsApp e por chamada telefónica não obtendo qualquer retorno das mesmas. Estando eu acompanhada por uma pessoa que por sua vez tinha viatura própria pedi-lhe, de imediato, que se fosse à rent-a-car buscar a segunda chave do carro. Tal aconteceu. Contudo, assim que essa pessoa chegou à Rent-a-car em Santa Cruz, estavam três funcionárias ao balcão, as quais não souberam dizer com certeza se a chave secundária estava lá, ou na agência do Funchal. Depois de confirmarem, responderam que efetivamente a chave se encontrava na agência do Funchal e não em Santa Cruz não tendo sido dada qualquer alternativa para a resolução do problema. Nesse momento, e tendo em conta a distância que seria ir ao Funchal e voltar para o Caniçal (aproximadamente 60km), tendo em conta a sol que se fazia sentir no Caniçal com a criança fechada dentro do carro e vidros fechados, a pessoa que se deslocou a Santa Cruz regressou ao Caniçal e entre os dois decidimos partir o vidro pequeno na porta de trás do lado esquerdo. As imagens do vidro partido seguem anexas a esta mensagem no contrato de devolução do carro. Consegui abrir a porta do carro e tirar o meu filho. A partir desse momento, dirigi-me à Rent-a-car , em Santa Cruz, para proceder à devolução do carro, tendo-me prontificado a pagar os estragos do vidro. Após algum tempo, aguardando que o responsável da Rent-a-car se dirigisse a mim para proceder à devolução do carro e me apresentasse o valor do arranjo do vidro, foi-me apresentado um orçamento de 875€ a pagar pelo arranjo do vidro. Nesse momento fiquei estupefacta com o valor apresentado, dado o tamanho do vidro (é o pequeno da porta de trás). Claro que nesse momento, e cada vez mais em cima da hora para apanhar o avião, restou-me entregar o carro e os 875€ foram-me retirados da conta. O comprovativo segue em anexo. Assim que cheguei a Portugal Continental, decidi ver quais as minhas opções para contestar o valor que me foi apresentado/retirado. Mais uma vez recorri à pessoa que conheço na ilha, para que se deslocasse à marca oficial PEUGEOT para saber qual o orçamento para o arranjo do vidro. A PEUGEOT apresentou um orçamento muito inferior ao apresentado pela Rent-a-car, 269,63€. O orçamento segue em anexo. No dia seguinte essa mesma pessoa deslocou-se à Rent-a-car, desta vez à agência do Funchal para confrontar os responsáveis da agência com o valor apresentado pela PEUGEOT. O responsável, respondeu que qualquer assunto teria que ser tratado somente por email. Assim o fiz, no dia 29/04/2025, às 21:38, enviei uma mensagem para o email indicado pelo responsável da rent-a-car (info@funchaldrive.com) expondo a situação. A mensagem de resposta foi recebida no dia 4/05/2025, às 16:07. Os emails seguem anexos a esta mensagem. Ora de acordo com a mensagem recebida avancei com esta reclamação dadas as informações falsas prestadas pelo responsável da Rent-a-car. A começar logo pela parte inicial. Confirmo que sim, quer eu, quer a pessoa que estava comigo ligamos várias vezes para a Agência. Nenhum dos nossos telefonemas foi atendido. Daí o passo seguinte ter sido a pessoa que estava comigo ter-se deslocado à agência. De seguida, para minha estupefação, é referido na mensagem que o local do incidente foi no Funchal. Nunca, em momento algum, o incidente foi no Funchal. A pessoa que se deslocou a Santa Cruz referiu alto e a bom som que o carro estava no Caniçal com a criança presa dentro do mesmo. As três funcionárias que se encontravam ao balcão poderão confirmar. Dias depois, quando essa mesma pessoa se deslocou à agência do Funchal para apresentar o orçamento da PEUGEOT dirigiu-se ao responsável da agência da seguinte forma: “Lembra-se da situação do vidro partido do PEUGEOT que ficou fechado dentro do carro no Caniçal?” ao qual o mesmo respondeu afirmativamente. Mas para além disto tudo, não seria estranho a situação ter acontecido no Funchal e eu estar a deslocar-me a Santa Cruz, quando tinha uma agência, segundo eles a 10 minutos?!! Sublinho, a situação aconteceu no Caniçal e foi a Santa Cruz que a pessoa que estava comigo se deslocou. Acrescento ainda que a reserva foi efetuada em Santa Cruz, o carro foi levantado em Santa Cruz, pelo que o mais normal é a rent-a-car ter as chaves secundárias no local onde os carros se encontram. Para além disso, é possível perceber que o incidente foi no Caniçal pelo GPS da viatura. Tendo com conta o facto de terem referido que o incidente aconteceu no Funchal até posso entender a parte em que referem que não estava calor. Mas no caso, como referido anteriormente, o incidente foi no Caniçal, lá sim, estava a dar sol e estava calor. Referem ainda que eu poderia ter calma para aguardar o tempo que iriam demorar. Não sei a que é que se referem dado que nunca atenderam as nossas chamadas. Volto a referir, à pessoa que se deslocou à agência de Santa Cruz, nada foi dito para além de “deixe-me verificar, mas penso que a chave não está aqui, elas costumam estar na agência do Funchal”. Depois de fazerem essa tal verificação não apresentaram qualquer alternativa, mantiveram-se em silencio. Não foi dito “aguarde que vamos tentar fazer chegar a chave até si, ou aguarde que vamos tentar arranjar uma solução, nada de nada. Acham negligente eu ter deixado a chave com o meu filho, sim claro, eu devia estar mais atenta. Mas os imprevistos existem. É preciso perceber o contexto. Estava a preparar-me para entregar o carro e de seguida apanhar um avião. Quando é referido que o valor do orçamento apresentado pela PEUGEOT é apenas para o vidro, é totalmente falso. Basta estar atento ao orçamento. Refere-se à substituição do vidro e não ao valor do vidro. Para além disso, no mesmo orçamento é possível verificar que está destacado o valor da mão-de-obra (77 euros). Quando me dirigi por mensagem à rent-a-car não pedi para me devolverem a diferença mas sim um valor mais ajustado aos custos reais da reparação. Além disso, tendo em conta todo o contexto e envolvendo uma criança de 2 anos achei a resposta à mensagem por email desrespeitosa. Cumprimentos.

Resolvida Pedido de intervenção à DECO PROteste

Rent a car

Reservei um carro pelo site Discovercars de 14 a 20 de agosto na madeira, sendo a empresa final de Aluguer a Empresa Digifenomenal unipessoal, Lda - mais conhecida por Funchal Drive. O valor total da reserva era de 347,76. Efectuei o pagamento on line do sinal ficando apenas o valor de 280 euros a serem pagos no acto de levantamento do carro. O Aluguer e o contrato referia que teria que ter um cartão de crédito para assegurar a caução de 1100 euros. No contrato fazem referência que aceitam cartão de débito para o pagamento. Nada achei estranho até ao momento em que fui levantar o carro e em que exigem que o pagamento seja efectuado pelo cartão de crédito para além do plafond. Ora o meu cartão de crédito apenas tem um plafond de 1200 euros, que era o suficiente para assegurar este serviço e que só utilizo nestas situações e nunca para pagamentos. Questionei onde estava essa informação e a senhora intragável disse que era uma falha mas que era assim o procedimento interno. Perante esta situação disse que queria cancelar o serviço. Perante isto a funcionária arranjou uma solução extraordinária, onde já aceitava o cartão de débito, mas tinha que escolher o serviço com seguro para todos os riscos, Para não me chatear e estragar as férias de todos os que me acompanhavam e não ficar sem carro paguei mais 130 euros.No dia 20 de agosto devolvi o carro, nada disseram, nem referiram nenhum detalhe e regressamos a Portugal continental.No dia seguinte verifico no meu email que a Funchal Drive me debitou no cartão de crédito 80 euros por cheiro a fumo/limpeza.Ora eu sou fumadora mas garanto que não fumei no carro e mais,a quando da devolução nada referiram e agora cobram este valor.É inadmissível . Exijo a devolução dos 80,00

Encerrada

Problemas com Funchal Drive Rent-a-car

Exmos. Senhores,Venho, por este meio, reclamar de um processo de aluguer de carro com inúmeras falhas e violações dos direitos do consumidor.Em primeiro lugar, a não aceitação do Cartão Universo como cartão de crédito para retenção de franquia. Dado tratar-se de um cartão Mastercard, de crédito, este deveria ser aceite, ou, caso contrário, tal deveria estar explícito nos termos e condições. A não aceitação deste cartão sem aviso prévio de forma a impor a aquisição de um seguro adicional ao cliente trata-se de uma violação clara dos direitos do consumidor.Em segundo lugar, em nenhum momento foi pedida autorização ao cliente para utilização do cartão de débito em transações futuras. Todos os dados do cartão foram retirados e guardados de forma fraudulenta e não consentida, quer oralmente quer por escrito. Neste sentido, foi efetuado um débito de 50€ na mesma conta utilizada para o pagamento do aluguer do carro sem nunca, em momento algum, ter sido dado este consentimento.Estas duas situações expostas, a par com o tratamento rude e sem qualquer profissionalismo do funcionário presente no Escritório Aeroporto no dia 01/11/2021 de manhã, motiva a presente reclamação.Cumprimentos, Filipe Marques Ferreira

Resolvida

Condições de aluguer

Venho por este meio expor o meu descontentamento com a empresa Funchal drive rent a car, com o nif: 508746051, com morada na rua do cano nº42 Santa Cruz - Madeira. No dia 28/08/21 como estava combinado via mail, fomos alugar carro nesta empresa. Já estava escolhido o tipo de seguro (seguro contra todos os riscos) e o valor estipulado (300€), bem como a categoria do automóvel. No local foi revisto o tipo de contrato, estando tudo conforme o previsto. Na altura do pagamento foi recusado o cartão de crédito que possuíamos, com a desculpa de só aceitarem um cartão físico (sendo o nosso virtual) e em nome do condutor, não aceitando o meu cartão por ser apenas pendura. Foi explicado que o cartão de crédito virtual servia para aquela finalidade, sendo mais uma vez recusado. Deixaram explicito que o pagamento só poderia ser efetuado com cartão de crédito físico. Referiram que a única forma de alugar o carro seria fazer um seguro deles (da própria empresa), com um valor de 28€/dia e que dessa forma já poderíamos pagar com um cartão qualquer, não sendo obrigatório um cartão físico, nem cartão de crédito. Os funcionários, nomeadamente, o senhor Diogo Silva, mantiveram uma postura arrogante e superior ao longo de toda a conversa. Tendo feito a mesma coisa com outro casal francês que se encontrava no local, também com a desculpa de não aceitarem o cartão de crédito deles (físico). Quando questionado sobre a necessidade de realizar outro seguro, visto que já se encontrava contratado um seguro contra todos os riscos, referiram que aquele não tinha valor nenhum. Além do valor anteriormente contratado (300€), acresceu o valor do novo seguro (28€ *5 dias). Pelo que podemos verificar este é um mood operandis desta empresa, de forma a conseguir lucrar com os turistas. Consideramos uma má prática e um péssimo serviço.

Resolvida

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