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Factura de valor exorbitante

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

N. G.

Para: Águas do Ribatejo

15/03/2024

Exmos. SrsVenho por este meio solicitar a V/ intervenção no sentido de resolver e clarificar a minha insatisfação com a fatura recentemente emitida pela empresa Águas do Ribatejo, referente ao período de faturação compreendido entre 17 de janeiro de 2024 e 16 de fevereiro de 2024.A fatura em questão apresenta um valor de consumo de água exorbitante (331,44€) , totalizando 77 metros cúbicos. Tal quantidade equivale ao abastecimento de um camião cisterna de combustível fóssil. É importante ressaltar que os residentes no imóvel em questão, ambos idosos com 73 e 75 anos, estão enquadrados no âmbito da tarifa social devido às suas reformas muito baixas.Gostaria de salientar que os hábitos de consumo dos moradores não sofreram qualquer alteração significativa durante o período em questão. Historicamente, o consumo habitual de água neste domicílio tem sido de cerca 8 metros cúbicos.Ao entrar em contacto com a Águas do Ribatejo para discutir esta questão, fomos confrontados com uma exigência de pagamento da fatura ou a imposição de um pagamento adicional de 80 euros para a verificação do contador.É lamentável que, em vez de oferecer um esclarecimento transparente sobre os motivos do aumento abrupto no consumo de água, a empresa opte por pressionar os consumidores com ameaças de pagamento imediato ou custos adicionais para verificar a exatidão do contador.Exijo uma investigação imediata e transparente sobre este assunto, bem como uma revisão da fatura emitida. Solicito ainda que a Águas do Ribatejo ajuste o valor cobrado de acordo com o consumo real, conforme estabelecido nos hábitos históricos de consumo deste domicílio.Venho por este meio solicitar a V/ intervenção no sentido de obter medidas corretivas adequadas por parte da empresa.Atenciosamente,

Mensagens (3)

Águas do Ribatejo

Para: N. G.

22/03/2024

Exmo. Senhor Nuno Martins,Acusamos a receção da reclamação apresentada por V. Ex.ª, a qual mereceu a nossa melhor atenção.No seguimento da mesma, cumpre esclarecer o seguinte.Um consumo exagerado faturado pode corresponder a uma das seguintes situações:- Consumo efetivo- Erro de leitura- Rotura na rede predial ou mau funcionamento dos dispositivos de utilização.No caso concreto, afatura aqui objeto de reclamaçãofoi calculada de acordo com as leituras compreendidas entre 18.01.2024 a 16.02.2024, comunicadas pelo cliente, sendo, portanto, uma fatura de consumo real.Alega V. Ex.ª que o aumento de consumo éanormal, tendo em conta o histórico de consumo naquele local.Ora,por vezes existem consumos manifestamente superiores tendo em conta o histórico de consumo do local de abastecimento, mas isto não significa necessariamente que o mesmo não tenha sido efetuado, de forma voluntária ou involuntária, pelo cliente e que os valores estejam incorretos.Considerando a queixa apresentada, no dia 06.03.2024, no cumprimento da ordem de serviço n.º 875732, esta entidade gestora fez deslocar um técnico ao local de abastecimento. Durante a visita, que ocorreu na presença do cliente, não foi detetada qualquer irregularidade que pudesse dar origem a faturação em excesso.Na decorrência do que antecede, validadas as leituras enão tendo sido detetada qualquer anomalia no funcionamento do contador ou indícios de rotura ou avaria na rede predial, assume-se que os consumos resultantes dos registos de leituras extraídas do contador, afeto ao local de abastecimento em causa, correspondem ao consumo real realizado pelo utilizador.Assim, não tendo resultado provado que a contagem em causa e a correspondente emissão da fatura resulte de um problema técnico, não deve ser imputada a esta entidade gestora qualquer responsabilidade relativamente à situação em apreço.Termos em que, com base nos fundamentos expostos, se considera a faturação corretamente emitida.Dado tratar-se de um valor elevado, informamos que, caso o cliente assim o entenda, encontramo-nos disponíveis para realizar acordo de pagamento em 6 prestações para o valor que se encontra por liquidar.Para o efeito será necessário o envio da seguinte documentação:- Bilhete de identidade/cartão de cidadão do responsável titular contrato.- Assinatura da autorização de cópia do bilhete de identidade/cartão de cidadão que, junto se anexa.Cumprimentos,João Barros Direção ComercialAR - Águas do Ribatejo, EIM SARua Gaspar Costa Ramalho, 382120-098 SalvaterradeMagos@ www.aguasdoribatejo.comT 263509400F 263509499DC/JMPAntes de imprimir esta mensagem pense no ambiente

N. G.

Para: Águas do Ribatejo

22/03/2024

Exmos. Sr. João Barros,Na sua lista de motivos para um consumo exagerado, faltou-lhe pelo menos um (curiosamente, o que pode explicar a situação a favor do cliente):- Erro do contador (sendo um dispositivo analógico e que baseias as leituras utilizando o tipo mecânico/magnético) é sujeito a falhas, como qualquer outro dispositivo do género. Ainda mais quando está em causa um dispositivo com mais de 40 anos de uso. Tendo em conta o seu "argumento", também, podemos concluir que um consumo manifestamente superior ao do histórico, no local de abastecimento, não significa necessariamente que o mesmo tenha sido efetuado. Estamos a falar de um consumo mais de 10x superior. Reforço, de cerca de 7m3 mensais estão ser facturados 77m3 (o equivalente a um camião cisterna de abastecimento de postos de combustível), para uma habitação de dois idosos. O "técnico" que V. Exa indica ter-se deslocado, não realizou nenhuma intervenção/verificação técnica. Limitou-se a abrir a água e a fechar durante 30 segundos. Isto não é nem um procedimento técnico, nem existe aqui nada que verifique de forma alguma se existe algum problema com a mecânica do contador. Isto é apenas o que qualquer consumidor faz todos os dias, abre e fecha a água. Assim sendo não pode ser imputado ao utilizador qualquer prova que o contador se encontra a funcionar devidamente. Caso não seja realizada uma verificação técnica do contador, que comprove que o mesmo se encontra em pleno funcionamento. A situação irá ser levada aos meios legais ao nosso dispor para fazer valer os nossos direitos. Atenciosamente,

Águas do Ribatejo

Para: N. G.

13/05/2024

Exmos. Senhores,Acusamos a receção do v/ e-mail infra, que mereceu a nossamelhoratenção.Relativamente ao tema em epígrafe, remetemos, em anexo, N/Ref.ª S01752-2024 de 22/03/2024 em resposta ao pedido de esclarecimento do reclamante.Cumprimentos,João Barros Direção ComercialAR - Águas do Ribatejo, EIM SARua Gaspar Costa Ramalho, 382120-098 SalvaterradeMagos@ www.aguasdoribatejo.comT 263509400F 263509499DC/APAntes de imprimir esta mensagem pense no ambienteDe: Enviado: 24 de abril de 2024 22:20Para: Geral geral@aguasdoribatejo.comAssunto: Alteração à reclamação: Factura de valor exorbitante - (CPTPT01987505-72)


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