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Reclamação

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Problemas na prestação do serviço

Reclamação

C. M.

Para: Águas do Ribatejo

03/12/2024

Venho por este meio expor a seguinte situação e assim apresentar a minha reclamação em relação á empresa Água do Ribatejo e onde foi enviado este email para o email deles. Tenho uma habitação na Rua da Encosta do Vale, nº 13, 2350-785 Torres Novas, com artigo matricial nº 916. A habitação sempre esteve habitada, uma vez que morei cerca de 13 anos na própria, e depois da minha saída, em 2019, aluguei a habitação até à data de hoje. A minha ex-inquilina dirigiu-se às instalações da empresa mencionada em Torres Novas no passado mês de Setembro para dar baixa do contador, e uma equipa de técnicos dirigiu-se à habitação e retirou o contador. Ora, aquando da entrada da minha nova inquilina no passado mês de Novembro, foi-lhe dito que não era possível fazer a ligação da água, uma vez que "o contador não cumpria as normas, e que a senhoria teria de contactar um canalizador, e esse sim saberia o que fazer", palavras do Sr. Mourão. Assim fiz, solicitei a presença de um canalizador no passado dia 27 Novembro, o qual me informou de que a única coisa que teria de colocar seriam os extensíveis, e que tudo restante se mantem. No dia seguinte (28 Novembro) dirigi-me inicialmente à minha habitação, para tirar fotografias do contador e de seguida dirigi-me ás instalações em Torres Novas e falei com a D. Fátima a explicar a situação. Solicitei a presença do Sr. Mourão na habitação para me explicar de facto o que era necessário, pois apenas tinha falado com a minha inquilina e com o canalizador, sem nunca ter falado com o vosso técnico. A D. Fátima solicitou-me para enviar estas fotografias para o seu email, o qual foi enviado (fatima.ramos@aguasdoribatejo.com) e pediu-me para ir falar com o Sr. Mourão ao Vale para esclarecer a situação. Depois de muito se falar e ter dito que estava a colocar o trabalho do colega em causa (pois o canalizador que contactei também ele é colaborador das Águas do Ribatejo, mas não das instalações de Torres Novas) e tentar chegar a um consenso, o Sr. Mourão disse-me que até poderia ligar a água com o contador como se encontra, mas apenas com ordem superior. As indicações que Sr. Mourão me deu foi que tenho de trocar a caixa do contador, pois a que se encontra na habitação é de 50 cm de largura, e a nova terá de ter 60 cm, um kit de 15mm (3/4) e um tubo de entrada de água pela base. Que poderia ligar a água temporariamente e que depois de a ligar que eu teria 30 dias para substituir a caixa e colocar o tubo pela base. E que para agora apenas seria necessário o kit de 15mm. Dia 30 fui comprar o kit e deixei no interior do contador, conforme combinado com o vosso técnico, e conforme fotografia em anexo, identificada como "Kit 15". Ficou acordado, nas vossas instalações em TN com a D. Fátima presente, que dia 30 já não era possível dirigir-se à habitação e fazer a ligação (estava num outro local com um trabalho pendente e ainda ia demorar), mas ficou marcado para 2ªf, dia 02/12 pelas 9h. Ora tal não aconteceu, pois a minha inquilina ligou e pelas 16h15 a informar-me que ainda não tinha água em casa. Liguei de imediato para o Sr. Mourão, o qual não atendeu, e de seguida liguei para a D. Fátima a questionar a razão pela qual o Sr. Mourão não tinha ido colocar água na habitação, conforme falado na 6ªf. Disse-me que não tinha conhecimento de nada, que pensava que a situação estava resolvida, e que ia ligar ao Diretor. Que me ligaria mais tarde. Assim fez e passado 1h informou-me para estar descansada que hoje pelas 9h a ligação da água iria ser realizada. Vou aguardar, pois o meu horário de saída da minha entidade patronal é pelas 14h e irei dirigir-me à habitação para confirmar se há ou não finalmente água. Resumindo toda esta situação, as Águas do Ribatejo diz que tenho de colocar uma caixa nova com novas entradas e de dimensões maiores e por isso tenho de partir o muro para fazer essa obra. Ora, a ligação ao ramal foi realizada por técnicos da empresa antes da minha saída da habitação, isto é, em 2019. Serve de prova a foto em anexo identificada como "contador e acesso ramal", em que se vê que a tijoleira da casa foi novamente colada (na altura pelo meu ex-marido) e o cimento de acesso ao ramal visivelmente mais novo que o anterior. Nessa altura, a caixa do contador servia, agora já não serve. A caixa está em conformidade com a legislação em vigor à data da alteração do acesso ao ramal, relembro mais uma vez, realizado pelos vossos técnicos. Vocês agora exigem alterações que requer obras a nível de canalização e de pedreiro e que não fazem sentido nenhum. Se os vossos técnicos em 2019 "facilitaram" a alteração do acesso ao ramal (palavras da D. Fátima) eu não tenho de ser agora responsável por esta alteração. Se a caixa se encontrava em conformidade, qual a razão desta mudança agora, só porque a minha ex-inquilina deu baixa do contador? Este modelo de caixa e ligações foram aprovadas e realizadas por vocês e agora vem exigir uma alteração que foi decidida por vocês em data posterior à data em que saí da habitação para deixar tudo em conformidade. Tudo isto faria sentido, SE estivesse a construir uma habitação de raíz.......não é o caso, pois a habitação foi adquirida em 2007, e como mencionado inicialmente nesta reclamação, sempre esteve habitada e com tudo em conformidade. E ainda faço uma última questão, de acordo com o esquema do modelo para caixa do contador, existem 2 partes distintas, uma que é da responsabilidade do proprietário e a outra que é da responsabilidade da Águas do Ribatejo. Ora de salientar de que o que vocês exigem é da vossa responsabilidade, e não da minha.


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