Reclamações públicas

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C. M.
03/12/2024

Reclamação

Venho por este meio expor a seguinte situação e assim apresentar a minha reclamação em relação á empresa Água do Ribatejo e onde foi enviado este email para o email deles. Tenho uma habitação na Rua da Encosta do Vale, nº 13, 2350-785 Torres Novas, com artigo matricial nº 916. A habitação sempre esteve habitada, uma vez que morei cerca de 13 anos na própria, e depois da minha saída, em 2019, aluguei a habitação até à data de hoje. A minha ex-inquilina dirigiu-se às instalações da empresa mencionada em Torres Novas no passado mês de Setembro para dar baixa do contador, e uma equipa de técnicos dirigiu-se à habitação e retirou o contador. Ora, aquando da entrada da minha nova inquilina no passado mês de Novembro, foi-lhe dito que não era possível fazer a ligação da água, uma vez que "o contador não cumpria as normas, e que a senhoria teria de contactar um canalizador, e esse sim saberia o que fazer", palavras do Sr. Mourão. Assim fiz, solicitei a presença de um canalizador no passado dia 27 Novembro, o qual me informou de que a única coisa que teria de colocar seriam os extensíveis, e que tudo restante se mantem. No dia seguinte (28 Novembro) dirigi-me inicialmente à minha habitação, para tirar fotografias do contador e de seguida dirigi-me ás instalações em Torres Novas e falei com a D. Fátima a explicar a situação. Solicitei a presença do Sr. Mourão na habitação para me explicar de facto o que era necessário, pois apenas tinha falado com a minha inquilina e com o canalizador, sem nunca ter falado com o vosso técnico. A D. Fátima solicitou-me para enviar estas fotografias para o seu email, o qual foi enviado (fatima.ramos@aguasdoribatejo.com) e pediu-me para ir falar com o Sr. Mourão ao Vale para esclarecer a situação. Depois de muito se falar e ter dito que estava a colocar o trabalho do colega em causa (pois o canalizador que contactei também ele é colaborador das Águas do Ribatejo, mas não das instalações de Torres Novas) e tentar chegar a um consenso, o Sr. Mourão disse-me que até poderia ligar a água com o contador como se encontra, mas apenas com ordem superior. As indicações que Sr. Mourão me deu foi que tenho de trocar a caixa do contador, pois a que se encontra na habitação é de 50 cm de largura, e a nova terá de ter 60 cm, um kit de 15mm (3/4) e um tubo de entrada de água pela base. Que poderia ligar a água temporariamente e que depois de a ligar que eu teria 30 dias para substituir a caixa e colocar o tubo pela base. E que para agora apenas seria necessário o kit de 15mm. Dia 30 fui comprar o kit e deixei no interior do contador, conforme combinado com o vosso técnico, e conforme fotografia em anexo, identificada como "Kit 15". Ficou acordado, nas vossas instalações em TN com a D. Fátima presente, que dia 30 já não era possível dirigir-se à habitação e fazer a ligação (estava num outro local com um trabalho pendente e ainda ia demorar), mas ficou marcado para 2ªf, dia 02/12 pelas 9h. Ora tal não aconteceu, pois a minha inquilina ligou e pelas 16h15 a informar-me que ainda não tinha água em casa. Liguei de imediato para o Sr. Mourão, o qual não atendeu, e de seguida liguei para a D. Fátima a questionar a razão pela qual o Sr. Mourão não tinha ido colocar água na habitação, conforme falado na 6ªf. Disse-me que não tinha conhecimento de nada, que pensava que a situação estava resolvida, e que ia ligar ao Diretor. Que me ligaria mais tarde. Assim fez e passado 1h informou-me para estar descansada que hoje pelas 9h a ligação da água iria ser realizada. Vou aguardar, pois o meu horário de saída da minha entidade patronal é pelas 14h e irei dirigir-me à habitação para confirmar se há ou não finalmente água. Resumindo toda esta situação, as Águas do Ribatejo diz que tenho de colocar uma caixa nova com novas entradas e de dimensões maiores e por isso tenho de partir o muro para fazer essa obra. Ora, a ligação ao ramal foi realizada por técnicos da empresa antes da minha saída da habitação, isto é, em 2019. Serve de prova a foto em anexo identificada como "contador e acesso ramal", em que se vê que a tijoleira da casa foi novamente colada (na altura pelo meu ex-marido) e o cimento de acesso ao ramal visivelmente mais novo que o anterior. Nessa altura, a caixa do contador servia, agora já não serve. A caixa está em conformidade com a legislação em vigor à data da alteração do acesso ao ramal, relembro mais uma vez, realizado pelos vossos técnicos. Vocês agora exigem alterações que requer obras a nível de canalização e de pedreiro e que não fazem sentido nenhum. Se os vossos técnicos em 2019 "facilitaram" a alteração do acesso ao ramal (palavras da D. Fátima) eu não tenho de ser agora responsável por esta alteração. Se a caixa se encontrava em conformidade, qual a razão desta mudança agora, só porque a minha ex-inquilina deu baixa do contador? Este modelo de caixa e ligações foram aprovadas e realizadas por vocês e agora vem exigir uma alteração que foi decidida por vocês em data posterior à data em que saí da habitação para deixar tudo em conformidade. Tudo isto faria sentido, SE estivesse a construir uma habitação de raíz.......não é o caso, pois a habitação foi adquirida em 2007, e como mencionado inicialmente nesta reclamação, sempre esteve habitada e com tudo em conformidade. E ainda faço uma última questão, de acordo com o esquema do modelo para caixa do contador, existem 2 partes distintas, uma que é da responsabilidade do proprietário e a outra que é da responsabilidade da Águas do Ribatejo. Ora de salientar de que o que vocês exigem é da vossa responsabilidade, e não da minha.

Encerrada
D. C.
21/11/2024

Fatura de acerto de água com valor elevado

Exmos. Senhores Venho, por meio desta, apresentar uma reclamação referente a uma fatura de acerto de consumo de água recebida no mês de Novembro no valor de 217,44€ referente ao período de 1 ano. Ao analisar a situação, constatei que o motivo do alto valor é a ausência de leituras regulares do contador por parte da entidade responsável, o que resultou em estimativas acumuladas ao longo dos meses. Agora, com a realização da leitura real, fui surpreendido com uma cobrança significativamente elevada, o que representa um impacto financeiro inesperado e injusto para mim. Já tentei esclarecer esta situação através de email's mas não obtive nenhuma resposta. Considero a situação injusta, pois a falta de leituras regulares não é responsabilidade do consumidor. Solicito que seja analisada uma forma de resolver esta questão, como: Possibilidade de revisão do valor cobrado, parcelamento sem juros do montante em questão, ajustes para garantir que futuras leituras sejam realizadas regularmente. Segue em anexo a cópia da fatura em questão e demais documentos que podem ser úteis para análise. Agradeço desde já a atenção e aguardo uma resposta breve para resolver esta situação da melhor forma possível. Atenciosamente,

Encerrada
N. G.
15/03/2024

Factura de valor exorbitante

Exmos. SrsVenho por este meio solicitar a V/ intervenção no sentido de resolver e clarificar a minha insatisfação com a fatura recentemente emitida pela empresa Águas do Ribatejo, referente ao período de faturação compreendido entre 17 de janeiro de 2024 e 16 de fevereiro de 2024.A fatura em questão apresenta um valor de consumo de água exorbitante (331,44€) , totalizando 77 metros cúbicos. Tal quantidade equivale ao abastecimento de um camião cisterna de combustível fóssil. É importante ressaltar que os residentes no imóvel em questão, ambos idosos com 73 e 75 anos, estão enquadrados no âmbito da tarifa social devido às suas reformas muito baixas.Gostaria de salientar que os hábitos de consumo dos moradores não sofreram qualquer alteração significativa durante o período em questão. Historicamente, o consumo habitual de água neste domicílio tem sido de cerca 8 metros cúbicos.Ao entrar em contacto com a Águas do Ribatejo para discutir esta questão, fomos confrontados com uma exigência de pagamento da fatura ou a imposição de um pagamento adicional de 80 euros para a verificação do contador.É lamentável que, em vez de oferecer um esclarecimento transparente sobre os motivos do aumento abrupto no consumo de água, a empresa opte por pressionar os consumidores com ameaças de pagamento imediato ou custos adicionais para verificar a exatidão do contador.Exijo uma investigação imediata e transparente sobre este assunto, bem como uma revisão da fatura emitida. Solicito ainda que a Águas do Ribatejo ajuste o valor cobrado de acordo com o consumo real, conforme estabelecido nos hábitos históricos de consumo deste domicílio.Venho por este meio solicitar a V/ intervenção no sentido de obter medidas corretivas adequadas por parte da empresa.Atenciosamente,

Encerrada
P. V.
21/11/2023

avaria com dano doméstico

Boa noite,No dia 07/11/2023, entramos em contacto com as Águas do Ribatejo para reportar que desde há dois dias que a água que estava a sair da torneira era de cor castanha e com pouca pressão.No seguimento desse telefonema foi aberto um processo de avaria n° 14603, tendo se deslocado ao local um técnico para tomar conta da ocorrência.Ao chegar, iniciou trabalhos no sentido de averiguar a situação, desmontou o contador, para fazer descarga e quando voltou a montar abriu novamente o abastecimento de água para a dita casa, disse no entanto que voltaria no outro dia para reparar a torneira de segurança e voltar a fazer nova descarga.Só que depois desse procedimento, ocorreu um dano no termoacumulador, tendo este começado a verter água e passados alguns minutos começou-nos a entrar água, da placa para paredes e teto falso.Tendo em conta todo os constrangimentos causados por toda esta situação, desde a falta de água potável durante os dias em questão que nem aviso prévio tivemos para termos outros cuidados com outros eletrodomésticos, ao dano no termoacumulador que vai ter de ser substituído, enviei á dita entidade vídeos para análise.Sendo um constrangimento enorme ficar sem água quente nesta altura do ano com criança em casa.Posto isto, a resposta da entidade foi a seguinte:Exmo. Sr. Pedro Vieira,Relativamente à sua comunicação de 12/11/2023, referindo a ocorrência de dano em termoacumulador na sua habitação na sequência de intervenção da Águas do Ribatejo, procedemos à análise da situação.Conforme refere, no dia 7/11/2023, na sequência do seu telefonema dando nota de turvação da água, deslocámos uma equipa à sua habitação, procedendo à desmontagem do contador e descargas na rede e ramal de ligação.No dia seguinte a equipa voltou ao local efetuando nova descarga, aproveitando para substituir a válvula de seccionamento junto ao contador.Foram medidas a turvação e a pressão da água, observando-se os valores de 2.36 NTU e 3.45 bar, respetivamente, do que se anexam registos fotográficos, valores que se encontram dentro dos limites regulamentares.De referir que o local é abastecido de forma gravítica, pela zona de abastecimento do reservatório elevado de Frade de Baixo, não havendo, assim, variações significativas de pressão.Face ao exposto, e tendo por base a informação disponível, consideramos não existir nexo de causalidade entre o alegado dano no termoacumulador e o procedimento tido pela equipa da Águas do Ribatejo.Contudo, caso venham a ser apresentados elementos e / ou informação adicional relevantes, estaremos disponíveis para reavaliação da situação.Gratos pela atenção dispensada, apresentamos os nossos cumprimentos,Miguel CarrinhoEnvio vídeos em anexo.

Resolvida
P. A.
16/07/2023

Problema com factura da Água

No mês anterior tive um valor maior de consumo de água e paguei menos e no mês seguinte um valor inferior e pago mais?E porque os valores tão altos de saneamento e resíduos? É um absurdo de taxas é uma vergonha pagar mais de impostos do que valor de consumo de água a consequência é começar existir uma falta de higiene pública a nível de utilização da água para as necessidades básicas como banho, limpeza da casa etc.. Já pedi esclarecimentos à empresa através do canal área de cliente ainda não obtive resposta.

Resolvida
L. C.
08/03/2021

Valor absurdo na Factura da Água

Venho por este meio reclamar o valor da Factura de Água em questão Refiro que só pode existir este valor a pagar por algum mal funcionamento do contador, passando a expor o seguinte:- Mora nesta habitação uma única pessoa reformada que tem um tipo de vida comum a qualquer reformado.- Não existiu cálculo por estimativa com consequente acerto de contagem.- Podemos observar na Factura que os valores a pagar aumentaram desde Outubro de 2020 até chegar ao valor absurdo de Fevereiro de 2021 (916,77€).Em face do que precede, só podemos concluir tratar-se de alguma avaria no sistema de contagem.Como tal, solicito que o referido sistema seja avaliado, ou aferido qualquer outro possível erro no processamento da Factura em questão.Solicito também que o pagamento desta Factura fique em suspenso, durante o processo anteriormente solicitado, em virtude de se tratar de uma pessoa idosa reformada, com parcos recursos económicos.Aguardando uma solução para este meu problemaAtentamenteLuís Carmo

Resolvida
A. M.
21/12/2020

Espera de mais de um mês para darem pelo menos a resposta do que é necessario para a reparação

Venho a informar que já me encontro há um mês e duas semanas constantemente e pedir que me resolvam o problema da falta de água andando sempre a me responderem que depois entram em contacto..., ou dizendo que já mandaram a carta e nunca resolvem nada me deixando a mim sem água durante todo este tempo

Resolvida
B. C.
01/01/0001

Contadores de Água

Resido num bloco de 6 apartamentos. Estando actualmente todos ocupados. Contando com o contador da água do condomínio, dá um total de 7 contadores, todos analógicos. Por infeliz coincidência, a coluna onde os mesmos estão instalados é numa das paredes da minha sala. É óbvio que - especialmente à noite - quando o consumo de água atinge talvez o seu maior pico - o barulho dos vários contadores a trabalhar - muitas vezes em simultâneo - acaba por ser sempre incomodativo. Não duvido que os referidos contadores estejam devidamente certificados mas, pergunto o que será preciso fazer para que se possa proceder à substituição destes contadores analógicos por contadores digitais, estes sim, muito mais silenciosos ? Acrescento que no dia 03/09/2013 entrei em contacto, via e-mail, com a Águas do Ribatejo, solicitando atenção para esta situação. Responderam-me, também por e-mail no dia 10/09/2013 dizendo que. .....os contadores instalados são certificados.... situação em causa poderá estar relacionada com as condições de instalação da rede predial de água, nomeadamente no que se refere a insuficiências no isolamento acústico aplicado. O que na realidade não me parece...

Encerrada

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